Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Cultura

Obras do baiano Emanoel Araujo figuram em campanha da Tiffany & Co. estrelada por Beyoncé e Jay-Z

Emanoel Araujo, nascido em Santo Amaro da Purificação, produz uma obra fundamental para o entendimento ampliado e renovado sobre a arte afro-brasileira. Representado no Brasil pela galeria Simões de Assis, é influente em muitos aspectos. Além de artista, Araujo também teve grande impacto passando por diversas instituições, como a Pinacoteca de São Paulo e, principalmente, como fundador do Museu Afro Brasil – a primeira instituição dedicada à produção de artistas afro-brasileiros e africanos no país, abordando temas como: a religião, o trabalho, a arte e a escravidão, entre outros.

Assim, Araujo é um nome essencial à história da arte e à arte contemporânea brasileira. Em 2021, inclusive, a Simões de Assis organizou duas grandes mostras do artista: a primeira em São Paulo, dedicada à série “Orixás”, em diálogo com obras de Rubem Valentim; e outra em Curitiba, dedicada à sua vasta produção de Relevos Geométricos, marca de sua produção nos últimos 40 anos

Agora ganhando terreno internacional, Emanoel Araujo, tem duas obras que figuram na nova campanha da Tiffany & Co. Gravada na Orum House, em Los Angeles, o filme é uma celebração ao amor moderno que tem, como protagonista, o casal Beyoncé e Jay-Z. Foram escolhidas, para figurar o cenário da campanha, uma obra do artista estadunidense Jean-Michel Basquiat (1960 – 1988) e duas obras de Araujo: Biombo (2018), escultura em Pau Marfim e ipê roxo, e o totem branco Oxalá (2007), escultura em madeira e tinta automotiva. A escolha do artista que desponta nas principais instituições culturais do mundo para compor o cenário do vídeo é resultado de um empenho na internacionalização de seu trabalho, com a sua inclusão em coleções como o LACMA e o Hammer Museum, entre outros museus americanos.

A campanha da Tiffany & Co., disponível no You Tube , foi dirigida por Emannuel Adjei um aclamado diretor de cinema, escritor e artista visual negro, e apresenta uma interpretação da música Moon River, popularizada pelo filme Bonequinha de Luxo, de 1961. O emblemático diamante Tiffany usado por Beyoncé nas peças publicitárias já foi usado também por celebridades como Audrey Hepburn (a protagonista do já citado Bonequinha de Luxo) e Lady Gaga.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Música

Megaturnê foi cancelada, mas cantora vai se apresentar em Salvador

Gastronomia

O Mistura já está preparado para participar do Tempero Bahia 2024 em suas duas unidades, na Avenida Contorno e no Farol de Itapuã. Os...

Gastronomia

Toda cozinha guarda seus segredos. Seja no livro de receitas, na dica de cocção de um alimento ou na quantidade de sal. Mais que...

Moda

A New Balance anuncia o lançamento global do Action Bronson 1906R Medusa (R$ 1.399,99), disponível no Brasil a partir de 3 de setembro. O...

Cinema

Lançado em 2008, Estômago foi conquistando o público e virou um grande sucesso de público e crítica. Muito por conta da dupla Marcos Jorge,...

Música

Line up está completo e ingressos já estão à venda

Beleza

A Balmain, sob a direção de Olivier Rousteing, lança a coleção de fragrâncias “Les Eternels de Balmain”, marcando seu retorno ao mercado de perfumes....

Música

O show do cantor Samuel Rosa que aconteceria na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA) foi cancelado. A apresentação do ex-vocalista da banda...