Adepta das práticas esportivas e sempre em busca de uma melhor qualidade de vida, a chef Tereza Paim, do Restaurante Casa de Tereza, associa-se à Villa Forma Academia, da empresária e diretora Carol Sousa, e juntas promovem a remada ‘O sertão vai virar mar’, tendo como estrela principal, o Licuri, o saboroso coquinho da Bahia que alimenta e cura. A remada acontece nesse domingo, 20 de dezembro, com saída e chegada no Porto da Barra, distribuídas em três grupos de remadores, com saídas ao mar da Bahia de Todos os Santos, nos seguintes horários: às 7h, às 8h30 e às 10h, com duração de 1 hora.
Durante a remada, a alimentação dos atletas vai ser à base de um colar de Licuri, que será distribuído para cada participante, banana e a farofa sertaneja, assinada pela chef baiana, cujo insumo base é Licuri, promovendo a conexão do licuri com o esporte. “Este poderoso ingrediente é encontrado em abundância na Bahia, temos que valorizar as coisas de nossa terra, o Licuri é um energético natural, que agora vamos introduzir no esporte, associando à Villa Forma, que também preza muito por nossa cultura. O sertão vai virar mar! ”, vibra Tereza.
Licuri é saudável, tem sua origem no sertão nordestino, aqui é beneficiado pela COOPES, cooperativa protagonizada por 130 mulheres, que constituem uma fortaleza do SLOW FOOD. Acreditando na parceria com Tereza Paim, a diretora da Villa Forma Academia, reconhece a importância do esporte no dia a dia das pessoas. “Precisamos nos cuidar cada vez mais, em academia ou em qualquer lugar, o importante é se movimentar. A Baía de Todos os Santos é um privilégio, temos que aproveitar este presente, que nos permite a realização de muitas atividades ao ar livre”, diz Carol.
Propriedades e benefícios do licuri
O licuri é um alimento muito nutritivo, com elevado teor de cobre, ferro, manganês, zinco, cálcio e magnésio. Seu conteúdo nutricional ajuda o bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico, previne a osteoporose, fortalece os ossos, previne aterosclerose, problemas cardíacos, artrite reumatóide, infecções, hipoglicemia, inflamações, lúpus e muitas outras doenças.
Sua ação também é positiva no tratamento de diabetes, por conta do seu conteúdo de manganês, que ajuda na liberação da insulina e no metabolismo da glicose.