Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Exposição

Sérgio Amorim estreia exposição “Um Novo Olhar” no Shopping Barra

Apostando no abstracionismo, o artista plástico e pintor Sérgio Amorim estreou na última segunda-feira, 26, a exposição “Um Novo Olhar” — localizado no Shopping Barra, L1 Sul, Loja 20.

Estreando o 4º ciclo do seu “Processo Criativo”, Sérgio Amorim traz como novidade para essa mostra o ‘abstracionismo’ — modelo artístico moderno, com apelo às formas abstratas e ao subjetivismo — , relembrando clássicos como o “№5, 1948″, do norte-americano Jackson Pollock e a “Composição VIII”, do russo e percursor da arte abstrata, Wassily Kandinsky.

Revelando obras autorais e inéditas – em 20 telas produzidas com pinturas de alto contraste, contraposição de cores e técnicas de pintura a óleo com espátula -, como Saveiro Solitário; Regata; Canoeiros do Velho Chico; Elevador Antigo; Vista da Lapinha; Oferenda a Iemanjá Dia; Órfãos de São Joaquim e Procissão Irmandade Rosário dos Pretos, Sérgio Amorim apresenta um olhar sensível e diferenciado sobre a história de Salvador (BA) e suas origens afro-brasileiras, com passagens pelo Mercado Modelo, Baía de Todos-os-Santos, Ladeira do Pelourinho e o Recôncavo Baiano.

Somando experiências e reinvenções ao longo dos anos, o artista afirma que sua história é baseada em ciclos, começando pelo lápis e papel (1º ciclo), pincel (2º) e o “espatulado” (3º), sendo a técnica “impressionista” sua marca registrada. Baiano de Itaberaba — 252 km de Salvador —, Sérgio Amorim inova a mostra de artes em Salvador, agora, com o abstracionismo (4º ciclo).

O despertar do 4º ciclo do “Processo Criativo” se iniciou, segundo o artista, devido ao isolamento social na Bahia, consequência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Ilustrando a realidade com novos contornos, Sérgio quebra os paradigmas do tradicionalismo com a tradução do cotidiano através de experiências e sentimentos pintados sobre a tela.

Com mais de 22 anos de trajetória artística, Sérgio completa duas décadas da sua primeira exposição individual em São Paulo (Ribeirão Preto), na Galeria Golde. O artista é conhecido pela “Medalha de Prata” (2002) no salão da juventude no SESC de Ribeirão Preto; Troféu de Ouro (2003) pela obra “O Tropeiro” — Festival Nacional do Folclore em Olímpio; Menção Honrosa do Salão de Belas Artes em Limeira (2013) e o primeiro lugar no Salão Comemorativo aos 150 anos da Revolução de Riachuelo (Bahia Marina), em 2015.

Atualmente, o artista plástico pinta e ministra cursos no ateliê “Sérgio Amorim Artes” — Colina C, Patamares. Além da exposição “Um Novo Olhar”, o pintor é responsável pela mostra “Águas de Salvador e da Baía de Todos-os-Santos”, aberta ao público desde janeiro no Palacete das Artes (R. da Graça, 284 – Graça).

Seguindo o protocolo setorial de “Centros Culturais, Museus e Galerias de Arte” da Prefeitura de Salvador, a exposição “Um Novo Olhar” funcionará com lotação máxima de 20 pessoas, uso de máscaras obrigatório, distanciamento social entre os visitantes, distribuição de álcool em gel e higienização periódica.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Cinema

Longa estreia nesta quinta-feira

Música

Apresentação será na Concha Acústica, em novembro

Moda

Desde 2013, a IWC Schaffhausen é “Parceria Oficial de Engenheria” da equipe Mercedes-AMG PETRONAS mais de 10 anos que a marca de alta relojoaria...

Música

Show acontece na sexta-feira

Gastronomia

Chefs criarão menu de entradinhas para noite especial no Rio Vermelho

Gastronomia

Novo empreendimento conta com menus assinados por grandes nomes da gastronomia nacional, com Fabi Agostini, Diego Lozano, Ian Spampatti e Márcio Silva

Moda

Marca apresenta coleção especialmente para viagens rumo às altas temperaturas