Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Gente

Caminhoneiro baiano constrói império do som e investe US$ 2 milhões em tecnologia

Quando ligava o rádio do caminhão nos longos trajetos que fazia como caminhoneiro, Antonio Moisés não imaginava que, anos depois, ele quem seria o fabricante do equipamento de som que alegrava suas jornadas. A Amvox, empresa de eletroeletrônicos fundada por ele, completa 18 anos e aposta na música para embalar os brasileiros e em produtos direcionados ao lazer. Na contramão da crise, a empresa cresceu 65% na pandemia e investiu US$ 2 milhões em tecnologia para manter o ritmo acelerado.

“O mercado muda e a gente se adapta para acompanhar – e para antever tendências”, diz Antonio Moisés, que dá voz à empresa como conselheiro após ter passado o comando a dois filhos, Guilherme Santos e Antonio Flávio Santos, que o acompanham desde o início da empreitada. Do transporte de materiais de construção ele montou uma empresa de distribuição de cimento e conseguiu abrir lojas desses produtos na próspera região cacaueira da Bahia. Apaixonado pela estrada, trouxe de uma viagem aos Estados Unidos uma motocicleta para desbravar o país, em 1988. Em outras férias, foi a vez de um carro e de algumas encomendas para amigos, cujos pedidos eram constantes e seguiram sucessivamente.

O baiano enxergou, então, a oportunidade de trabalhar com importação e fez parceria com uma empresa americana – de quem foi representante de eletrônicos de 1991 a 2002. No ano seguinte nascia a Amvox, que adquire peças da China, faz a montagem dos eletroeletrônicos no Brasil – na fábrica em Camaçari (BA) -, e distribui em todo o Brasil. “A experiência como trade nos trouxe o aprendizado de que é fundamental selecionar e controlar a qualidade dos produtos. Passamos, então, a ir para China para escolher nossos próprios fornecedores, criteriosamente”, conta Guilherme, diretor comercial da companhia, que aprendeu o básico de mandarim, apesar de se comunicar em inglês nas negociações.

Os parceiros chineses desenvolvem moldes exclusivos para a Amvox, para que sejam únicos, modernos e com design diferenciado. Máquina de datilografar e de fax já fizeram parte do portfólio, assim como os DVDs players, que tinham sido o maior sucesso antes dessa era do áudio. “Em 2015, o som representava 12% e hoje representa 85% do negócio. Antigamente só existiam os players internacionais, então viemos com a proposta de ser nacional e acessível, com produtos bonitos e de qualidade”, diz Guilherme. A linha de eletroportáteis equivale a outros 10% e a de climatizadores a 5% das vendas.

O carro-chefe, hoje, são as caixas amplificadas, líder em volume de transações. “Música é alegria, é esperança e felicidade. Ela marca fases da vida, momentos como as viagens de carro que fazia com meu pai, ao som de grandes artistas”, lembra Antonio Flávio, diretor de marketing. O passado inspira, mas a Amvox está de olho no futuro – e investe em inovação: injetou, em 2021, US$ 2 milhões em tecnologia, em moldes e equipamentos para a linha de produção. A empresa introduziu o Power X (TWS) – que permite a conexão das caixas amplificadas, para deixar o som mais potente – e foi pioneira no uso da bobina dupla Double Coil – que potencializa e melhora a qualidade do som – no Brasil.

Crescimento na pandemia

Durante a pandemia, a Amvox patrocinou mais de 80 lives de artistas para incentivar a cultura e se aproximar dos consumidores, como Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Leo Santana, Diogo Nogueira, Lexa, Dennis DJ, Marcelo Falcão e Bruno & Marrone. “A música aproximou as famílias em um momento em que não podia ter festa e juntar os amigos. E o papel da Amvox é reunir as pessoas e proporcionar alegria e diversão no conforto do lar”, diz Antonio Flávio. Equipamentos de som, climatizadores, churrasqueiras elétricas, air fryers e pipoqueiras elétricas geraram crescimento de 65% da empresa no último ano – e também nos dois anteriores.

A previsão é fechar 2021 com o faturamento de 45 a 50% maior ao do ano passado e contribuir cada vez mais com o lazer do brasileiro. “Tenho muito orgulho em levar alegria às pessoas e em ter passado esse legado aos meus filhos, que embarcaram nessa missão com o mesmo afinco, na mesma sintonia”, vibra o fundador, Antonio Moisés, em uma das costumeiras visitas surpresa à fábrica.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Cinema

Longa estreia nesta quinta-feira

Música

Apresentação será na Concha Acústica, em novembro

Moda

Desde 2013, a IWC Schaffhausen é “Parceria Oficial de Engenheria” da equipe Mercedes-AMG PETRONAS mais de 10 anos que a marca de alta relojoaria...

Gastronomia

Chefs criarão menu de entradinhas para noite especial no Rio Vermelho

Música

Show acontece na sexta-feira

Moda

Marca apresenta coleção especialmente para viagens rumo às altas temperaturas

Gastronomia

Novo empreendimento conta com menus assinados por grandes nomes da gastronomia nacional, com Fabi Agostini, Diego Lozano, Ian Spampatti e Márcio Silva