Com quase 70 anos de vida, 15 lojas na Itália e outras 11 espalhadas pelo mundo em cidades como Nova York, Paris, Moscou e Dubai, a Fratelli Rossetti desembarca agora em São Paulo com seu mais novo ponto de venda no Shops Jardins, em São Paulo.
Fundada em 1953 por Renzo Rossetti em Parabiago, nos arredores de Milão, a marca ficou mundialmente conhecida pela qualidade de seus sapatos, construídos à mão e feitos em couro italiano. O negócio atualmente é capitaneado pelos filhos do fundador, os irmãos Luca (CEO da companhia), Diego (responsável por novos negócios) e Dario (guardião da meticulosa produção e da imagem da marca).
Prestigiada especialmente entre iniciados no universo dos acessórios, a Fratelli cravou algumas pequenas inovações na indústria de calçados, unindo conforto, funcionalidade e estética, renovando shapes clássicos com toques de tendências sazonais.
Seu modelo mais icônico é o mocassim Brera, inspirado na região milanesa frequentada por artistas e boêmios. Lançado em 1968, trazia um elemento decorativo inédito à época: as borlas, aquele “cachinho” de couro na parte frontal dos sapatos. Foi hit instantâneo e lançou um padrão que segue revisitado até hoje.
Outro clássico da grife é o modelo Yatch, do final dos anos 60, época em que o guarda-roupa masculino passava a ser mais casual, com os coletes dos ternos sendo abandonados, por exemplo. O pulo do gato aqui fazer o revestimento interno do modelo em tecido, permitindo mais conforto para seu uso sem meias.
Nos anos 70, a marca inaugurou sua primeira loja em Veneza e estabeleceu parcerias com alguns dos mais renomados criadores da moda, entre eles Giorgio Armani, Valentino e Pierre Cardin.
Com um nome consolidado no mercado, a Fratelli segue se reinventando e acompanhando os desejos de sua clientela. Além de sneakers sofisticados, com elegantes combinações de cores e diferentes tipos de couro, emplacou hits como o modelo Hobo, um calçado mais esportivo, em camurça resistente à água e sem cadarços, e lançou também uma linha de produtos femininos.
Fotos: Divulgação/Instagram @fratellirossetti