Viagem

Vivalá vai expandir seu modelo de turismo sustentável para todo o Brasil até 2023

Foto | Divulgação

Quem está planejando viver uma viagem com propósito deve entender o que é o turismo sustentável. Completando 6 anos de existência, a Vivalá segue realizando seu plano de expansão que prevê atuação em todos os estados do Brasil até 2023. A organização trabalha com o turismo sustentável através de expedições em unidades de conservação, com turismo de base comunitária em conjunto com comunidades indígenas, ribeirinhas, quilombolas e sertanejas, e em programas com ou sem voluntariado em suas viagens.

Desta forma, a Vivalá cria experiências únicas e extremamente autênticas, incentiva a imersão em áreas naturais e a mensagem de proteção ambiental, fortalece as economias locais com emprego e renda dignas, além de ajudar no desenvolvimento social em seus programas de voluntariado. Nos próximos dois anos o objetivo é injetar R$ 1,618 milhão nessas comunidades. 

A expansão prevê ainda uma média de mais de mil viajantes por ano em expedições de turismo de base comunitária ou volunturismo, aquela que junta a vivência da viagem e voluntariado local. Até novembro de 2021, a Vivalá já atua em 7 estados, nas regiões do Norte, Nordeste e Centro-Oeste brasileiro, ou nos biomas Amazônico, Caatinga e Cerrado. Suas vivências são na Amazônia Rio Negro (AM), Amazônia Rio Tapajós (PA), Amazônia Aldeia Shanenawá (AC), Geoparque Seridó (RN), Sertão Veredas (MG), Chapada da Diamantina (BA) e Chapada dos Veadeiros (GO).

No próximo ano a Vivalá segue seu plano de expansão sempre com seu modelo em unidades de conservação e com turismo de base comunitária. “Nosso objetivo é consolidar o turismo sustentável no Brasil, aproximando as pessoas da vivência com a natureza pura em unidades de conservação, criando um grande intercâmbio cultural com as comunidades locais, e fortalecendo essas comunidades com capacitação, emprego digno e preservação ambiental.”, explica Daniel Cabrera, cofundador e diretor executivo da Vivalá. 

Com vagas de expedições esgotadas até janeiro, a Vivalá lançou 50 novas vivências entre o Carnaval e o fim do ano de 2022.  No final do próximo ano, a Vivalá planeja já estar atuando em 16 estados e, até o fim de 2023, ter Expedições em todos os 27 estados do Brasil.

Meta é aumentar impacto socioambiental nas comunidades

O turismo sustentável faz muito bem para quem viaja, para as comunidades que recebem e para o planeta. Os viajantes vivenciam uma integração única com a natureza e povos tradicionais, furando suas bolhas e expandindo sua consciência. As comunidades também trocam muito conhecimento, além de gerarem na maioria das vezes a renda mais relevante de suas atividades através do turismo, já o planeta, é compensado através da preservação de matas nativas, equalização de carbono e educação ambiental. 

“As Expedições de Turismo de Base Comunitária atendem a uma demanda tanto das comunidades quanto dos viajantes, para uma experiência extremamente intensa e profunda.”, complementa o cofundador da Vivalá. 

Com isso, a Vivalá irá gerar ainda mais transferência de renda, injeção financeira diretamente nas comunidades, preservação e valorização da cultura e dos saberes tradicionais, combate ao preconceito e quebra dos estereótipos de comunidades e povos tradicionais. A empresa social já vem trabalhando com parcerias com diversas instituições para o aumento do impacto socioambiental, incluindo Fundação Grupo Boticário, Idesam Amaz, Ambev, Parceiros pela Amazônia (PPA), além do programa global da Yunus e Youth.

“Os viajantes Vivalá querem mais do que simplesmente uma viagem divertida; querem viver uma experiência realmente autêntica, única. Ter a certeza de que, ao viajar, estarão contribuindo para a preservação da natureza e apoiando as comunidades brasileiras. Por isso, estamos trabalhando em parceria com grandes instituições e profissionais muito competentes para ampliar e acelerar os impactos positivos do nosso turismo sustentável no Brasil”, comenta Cabrera.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Cinema

Longa estreia nesta quinta-feira

Música

Apresentação será na Concha Acústica, em novembro

Moda

Desde 2013, a IWC Schaffhausen é “Parceria Oficial de Engenheria” da equipe Mercedes-AMG PETRONAS mais de 10 anos que a marca de alta relojoaria...

Música

Show acontece na sexta-feira

Gastronomia

Chefs criarão menu de entradinhas para noite especial no Rio Vermelho

Gastronomia

Novo empreendimento conta com menus assinados por grandes nomes da gastronomia nacional, com Fabi Agostini, Diego Lozano, Ian Spampatti e Márcio Silva

Moda

Marca apresenta coleção especialmente para viagens rumo às altas temperaturas

Copyright © 2024 Bahia Social Vip por Bruno Porciuncula

Sair da versão mobile