Personagem fundamental na história do Carnaval de Salvador, o cantor e compositor baiano Moraes Moreira é o homenageado da quarta edição do “Baile Concerto da OSBA”, que acontece no próximo dia 5 de março (sábado), às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, com o tema “Todos os Carnavais São de Moraes”. Os ingressos para o Baile Concerto poderão ser adquiridos a partir das 12h desta terça (1º), na bilheteria do Teatro Castro Alves e na plataforma on-line Sympla.
Além do público presente à Concha, o concerto também poderá ser visto ao vivo no canal do YouTube da OSBA (YouTube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia), que fará a transmissão da homenagem. O Baile Concerto terá também outra celebração especial: trata-se do aniversário do Teatro Castro Alves, comemorado no dia 4 de março. Neste ano, o TCA completa 55 anos de inauguração e, é claro, será homenageado pela Orquestra Sinfônica da Bahia, que faz parte do corpo artístico do Teatro.
Datas e convidados especiais
A apresentação celebra os 75 anos de nascimento de Moraes Moreira, que infelizmente faleceu em 2020 e completaria a marca em 8 de julho de 2022, e também os 50 anos do disco “Acabou Chorare” (1972), dos Novos Baianos, banda da qual o homenageado fez parte no início de sua carreira. Obra-prima deste antológico grupo da música brasileira, “Acabou Chorare” é considerado por muitos especialistas como um dos mais importantes álbuns da MPB, tendo sido escolhido em 2007 pela edição nacional da revista Rolling Stone como o maior disco brasileiro de todos os tempos.
Para este momento especial, a Orquestra Sinfônica da Bahia convidou três artistas baianos para celebrar a obra do primeiro cantor de trio elétrico: o guitarrista Armandinho Macêdo, com quem Moraes fez história no carnaval de Salvador em cima do trio Armandinho, Dodô e Osmar; o cantor Paulinho Boca de Cantor, parceiro de Moraes nos Novos Baianos; além da cantora Josyara, que vem se afirmando nacionalmente como um dos novos talentos da música nacional com o elogiado disco “Mansa Fúria” (2018). O concerto terá ainda regência do maestro Carlos Prazeres, direção cênica de Gil Vicente Tavares e solos do violinista Mário Soares.
Clássico e popular juntos
Para o regente titular e diretor artístico da OSBA, Carlos Prazeres, é fundamental que uma Orquestra, por mais que abarque na grande totalidade apresentações voltadas para a música de concerto, também dialogue com a música popular. Neste contexto, completa Prazeres, é natural que a Orquestra Sinfônica da Bahia crie o Baile Concerto e que a primeira edição após o falecimento de Moraes Moreira seja dedicada à vida e à obra deste artista tão importante.
“A música clássica pode e deve dialogar com a música popular. E não tem como estar na Bahia como um organismo sinfônico, neste momento especial em que a OSBA comemora seus 40 anos em 2022, sem a gente homenagear este que é um dos grandes ícones da cultura baiana e da música popular brasileira. Ele nos deixou precocemente, mas estamos muito honrados em contar com convidados especiais para prestarmos essa linda homenagem”, declara Carlos Prazeres.
Pingback: ObjetivaCast WebRadio - Baile concerto da Osba homenageia Moraes Moreira e 50 anos do álbum “Acabou Chorare” – bahiasocialvip.com.br