Após reunir pela primeira vez a formação completa da orquestra após um ano e meio na Live Concerto de Aniversário em 30 de setembro, a Orquestra Sinfônica da Bahia se reúne novamente no palco da Sala Principal do Teatro Castro Alves, em outubro, com o CineConcerto, projeto consagrado da OSBA que existe desde 2013 e tem como objetivo ampliar o público da música de concerto ao mostrar aos fãs de cinema e séries que a música sinfônica está bem próxima da ficção audiovisual a partir da trilha sonora desses produtos. A live CineConcerto acontece no dia 12 de outubro, às 18h, com transmissão ao vivo diretamente da Sala Principal do Teatro Castro Alves para o canal da OSBA no Youtube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia).
Com regência do maestro Carlos Prazeres e participação dos solistas Juliana Franco (soprano) e Marcelo Coutinho (barítono), o programa traz grandes clássicos das composições para cinema, como o tema do compositor italiano Ennio Morricone para o western Três homens em conflito (1966), assim como temas mais voltados para a cultura pop, como os temas do compositor estadunidense John Williams para os filmes Star Wars e Harry Potter. Tanto os músicos quanto o maestro tocam fantasiados, reforçando o aspecto lúdico do concerto.
Programa
O repertório do CineConcerto tem como objetivo transitar por diversos estilos de composição orquestral para cinema, com filmes de diversas épocas e gêneros. Sendo assim, o programa do concerto deste ano é dividido em quatro sessões. A primeira sessão é uma Homenagem a Ennio Morricone, compositor falecido em 2020. De sua autoria, serão interpretados o tema “The Good, The Bad and The Ugly”, do filme homônimo que no Brasil se chama Três homens em conflito (1966) e o “Theme D’amour”, do filme italiano Cinema Paradiso (1988). Na segunda parte, a Sessão Cult, com músicas que compõe a trilha sonora do filme brasileiro O auto da compadecida (2000) e do filme francês O fabuloso destino de Amélie Poulain (2001). Em seguida, a Sessão Geek, com temas do filme Os Vingadores, da franquia Marvel e das sagas Star Wars e Harry Potter.
A terceira sessão é uma homenagem ao Dia das Crianças, celebrando as crianças de todas as idades e traz algumas músicas da trilha do filme Os Saltimbancos Trapalhões, como “História de uma gata”, “Hollywood” e “Piruetas”, composições de Chico Buarque, adaptadas das canções italianas da peça “Os Saltimbancos” e que marcaram várias gerações.Para encerrar a noite em clima de reencontro da orquestra e celebrando o futuro reencontro com o público, a OSBA interpreta a sua “Ópera da Vacina”, uma paródia feita pelo maestro Carlos Prazeres para o “Dueto Papageno e Papagena”, da Ópera “A Flauta Mágica”, de Mozart.