Aquele pretinho básico pode estar com os dias contados no seu armário. Apesar de combinar com tudo, o preto, por exemplo, pode não harmonizar com você – como foi o meu caso, no qual o branco também não me favorece. Para harmonizar perfeitamente as cores, nada melhor do que recorrer à análise de coloração pessoal. “Conhecer as cores que melhor harmonizam com você otimiza o seu dia a dia e destaca a sua imagem”, explica o consultor de imagem e produtor de moda Alê Reis, que abandonou a gerência de um banco para entrar de vez no mundo da moda.
Primeiro, esse é apenas um dos serviços de consultoria de imagem, que ainda inclui análise diretiva facial, análise de estilo, personal shopper e o closet inteligente. Porém, esse teste já gera uma mudança grande na forma como você vai se vestir. Importante: não importa o gênero. Tanto homens quanto mulheres tem recorrido ao teste. “Os homens têm vindo muito me procurar e eles são mais fáceis do que as mulheres, eles obedecem mais”, brinca.
“A análise é útil para qualquer pessoa que tenha uma necessidade de se conhecer imageticamente melhor. Independente da área que atua”, explica. Ele é procurado por pessoas das mais variadas áreas de atuação, desde educadores físicos e professores até médicos e políticos. Todos procuram a análise de coloração pessoal de Alê. E o processo não é fácil. Algumas cores que a gente até gosta, pode simplesmente nos desfavorecer – olha o caso do preto que falei lá em cima, que, no processo, Alê disse para eu não usar.
Antes de começar, Alê conversa com os clientes e dedica todo um turno para o processo, que chegou mais recentemente ao Brasil, mas já é amplamente utilizado nos Estados Unidos há quase 20 anos. “Antes de se vestirem bem, os clientes têm que saber quem são eles. A gente não pode vender cabides humanos. Não é só um trabalho de moda, é de autoconhecimento”, afirma. Para isso, ele utiliza conversas, brincadeiras, cartões dos mais variados tipos com perguntas de autoconhecimento e autoajuda. Alê é um verdadeiro terapeuta de estilo.
A análise
Após Alê conversar com o cliente, começa a análise. De frente para o espelho, vestimos uma capa cinza e uma espécie de fita preta no pescoço. O consultor de moda então faz a análise para saber qual melhor temperatura combina com sua pele: quente, neutra ou fria.
Depois, se cores mais brilhantes ou foscas combinam com o cliente. E coloca tecidos embaixo do rosto, sempre falando o que valoriza (ou não!). Depois, utiliza as paletas de cores, que são primavera, verão, outono e inverno – e subdivisões que incluem suave, brilhante, frio etc. É incrível como, de frente para o espelho, e com Alê ao lado, conseguimos perceber as cores que ressaltam nossos olhos, nossos lábios e a nossa imagem. Sempre com comentários bem-humorados e certeiros de Alê. Ao final, recebemos um bloco com a nossa paleta de cores – o meu foi Outono Suave – e algumas combinações entre elas.

A análise ainda conta com um dossiê no qual ele envia todos os dados de combinações de roupa, cabelos – não apenas cortes, mas colorações que também ressaltam o cliente -, estilos de bolsas, acessórios, óculos – mostrando não só a cor, mas a armação que melhor se enquadra ao rosto do cliente. Alguns dossiês chegam a ter mais de 100 páginas, dependendo dos serviços que estejam inclusos.
Ah, importante ressaltar que Alê é claro ao dizer que: “nada é proibido”. Mas, convenhamos, queremos chegar com estilo aos lugares e, após a análise de coloração pessoal, tenho certeza que sua vida para escolher roupas será bem mais fácil.
