Saúde

Verão pede cuidados redobrados com as pernas para evitar varizes

Com a aproximação das festas de fim de ano, período de férias e a chegada do verão, as temperaturas aumentam e alguns sintomas circulatórios se intensificam, principalmente o inchaço e sensação de cansaço nas pernas. Isso é observado principalmente naqueles portadores de varizes e ainda nos que trabalham muito tempo sentados ou em pé na mesma posição, além de quem passa por uma viagem longa, seja ela de avião, carro ou ônibus. Como esse é o período dos shorts curtos, roupas de banho, saias e vestidos – quando todos expõem mais as pernas – muita gente procura tratar as varizes nessa época para aproveitar o verão.

“As varizes são um sinal de problemas na circulação venosa. No Verão, as altas temperaturas promovem a dilatação desses vasos e pioram a condição, causando dores, inchaços e desconforto. Por isso, tanto as pessoas que têm a doença quanto aquelas que têm predisposição devem levantar o alerta, afinal, as varizes não são apenas um problema estético”, explica a angiologista e cirurgiã vascular da Clínica Sanjuan, Maria Clara Sanjuan.

Os sintomas da insuficiência venosa podem ser leves inicialmente, como a sensação de peso nas pernas, ou até mesmo não haver sintoma algum. Por isso, muitas pessoas demoram anos pra descobrir ou para tratar de maneira adequada, o que causa uma progressão da doença. “O problema costuma incomodar somente quando as veias começam a ficar muito aparentes e afetar o bem-estar e autoestima da pessoa”,  explica a angiologista.

Férias

O verão também é a época das viagens de férias. As mais demoradas, principalmente de avião, podem comprometer a circulação por conta da pressurização no ambiente da aeronave, desidratação e posição sentada por longos períodos. Por isso, os portadores de varizes ou pacientes com história prévia ou predisposição à trombose devem tomar ainda mais cuidado. É necessário procurar um angiologista antes da viagem para receber todas as orientações e avaliar a saúde. Pessoas com história pessoal ou familiar de trombose,  sedentárias ou obesas, por exemplo, também estão mais suscetíveis

Veja abaixo algumas dicas para evitar prevenir as trombose durante uma viagem prolongada:

– Movimente-se sempre que possível. Faça uma breve caminhada pelos corredores do avião ou do ônibus para garantir que o sangue circule adequadamente. Se viajar de carro, faça paradas para caminhar e alongar o corpo.

– Use roupas confortáveis e não muito justas que possam comprometer a circulação.

– Hidrate-se. A desidratação favorece a formação de coágulos. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas.

– Aposte em meias de compressão (sob orientação médica). Elas contribuem para uma melhor circulação evitando trombos e inchaços nas pernas.

– Mantenha a sua visita regular com o angiologista, siga as dicas e boas férias!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Cinema

Longa estreia nesta quinta-feira

Música

Apresentação será na Concha Acústica, em novembro

Moda

Desde 2013, a IWC Schaffhausen é “Parceria Oficial de Engenheria” da equipe Mercedes-AMG PETRONAS mais de 10 anos que a marca de alta relojoaria...

Música

Show acontece na sexta-feira

Gastronomia

Chefs criarão menu de entradinhas para noite especial no Rio Vermelho

Gastronomia

Novo empreendimento conta com menus assinados por grandes nomes da gastronomia nacional, com Fabi Agostini, Diego Lozano, Ian Spampatti e Márcio Silva

Moda

Marca apresenta coleção especialmente para viagens rumo às altas temperaturas

Copyright © 2024 Bahia Social Vip por Bruno Porciuncula

Sair da versão mobile