O Corolla Cross é o grande lançamento da Toyota nos últimos cinco anos no Brasil. Maior segmento de vendas no país, o de SUV’s urbanos está recheado de opções. O grande líder é o Jeep Compass e a fabricante japonesa aposta suas fichas no Corolla Cross, modelo feito em Sorocaba e que surfa no sucesso do irmão-sedã Corolla, campeão de vendas em todo o mundo.
O Corolla Cross, o novo SUV da Toyota no Brasil, surge como uma opção família com versões a combustão e também com o motor híbrido flex, usando a base mecânica do sedã e um amplo pacote de tecnologia e segurança.
Usa a plataforma TNGA e as motorizações 2.0 aspirado com injeção direta flex (até 177 cv e 24,1 kgfm de torque) com o câmbio CVT com simulação de 10 marchas e o conjunto híbrido com o 1.8 ajudado por 2 motores elétricos, que totalizam 122 cv e pode ser abastecido com gasolina ou etanol. Neste caso, a transmissão também é do tipo CVT, mas sem simulação de marchas.
A Toyota investiu R$ 1 bilhão em sua unidade fabril de Sorocaba, inaugurada em 2012 e onde já produz os modelos Yaris e Etios. A partir de agora, a fábrica também está apta a produzir o modelo montado sobre a plataforma GA-C, assim como já ocorre com a unidade de Indaiatuba, que segue produzindo o Corolla sedã.
O Corolla Cross chega às concessionárias no dia 25 de março com preços a partir de R$ 139.990,00. O novo SUV com motor 2.0L Dynamic Force chega nas versões XR e XRE, enquanto o sistema híbrido estará disponível nas versões XRV Hybrid e XRX Hybrid. Além destas, para celebrar a chegada deste importante produto, o Corolla Cross terá uma edição especial de lançamento chamada de “Special Edition” baseada na versão topo de linha, XRX Hybrid, e limitada a 1.200 unidades.
A lista de rivais inclui o líder Jeep Compass como também o Ford Territory, Chevrolet Equinox e o futuro VW Taos. A Toyota preparou um ataque forte com as versões XR (R$ 139.990), XRE (R$ 149.990), XRV (R$ 172.990) e XRX (R$ 179.990) e Special Edition (R$ 183.990), sendo as duas primeiras apenas a combustão e as três últimas híbridas.
No visual, o SUV da Toyota impressiona. Linhas marcantes para garantir a boa aceitação no mercado. Seu pacote de segurança e de mimos também. A versão mais barata dispensou os faróis em LED, paddle-shifts para trocas de marcha, bancos traseiros com descansa-braço, chave do tipo presencial, controle de velocidade de cruzeiro e retrovisor interno eletrocrômico. As rodas da versão XR são de aro 17, enquanto as demais contam com rodas aro 18.
O modelo híbrido tem algumas mudanças de visual, como a grade superior dianteira pintada de cinza escuro e moldura superior das janelas com acabamento cromado. Entre os equipamentos, o modelo híbrido integra controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de colisão frontal e sistema de frenagem eletrônica. O painel de instrumentos também é diferente, reproduzindo informações do sistema híbrido.
A versão híbrida vem ainda com teto-solar, cluster 100% digital com tela de 7 polegadas, ar-condicionado de duas zonas, banco do motorista com regulagens elétricas e acabamento especial com tonalidade caramelo. Já a versão Special Edition , restrita a 1.200 unidades, tem carregador de celular por indução, estribo lateral e soleira nas portas. São mimos extras que ficam como acessórios para o consumidor incluir no Corolla Cross.
O Corolla Cross possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico, também contribuindo para economia de combustível.
Segundo o INMETRO, o Corolla Cross híbrido é capaz de rodar 13,9 km/l na estrada e 17 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 9,6 km/l na estrada e 11,8 km/l na cidade.
Desde a versão de entrada XR, o modelo já vem dotado de sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), câmera de ré com projeção na central multimídia (as versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid contam ainda com linhas guias dinâmicas), controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiros em LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico e sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos.
As cores disponíveis para o novo Corolla Cross são Branco Polar (sólido), Branco Lunar Perolizado, além das cores metálicas: Preto Infinito, Prata Lua Nova, Cinza Granito, Vermelho Granada e a nova e exclusiva cor Azul Netuno.
A Toyota valorizou o espaço com um porta-malas amplo. Em dimensões, tem 4.460 mm de comprimento, com entre-eixos de 2.640 mm, menos que o sedã. No porta-malas, capacidade para 440 litros. A garantia é de cinco anos para o Corolla Cross no Brasil.
As versões e os preços:
XR 2.0 Flex – R$ 139.990
XRE 2.0 Flex – R$ 149.990
XRV Hybrid Flex – R$ 172.990
XRX Hybrid Flex – R$ 179.990
Special Edition Hybrid Flex – R$ 183.980