É comum não fazer distinção entre escovas e pentes, pois, normalmente, achamos que ambos têm a mesma função: desembaraçar os cabelos e deixá-los alinhados, mas existem algumas diferenças que podem auxiliar no dia a dia. A escova, por exemplo, pode ser utilizada para modelar e dar volume às madeixas. A Lanossi Beauty & Care conta mais alguns segredos e explica qual é o acessório ideal para cada momento e tipo de cabelo.
Qual é o seu tipo fio?
O fio e a curvatura são questões fundamentais para escolher entre o pente ou a escova. Os cabelos lisos pedem por utensílios com dentes mais próximos, podendo variar entre os pentes e as escovas. Procure não usar pentes muito finos para desembaraçar, eles podem danificar os fios neste caso. Aqui também vale a escova do tipo raquete, ela costuma tirar os nós com delicadeza.
Mas cuidado! Cabelos lisos podem ser mais oleosos, por isso, evite o uso de escovas em excesso, além de estimular a produção das glândulas sebáceas do couro cabeludo, elas levam o óleo da raiz com maior facilidade até as pontas.
Os cabelos crespos e cacheados funcionam quase que ao contrário quando o assunto é desembaraçar. Este tipo de curvatura requer pentes e escovas com dentes espaçados e pontas arredondadas, recomenda-se também o uso apenas quando os cabelos estiverem molhados.
Hora de desembaraçar
Tanto em cabelos lisos quanto cacheados, procure utilizar o pente sempre após a lavagem, quando os cabelos ainda estiverem molhados. No caso da escova, o ideal é quando os fios estiverem secos, até por sua função de modelar.
Para desembaraçar, comece retirando os nós das pontas do cabelo e vá subindo lentamente até a raiz. O processo requer movimentos mais lentos, por isso, vá sem pressa. Puxar a escova ou o pente com força pode danificar os fios. Reserve alguns minutos para você e curta este momento de autocuidado.
Manter uma rotina de hidratação e nutrição também facilita bastante na hora de pentear ou escovar, além de devolver o brilho e a força aos cabelos.
Dica: importante retirar os fios que restaram nos acessórios após o uso, manter as escovas e pentes limpos aumentam sua durabilidade e evita gerar frizz no próximo uso.
O melhor material
Especialistas afirmam que escovas feitas de cerdas naturais, como crina de cavalo, javali, carbono ou bambu, não quebram os fios, enquanto pentes com dentes de madeira afastam o frizz. Caso uma pessoa com cabelos crespos, cacheados ou ondulados opte por usar uma escova, as cerdas de plástico são boas opções, pois tratam de realçar o volume sem mudar a estrutura dos fios.
A Lanossi Beauty & Care possui uma gama de produtos com mais de 180 itens de cuidado pessoais, acessórios, higiene e limpeza. Dentre eles, escovas e pentes de diferentes materiais e formatos. A marca desenvolveu estes acessórios pensando em diversos tipos cabelos e momentos do seu dia a dia.
Escova mini rosé gold:
Compacta e ótima para carregar na bolsa, possui certas mistas, entre material natural e nylon, que ajudam a reduzir o volume e dão brilho ao cabelo, além de garantir maior tração aos fios.