<

&sol;amp-auto-ads>&NewLine;<&excl;-- Fim do código para AMP do Google Adsense adicionado pelo Site Kit -->&NewLine;

Emanoel Araujo&comma; nascido em Santo Amaro da Purificação&comma; produz uma obra fundamental para o entendimento ampliado e renovado sobre a arte afro-brasileira&period; Representado no Brasil pela galeria Simões de Assis&comma; […]">

Obras do baiano Emanoel Araujo figuram em campanha da Tiffany & Co. estrelada por Beyoncé e Jay-Z

Cultura

Obras do baiano Emanoel Araujo figuram em campanha da Tiffany & Co. estrelada por Beyoncé e Jay-Z

Emanoel Araujo, nascido em Santo Amaro da Purificação, produz uma obra fundamental para o entendimento ampliado e renovado sobre a arte afro-brasileira. Representado no Brasil pela galeria Simões de Assis, é influente em muitos aspectos. Além de artista, Araujo também teve grande impacto passando por diversas instituições, como a Pinacoteca de São Paulo e, principalmente, como fundador do Museu Afro Brasil – a primeira instituição dedicada à produção de artistas afro-brasileiros e africanos no país, abordando temas como: a religião, o trabalho, a arte e a escravidão, entre outros.

Assim, Araujo é um nome essencial à história da arte e à arte contemporânea brasileira. Em 2021, inclusive, a Simões de Assis organizou duas grandes mostras do artista: a primeira em São Paulo, dedicada à série “Orixás”, em diálogo com obras de Rubem Valentim; e outra em Curitiba, dedicada à sua vasta produção de Relevos Geométricos, marca de sua produção nos últimos 40 anos

Agora ganhando terreno internacional, Emanoel Araujo, tem duas obras que figuram na nova campanha da Tiffany & Co. Gravada na Orum House, em Los Angeles, o filme é uma celebração ao amor moderno que tem, como protagonista, o casal Beyoncé e Jay-Z. Foram escolhidas, para figurar o cenário da campanha, uma obra do artista estadunidense Jean-Michel Basquiat (1960 – 1988) e duas obras de Araujo: Biombo (2018), escultura em Pau Marfim e ipê roxo, e o totem branco Oxalá (2007), escultura em madeira e tinta automotiva. A escolha do artista que desponta nas principais instituições culturais do mundo para compor o cenário do vídeo é resultado de um empenho na internacionalização de seu trabalho, com a sua inclusão em coleções como o LACMA e o Hammer Museum, entre outros museus americanos.

A campanha da Tiffany & Co., disponível no You Tube , foi dirigida por Emannuel Adjei um aclamado diretor de cinema, escritor e artista visual negro, e apresenta uma interpretação da música Moon River, popularizada pelo filme Bonequinha de Luxo, de 1961. O emblemático diamante Tiffany usado por Beyoncé nas peças publicitárias já foi usado também por celebridades como Audrey Hepburn (a protagonista do já citado Bonequinha de Luxo) e Lady Gaga.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Música

Será a primeira vez da banda na Bahia

Viagem

A LATAM Airlines Brasil está no centro de uma nova controvérsia após implementar uma política que restringe o acesso ao banheiro frontal de suas...

Música

A Concha Acústica viveu uma noite inesquecível neste domingo &lpar;23&rpar;&period; Com ingressos esgotados&comma; Os Paralamas do Sucesso levaram à capital baiana o espetáculo &OpenCurlyDoubleQuote;Paralamas...

Música

No dia 1º de fevereiro&comma; às 15h&comma; Saulo Fernandes comanda mais uma edição do projeto Saulo Som Sol&comma; que vai acontecer pela primeira vez...

Gastronomia

O Santuário do Senhor do Bonfim&comma; um dos mais importantes símbolos religiosos e culturais do Brasil&comma; acaba de lançar dois vinhos exclusivos que serão...

Gente

Documentário sobre a trajetória do fundador da Perini destaca o talento do galego de fazer amigos

Música

O cantor e compositor Alexandre Peixe promete deixar os festejos de Natal ainda mais especiais em Salvador&period; O artista vai comandar&comma; um ano&comma; a...

Gente

Categoria do ranking francês premia os chefs mais promissores de 2026

Copyright © 2024 Bahia Social Vip por Bruno Porciuncula

Sair da versão mobile