Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Gastronomia

Conheça Piper-Heidsieck, o champagne oficial do Oscar e queridinho de Hollywood

A 93ª premiação do Oscar, uma das premiações do cinema mais aguardadas do ano, ocorre neste domingo (25) e traz consigo o Piper-Heidsieck Cuvée Brut , uma das mais tradicionais maisons de champagne da França e a bebida oficial da cerimônia desde 2015 e do Festival de Cannes desde 1993. Ao conquistar o paladar de personagens históricos e artistas consagrados, o espumante alcançou status de luxo com cerca de 4,3 milhões de rótulos vendidos por ano e chegou no Top 10 Champagnes mais vendidos no mundo. No Brasil, as bolhas consagradas podem ser adquiridas com exclusividade na Evino, maior e-commerce de vinhos na América Latina.

Nos bastidores da criação de Piper-Heidsieck, existe uma história digna de cinema. Florens Louis-Heidsieck, um jovem alemão, encontrou a inspiração para produzir o champagne em Agathe Perthois. Ao começar sua empresa em 1785, o ambicioso empreendedor quis conquistar de cara o paladar da rainha Maria Antonieta, que ao provar seu primeiro cuvée se apaixonou e se tornou a primeira embaixadora da marca. Em 1815, o sobrinho de Florens, Christian Heidsieck, se juntou com o francês Guillaume Piper e juntos os amigos levaram a marca mundo afora. A parceria deu muito certo e o champagne estava sempre no gosto das grandes cortes. Em 1835, Christian faleceu e algum tempo depois, sua viúva acabou se casando com ninguém menos do que o próprio Guillaume Piper – a partir de então, os nomes Piper e Heidsieck estavam eternamente ligados.

Em 1885, para comemorar o centenário da casa e a distinção dos seus vinhos, Pierre-Karl Fabergé, joalheiro do czar Alexandre III e criador dos famosos ovos de páscoa Fabergé, foi chamado para produzir uma garrafa incrustada com diamantes, lápis-lazuli e ouro. A tradição continuou e para comemorar os 200 anos da casa, a joalheria de luxo Van Cleef & Arpels projetou outra garrafa com diamantes.

Em 1999, ninguém menos do que o fashionista Jean Paul Gaultier criou um espartilho de couro vermelho para a garrafa. Em 2007, a dupla de designers Viktor & Rolf conceitualizou uma versão da garrafa de ponta cabeça para o Rosé Sauvage. Em 2010, Christian Louboutin criou O Ritual, uma magnífica taça de champanhe de estilete de cristal de seis polegadas.

Piper-Heidsieck e Hollywood

A relação entre a maison e o cinema começou há quase 100 anos. Em 1933, uma garrafa de Piper-Heidsieck apareceu pela primeira vez nas telas em “Filhos do Deserto”, filme de estreia dos comediantes Laurel e Hardy. Alguns anos depois, na década de 1950, o champagne estava por trás de diversas celebrações de Hollywood, caindo no gosto de Ava Gardner, Humphrey Bogart, Clark Gable e Fred Astaire, que se declaravam fãs da bebida.

Em 1964, Piper-Heidsieck celebrou o Oscar de Rex Harrison por seu papel em “Minha Bela Dama” com uma garrafa feita sob medida de 48 litros e do tamanho do ator, 1,82 metro de altura. A empresa continua apoiando o enriquecimento e a preservação do patrimônio cinematográfico por meio da Cinémathèque francesa.

Harmonizações para a cerimônia

Segundo Jessica Marinzeck, sommelière da Evino, o champagne é uma bebida muito versátil e combina com diversos momentos da refeição, tanto na entrada quanto na sobremesa.

“Devido à alta acidez deste vinho, podemos pensar em pratos frescos e que ficam ainda melhor com a adição de limão, como ostras, caviar, saladas com queijo de cabra, frutos do mar e salmão assado com ervas”, sugere. “Pratos gordurosos como bacon enrolado no figo, massas folhadas e carne de porco com molho de romã, também caem bem como acompanhamentos, pois a acidez ajuda a limpar o paladar da gordura, aumentando a percepção de sabores e texturas dos alimentos”.

Piper Heidsieck é produzido com as uvas clássicas da região de Champagne: 50-55% Pinot Noir, 30-35% Pinot Meunier, 15-20% Chardonnay e 10-20% vinho reserva, isto é, vinho base com passagem em madeira. “Depois de realizada a segunda fermentação, o vinho passa 24 meses em autólise, ou seja em contato com as borras, adquirindo textura e complexidade de aromas”, explica Jessica.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Cinema

Longa estreia nesta quinta-feira

Música

Apresentação será na Concha Acústica, em novembro

Moda

Desde 2013, a IWC Schaffhausen é “Parceria Oficial de Engenheria” da equipe Mercedes-AMG PETRONAS mais de 10 anos que a marca de alta relojoaria...

Música

Show acontece na sexta-feira

Gastronomia

Chefs criarão menu de entradinhas para noite especial no Rio Vermelho

Gastronomia

Novo empreendimento conta com menus assinados por grandes nomes da gastronomia nacional, com Fabi Agostini, Diego Lozano, Ian Spampatti e Márcio Silva

Moda

Marca apresenta coleção especialmente para viagens rumo às altas temperaturas