Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Arquitetura e Decoração

Confira o que será destaque em iluminação e decoração neste ano

2020, definitivamente, foi um ano transformador e de muitas reflexões. Ele ofereceu a oportunidade de todos olharem para dentro e valorizarem ainda mais a casa e os bons momentos com a família. Somado a isso também veio o desejo de viajar, a vontade de abraçar, a saudade de tomar sol na praia ou correr sem máscara pelo parque… esse caldeirão de sensações ajudou a direcionar as tendências que prometem preencher 2021 de cores e luzes.

Para reunir os seis temas a seguir, que estarão em alta em 2021, a Yamamura, referência em iluminação na América Latina, além de trazer toda a sua expertise, também consultou pesquisas de instituições especializadas, acompanhou as apostas das últimas mostras de decoração e design, e contou com a colaboração valiosa da Sherwin-Williams, líder global na fabricação, distribuição e venda de tintas e revestimentos, que está presente no Brasil há mais de 75 anos.

Confira o que será tendência através de imagens de ambientes exclusivos com luminárias Yamamura.

Tropicalismo

Natureza intensa: na composição, luminárias de madeira imbuia, da Yamamura, e a tinta Azul Petar, da Sherwin-Williams,
trazem a floresta e o mar para dentro de casa (Fotos: Divulgação Yamamura)

As plantas, capazes de trazer a atmosfera Urban Jungle, têm a capacidade de humanizar e transformar os espaços. Também servem de ingrediente para a decoração tropical e brasileira, marcada por uma alegria e vivacidade natural únicas. Nos ambientes acima, a mata fechada remete à floresta e o mar infinito leva até a tranquilidade da praia, panos de fundo para as composições atemporais com as luminárias em que a imbuia é a matéria-prima principal. Peças vazadas, que deixam a luz passar, ou produtos de madeira misturada com outros materiais, como o vidro, se juntam ao uso de luzes de temperatura branco quente em busca de bem-estar.

Naturalismo

Atmosfera clean: elementos naturais (luminárias da Yamamura) combinam perfeitamente com o Cinza Moderno, da Sherwin-Williams, nas paredes (Fotos: Divulgação Yamamura)

Uma paleta neutra, que evoca a simplicidade, é o foco da tendência naturista, que também abre espaço para o uso de madeiras extraídas da natureza, como pedra, madeira e tijolos. As fibras, cuja textura convida ao toque, e as formas orgânicas, além do contraponto do bruto com o polido, fazem parte dessa atmosfera leve. Luminárias circulares, arredondadas, ora brutas, ora vazadas, são destaques dos espaços que esbanjam um refinamento que aconchega.

Minimalismo

As luminárias, da Yamamura, surpreendem por meio de luzes e formas, que ganham destaque com o fundo na cor Cinza Alasca, da Sherwim-Williams (Fotos: Divulgação Yamamura)

Menos é mais. Essa máxima nunca fez tanto sentido, especialmente, no momento em que a retomada do essencial virou uma meta de tantas pessoas. O modo de vida singular e simples norteia essa tendência, que serve de pano de fundo para os formatos variados das luminárias, como os ortogonais, circulares e tubulares. São elas que dão movimento e um toque autêntico aos ambientes que homenagem as formas literais dessa tendência e também nos levam à origem do estilo, com releitura das luminárias de papel orientais.

Industrial

As luminárias e objetos de metal, da Yamamura, estão em total harmonia com a cor Bronze Conectado, da Sherwin-Williams,
um novo tom neutro
 (Fotos: Divulgação Yamamura)

Os acabamentos metalizados e os materiais industriais, que marcaram a arquitetura de fábricas e galpões antigos, vêm ganhando cada vez mais espaço nos lares brasileiros. Também participam dessa tendência o tom sobre tom. O cobre, o rose, o inox e outros materiais comuns em tubulações aparentes, revestimentos e diferentes tipos de luminárias enriquecem os projetos residenciais e comerciais, criando ainda um clima despojado.

Contemporâneo

Beleza atemporal: luminárias esculturais, da Yamamura, e a tinta na cor Alecrim Selvagem, da Sherwin-Williams, encantam os olhares (Fotos: Divulgação Yamamura)

Ambientes construídos com as referências e as memórias do passado, mas de olho nos próximos anos. Esse é o DNA contemporâneo que faz uma leitura do viver atual baseado na mistura de histórias, do enfrentamento das incertezas (retratadas pela abstração das formas) e do futuro. Prontas para diferentes estilos e atemporais, as luminárias são valorizadas por formatos esculturais, marcadas ainda pela delicadeza do uso do vidro.

Regionalismo

Luzes, cores, lembranças: luminárias, da Yamamura, que remetem à história com a cor palha de Babaçu, da Sherwin-Williams
(Fotos: Divulgação Yamamura)

A valorização da cultura e das tradições brasileiras é uma busca que vem conquistando cada vez mais importância nos ambientes. Trata-se de uma forma de evidenciar as origens e história, homenagem ainda a arte, a natureza e a música, que tanto fazem parte do DNA brasileiro.

Os ambientes propõem o uso de luminárias que, por si só, trazem dois modelos de diferentes paisagens nacionais da história. Há um molde mais artesanal e bruto, e outro mais urbano, remetendo às praças centrais do início do aparecimento das cidades.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Cinema

O livro A Guerra dos Roses, de Warren Adler, já tinha rendido uma deliciosa comédia homônima em 1990, estrelada por Michael Douglas e Kathleen...

Gente

O Tivoli Ecoresort Praia do Forte ferveu no último sábado (23), último dia do Tivoli Tropical 2025. Teve yoga com presença da modelo Isabeli Fontana e do...

Moda

Mari Gonzalez estreia uma nova faceta de sua trajetória: agora, como co-criadora de moda. Ao lado da HOPE Resort, marca de fitness e beachwear...

Gente

Evento reuniu influenciadores, profissionais de saúde e marcas premium no Leto Gastronomia com foco em lifestyle saudável e experiências exclusivas

Moda

Cinquenta anos correm rápido. Quem já alinhou o cadarço antes de um treino sabe: basta o primeiro passo para que o tempo ganhe outra...

Música

O público de Salvador terá um final de semana de programação gratuita com música, gastronomia e arte. O Festival A Feira, que celebra os...

Gente

A médica Dra. Talita Lelis esteve ao lado da mãe, Ednalva Lelis, em um momento de carinho e celebração, marcando o aniversário de 74...

Teatro

Ingressos começam a serem vendidos a partir do dia 29 de agosto