A prefeitura de Salvador anunciou nesta segunda-feira (19) que autorizou a utilização das piscinas das academias e dos clubes sociais, recreativos e esportivos, exclusivamente para práticas esportivas. Estão liberados também espaços de dança e escolinhas de atividades esportivas na cidade.
Os locais podem funcionar de segunda a domingo, inclusive feriados, com horário livre, observando os limites impostos pelo toque de recolher decretado pelo governo do estado, assim como os protocolos geral e setorial de cada atividade.
No entanto, algumas regras devem ser cumpridas: as aulas na piscina deve durar, no máximo, 50 minuto, com intervalo de 10 minutos entre as aulas, para higienização das escadas, suportes e ambientes. É necessário também limitar o número de pessoas no espaço. Deve ser mantido um distanciamento mínimo de dois metros entre os alunos dentro das piscinas e em todos os momentos em que estiverem sem máscara. Além disso, cada raia poderá ser utilizada por, no máximo, dois alunos simultaneamente.
Fica proibida a disponibilização, empréstimo ou compartilhamento de equipamentos utilizados durante as aulas, como pranchas, macarrão, pullbol, dentre outros. Estes equipamentos só poderão ser utilizados se os próprios alunos os levarem para a academia. Também continua proibido o uso de calçados utilizados no ambiente externo ao da academia, após passar pelo lava pés e/ou ducha externa.
Dança liberada
As escolas de dança, balé, jazz, sapateado, danças também pode voltar a funcionar, mas continuam proibidos ensaios, coreografias e apresentações que gerem contato físico. É preciso ter distanciamento mínimo de 1,5m, inclusive dos professores e instrutores.
