Com a retomada das atividades e o retorno às aulas para os pequenos depois de mais de um ano sem encontros presenciais, muitos pais se depararam com algumas dúvidas para garantir a segurança das crianças na escola.
E nesse novo cenário, a hora do lanche merece uma atenção especial, alerta a pediatra Juliana Cabral de Oliveira. “Na hora do lanche as crianças precisam retirar suas máscaras e por isso, devemos ter um cuidado redobrado para evitar a contaminação. É importante não compartilhar lanche, manter o distanciamento mínimo dos colegas durante a refeição e se alimentar em ambientes com grande ventilação para evitar a contaminação”, destaca a médica.
A principal dica é que os pequenos levem sua própria merenda e que os pais garantam os cuidados básicos de higiene durante o preparo dos alimentos. Juliana explica que é preciso ter muito cuidado em relação à abertura das cantinas por serem locais de aglomeração. “Os funcionários devem utilizar máscaras durante o preparo e o manuseio dos alimentos além de higienizar adequadamente as mãos. O ideal também é escalonar os horários dos lanches das diferentes turmas para evitar aglomerações”.
Além disso, é fundamental que os pais orientem as crianças sobre todos os cuidados necessários, demonstrando a importância da situação. “Deve-se orientar a criança a ficar sentada mantendo o distanciamento dos coleguinhas, não compartilhar nenhum tipo de lanche e utensílios e também alertar para a higienização das mãos antes do lanche com álcool em gel 70%”. Também é indicado que cada aluno leve sua própria garrafa e possa reabastecer nos bebedouros da escola, desde que os mesmos não estejam utilizados diretamente por outras pessoas.