Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Cultura

Obras do baiano Emanoel Araujo figuram em campanha da Tiffany & Co. estrelada por Beyoncé e Jay-Z

Emanoel Araujo, nascido em Santo Amaro da Purificação, produz uma obra fundamental para o entendimento ampliado e renovado sobre a arte afro-brasileira. Representado no Brasil pela galeria Simões de Assis, é influente em muitos aspectos. Além de artista, Araujo também teve grande impacto passando por diversas instituições, como a Pinacoteca de São Paulo e, principalmente, como fundador do Museu Afro Brasil – a primeira instituição dedicada à produção de artistas afro-brasileiros e africanos no país, abordando temas como: a religião, o trabalho, a arte e a escravidão, entre outros.

Assim, Araujo é um nome essencial à história da arte e à arte contemporânea brasileira. Em 2021, inclusive, a Simões de Assis organizou duas grandes mostras do artista: a primeira em São Paulo, dedicada à série “Orixás”, em diálogo com obras de Rubem Valentim; e outra em Curitiba, dedicada à sua vasta produção de Relevos Geométricos, marca de sua produção nos últimos 40 anos

Agora ganhando terreno internacional, Emanoel Araujo, tem duas obras que figuram na nova campanha da Tiffany & Co. Gravada na Orum House, em Los Angeles, o filme é uma celebração ao amor moderno que tem, como protagonista, o casal Beyoncé e Jay-Z. Foram escolhidas, para figurar o cenário da campanha, uma obra do artista estadunidense Jean-Michel Basquiat (1960 – 1988) e duas obras de Araujo: Biombo (2018), escultura em Pau Marfim e ipê roxo, e o totem branco Oxalá (2007), escultura em madeira e tinta automotiva. A escolha do artista que desponta nas principais instituições culturais do mundo para compor o cenário do vídeo é resultado de um empenho na internacionalização de seu trabalho, com a sua inclusão em coleções como o LACMA e o Hammer Museum, entre outros museus americanos.

A campanha da Tiffany & Co., disponível no You Tube , foi dirigida por Emannuel Adjei um aclamado diretor de cinema, escritor e artista visual negro, e apresenta uma interpretação da música Moon River, popularizada pelo filme Bonequinha de Luxo, de 1961. O emblemático diamante Tiffany usado por Beyoncé nas peças publicitárias já foi usado também por celebridades como Audrey Hepburn (a protagonista do já citado Bonequinha de Luxo) e Lady Gaga.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Cinema

O cinema está acostumado a mostrar valentões que têm a mulher assassinada e partem para a ação para se vingar. E o que aconteceria...

Música

O cantor e compositor Fagner retorna a Salvador com um show especial que celebra cinco décadas de carreira. A apresentação será domingo, 31 de...

Gente

Carlinhos Brown embarca para os Estados Unidos esta semana para participar como palestrante da Brazil Conference 2025, evento anual realizado desde 2015 pela comunidade...

Música

No ano em que Elis Regina completaria 80 anos, a atriz e cantora Laila Garin faz uma emocionante homenagem a uma das maiores intérpretes da música...

Negócios

Empreendimento está no "coração" de Imbassaí, cortado pelo rio e pelo mar, onde história e natureza se encontram

Gastronomia

O Taste Festivals é um evento internacional que acontece em Londres, Dublin, Paris, Milão, Roma, Amsterdã, Atenas, Istambul, Dubai, Abu Dhabi, Riade, África do...

Música

Ingressos já estão à venda para espetáculo musical

Gente

A agência baiana Fonte Criativa conquistou o Prêmio ABRADI 2025, uma das mais importantes premiações do setor de inovação digital no Brasil, na categoria...