Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Cultura

Obras do baiano Emanoel Araujo figuram em campanha da Tiffany & Co. estrelada por Beyoncé e Jay-Z

Emanoel Araujo, nascido em Santo Amaro da Purificação, produz uma obra fundamental para o entendimento ampliado e renovado sobre a arte afro-brasileira. Representado no Brasil pela galeria Simões de Assis, é influente em muitos aspectos. Além de artista, Araujo também teve grande impacto passando por diversas instituições, como a Pinacoteca de São Paulo e, principalmente, como fundador do Museu Afro Brasil – a primeira instituição dedicada à produção de artistas afro-brasileiros e africanos no país, abordando temas como: a religião, o trabalho, a arte e a escravidão, entre outros.

Assim, Araujo é um nome essencial à história da arte e à arte contemporânea brasileira. Em 2021, inclusive, a Simões de Assis organizou duas grandes mostras do artista: a primeira em São Paulo, dedicada à série “Orixás”, em diálogo com obras de Rubem Valentim; e outra em Curitiba, dedicada à sua vasta produção de Relevos Geométricos, marca de sua produção nos últimos 40 anos

Agora ganhando terreno internacional, Emanoel Araujo, tem duas obras que figuram na nova campanha da Tiffany & Co. Gravada na Orum House, em Los Angeles, o filme é uma celebração ao amor moderno que tem, como protagonista, o casal Beyoncé e Jay-Z. Foram escolhidas, para figurar o cenário da campanha, uma obra do artista estadunidense Jean-Michel Basquiat (1960 – 1988) e duas obras de Araujo: Biombo (2018), escultura em Pau Marfim e ipê roxo, e o totem branco Oxalá (2007), escultura em madeira e tinta automotiva. A escolha do artista que desponta nas principais instituições culturais do mundo para compor o cenário do vídeo é resultado de um empenho na internacionalização de seu trabalho, com a sua inclusão em coleções como o LACMA e o Hammer Museum, entre outros museus americanos.

A campanha da Tiffany & Co., disponível no You Tube , foi dirigida por Emannuel Adjei um aclamado diretor de cinema, escritor e artista visual negro, e apresenta uma interpretação da música Moon River, popularizada pelo filme Bonequinha de Luxo, de 1961. O emblemático diamante Tiffany usado por Beyoncé nas peças publicitárias já foi usado também por celebridades como Audrey Hepburn (a protagonista do já citado Bonequinha de Luxo) e Lady Gaga.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Música

Pelo terceiro ano consecutivo, o Sorriso Maroto viaja o Brasil levando o show “Sorriso Maroto – As Antigas”, só com os sucessos antigos. A banda anunciou recentemente a...

Gastronomia

Marca espanhola celebra ouro para a 1906 Black Coupage e premiações inéditas para a Estrella Galicia 0,0 e a 1906 La Milnueve

Gente

A Casa de Apostas Arena Fonte Nova fará uma ação especial nesta segunda-feira (11) para reverenciar a vida e a carreira do mestre Gilberto...

Gastronomia

Chega a sua 11ª edição o Festival Sabores de Itacaré, um dos maiores e mais importantes eventos essencialmente  gastronômicos da Bahia, que será realizado...

Perfil

Conduzido pelo desejo de transformar, criar valor e impacto, o arquiteto e designer Dudu Logemann leva para sua trajetória criativa os mesmos princípios de...

Gastronomia

Unidades Horto Florestal e Shopping Barra apresentam o “Cuscuz de frutos do mar, com peixe na crosta de castanha e creme bisque”

Cinema

Entre os vários gêneros que o cinema brasileiro tem explorado com regularidade nos últimos anos, o thriller é um dos que menos aparece na nossa cinematografia....