<

&sol;amp-auto-ads>&NewLine;<&excl;-- Fim do código para AMP do Google Adsense adicionado pelo Site Kit -->&NewLine;

O mês de outubro traz uma conscientização global acerca de uma doença que está entre as que mais mata pessoas em todo o planeta&colon; o câncer&period; Especialmente neste mês&comma; […]">

IVI Salvador possui programa para preservar a fertilidade das pacientes em tratamento contra câncer

Saúde

IVI Salvador possui programa para preservar a fertilidade das pacientes em tratamento contra câncer

O mês de outubro traz uma conscientização global acerca de uma doença que está entre as que mais mata pessoas em todo o planeta: o câncer. Especialmente neste mês, o movimento do Outubro Rosa chama atenção para a necessidade de prevenção em relação ao câncer de mama – o de maior incidência no Brasil e, mais recentemente, também ao de colo de útero, terceiro na lista dos que mais são diagnosticados nas mulheres brasileiras, segundo o Instituto Nacional do Câncer, o INCA.

“Conscientizar é a chave para evitar tantos problemas que são consequências de um câncer. Sabemos que os tratamentos hoje em dia são mais eficazes, mas trazem consequências que podem ficar para o resto da vida da mulher. Por isso, prevenir é sempre o melhor caminho”, conta a médica ginecologista e Diretora do IVI Salvador, Dra Genevieve Coelho.

Além de um mês para despertar consciência, é um mês para abordar o assunto com menos barreiras. Os tipos mais comuns no Brasil são o de mama e o de colo de útero e ambos mexem diretamente em fatores que ressaltam a feminilidade. Os tratamentos hoje em dia já têm uma efetividade muito boa, curam muitos casos, mas, é importante chamar atenção para as consequências. A principal delas, para pacientes que enfrentam um tratamento com quimioterapia e fortes medicamentos, pode ser a infertilidade, com a falência precoce dos ovários. “Veja que além de estar com o psicológico a mil com sua feminilidade, muitas vezes essas mulheres ficam na berlinda sobre o sonho de serem mães”, explica a especialista.

Pensando nesses casos, a medicina reprodutiva pode contribuir para preservar a fertilidade enquanto essas mulheres vencem a luta contra a doença. O IVI Salvador mantém, para essas pacientes, o “Programa Proteger”, que visa preservar a fertilidade em pacientes oncológicas. O programa vem para reforçar toda a mobilização da campanha mundial do Outubro Rosa. O programa conta com o apoio da Ferring Pharmaceuticals. O programa possibilita a criopreservação dos óvulos dessas mulheres antes de uma quimioterapia, radioterapia ou de tratamento cirúrgico.

Programa Proteger

Parceria do IVI Salvador com a Ferring Pharmaceuticals, o Programa Proteger consegue facilitar a preservação da fertilidade de mulheres antes de iniciarem o tratamento contra o câncer. Isso acontece através de estimulação ovariana e congelamento de óvulos, que podem ser usados posteriormente, em qualquer tempo. Devido à parceria, as mulheres que aderem ao programa recebem gratuitamente uma linha de produtos específicos, para a estimulação ovariana.

A estimulação ovariana é sugerida, pois nesse caso das pacientes oncológicas, o tempo para iniciar o tratamento contra a doença se torna ainda mais escasso e fundamental. Podem participar do programa mulheres que residam no Brasil, que tenham entre 18 e 40 anos e estejam com diagnóstico de câncer; mas que ainda não tenham iniciado o tratamento, nem tenham realizado quimioterapia nos seis meses anteriores.

Além disso, o oncologista deve determinar se a preservação da fertilidade com estimulação ovariana é apropriada. Após isso, a mulher segue para consulta com um médico especialista em reprodução assistida. Depois da análise dos requisitos e da consulta com o especialista, a paciente será apresentada ao programa.

vitrificação de óvulos

Cerca de 80% das pacientes que realizam a quimioterapia tem risco de desenvolver amenorreia (parada da menstruação) e, muitas vezes, esse quadro pode ser irreversível. A técnica de vitrificação de óvulos é uma alternativa para o congelamento de óvulos.

Mulheres que passam por quimioterapia e/ou radioterapia, ou querem preservar a fertilidade por qualquer outro motivo (inclusive maternidade tardia) podem utilizar a técnica. Através do seu uso é possível adiar a capacidade reprodutiva de uma mulher pelo tempo que ela desejar, mantendo as possibilidades iguais às do momento em que se vitrificam os óvulos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Cinema

O livro A Guerra dos Roses<&sol;em><&sol;strong>&comma; de Warren Adler&comma; já tinha rendido uma deliciosa comédia homônima em 1990&comma; estrelada por Michael Douglas e Kathleen...

Moda

Mari Gonzalez estreia uma nova faceta de sua trajetória&colon; agora&comma; como co-criadora de moda&period; Ao lado da HOPE Resort<&sol;strong>&comma; marca de fitness e beachwear...

Moda

Cinquenta anos correm rápido&period; Quem já alinhou o cadarço antes de um treino sabe&colon; basta o primeiro passo para que o tempo ganhe outra...

Música

O público de Salvador terá um final de semana de programação gratuita com música&comma; gastronomia e arte&period; O Festival A Feira&comma; que celebra os...

Salvador

Guia apresenta um roteiro imersivo de um dia em Salvador, baseado na música

Gente

Ortopedista referência em tratamentos para dor musculoesquelética participa de cerimônia em Budapeste, Hungria

Gente

A médica Dra&period; Talita Lelis esteve ao lado da mãe&comma; Ednalva Lelis&comma; em um momento de carinho e celebração&comma; marcando o aniversário de 74...

Música

Evento reúne grandes nomes da música infantil brasileira nos dias 6 e 7 de setembro, na Casa Rosa, em Salvador

Copyright © 2024 Bahia Social Vip por Bruno Porciuncula

Sair da versão mobile