Já se foi o tempo em que papéis de parede eram considerados bregas. Hoje em dia, podem ser encontrados em apartamentos luxuosos de todo o Brasil, pois, além de dar uma repaginada na parede, é de fácil aplicação.
“Os papeis de parede podem ser aplicados, sem transtornos, sobre paredes, azulejos e outros matérias sem precisar quebrar nada”, explica a arquiteta Iala Santana. “Tenho clientes que a cada estação renovam a decoração de casa e eles recorrem muito aos papéis de parede pela facilidade e por dar um ar original para seus ambientes, mostrando a personalidade de quem usa aquele espaço”, afirma.
Os papéis de parede podem ser usados em qualquer ambiente: quarto, sala de estar, banheiro, cozinha, escritório, sala de jantar e hall de entrada, sempre deixando o espaço mais destacado, com suas opções de cores e estilos.
É possível levar um ar de art nouveau ou art déco, há ainda o tema marítimo, escandinavo, oriental, rústico, florido e industrial. Também é possível escolher dentre diversos materiais do papel de parede: natural, tecido, metálico, flocado, efeito amassado, vinílico e muito mais. Ou, seja, há toda uma gama de opções para mudar o ambiente da casa.
“Podemos variar sempre, pois na decoração não existe moda, existe é a gente se sentir bem. Então vale colocar o quarto da criança com um tema, a parede de nossa sala com outro tema. Os papéis de parede definem bem cada ambiente da casa”, diz Iala Santana.
Vintage em alta
Como os móveis retrôs e decoração vintage estão sob os holofotes atualmente, o papel de parede vintage pode servir para dar uma ambientação mais fascinante ainda para um espaço da casa. “O ambiente retrô dá um toque ainda mais especial para nossa casa. E é isso que dá graça à decoração: essa variedade”, destaca Iala.
Há opções de papéis de parede retrôs que remetem aos anos 70, com suas cores chamativas ao estilo Woodstock. “Há muitos móveis e utensílios retrôs modernos à venda que casam muito bem com esse tipo de papel de parede”, afirma a arquiteta.
Uma dica que ela dá é colocar um ambiente setentista com um frigobar retrô, uma vitrola e um papel de parede com cores mais puxadas para tons de marrom. “É um lugar especial para receber amigos e familiares para bons momentos ouvindo músicas e conversando, ainda mais para esse retorno da vida normal após a pandemia”, sugere Iala.
Limpeza e durabilidade
Manter as paredes com tinta limpas é trabalhoso, ainda mais em casa onde tem crianças. Com os papéis de parede, a limpeza é bem mais fácil. Basta limpar com um pano macio, com detergente neutro e movimentos leves.
A duração de um papel de parede chega a ser de mais de 8 anos, dependendo do material pode chegar a 20 anos. Bastando fazer a limpeza constante e cuidando do material.
“Mas claro que, devido a facilidade de aplicação, é possível mudar sempre que a pessoa quiser renovar o ambiente, como quando uma criança começa a crescer, a parede de seu quarto vai refletir essa transformação de personalidade, por exemplo”, afirma a arquiteta.
Jorge da Silva Rodriguez
28 de setembro de 2021 at 20:33
Gostaria de colocar papel de parede no meu quarto de casal, pois ele está muito pesado e quereriamos algo mais leve…