Um lugar feito de detalhes, assim se define a Casa de Perainda, complexo que reúne 5 luxuosas suítes de hotel e 2 villas com 3 suítes cada, firmando ainda mais o conceito Casa-Hotel que teve seu boom pós pandemia e vem sendo a opção mais procurada por turistas que querem se hospedar em um hotel ou pousada, mas com um certo intimismo.
Com um jeitinho especial de receber, os sócios Virgílio Machado e Alexandre Gobbo, depois de 28 anos à frente de um colégio particular em Belo Horizonte se mudaram para Trancoso e resolveram investir na construção de uma pousada com jeito de casa que traduzisse o sinônimo da hospitalidade baiana e hoje depositam todo o seu tempo em cuidar dos detalhes da operação, como o café da manhã que tem 5 temas diferentes na semana. “Queremos que nosso hóspede tenha uma experiência diferente todo dia ao acordar, por isso, tanto o menu, quanto a música e a decoração foram criadas para levar o hóspede para além de seus sonhos”, explica Virgílio, um dos sócios.
Quem chega da praia encontra diariamente um lanche da tarde em cima da mesa, quase sempre bolinhos de chuva, broas, geleias salgados, uma atenção a mais aos hóspedes no final de tarde. Localizada há apenas poucos passos do Quadrado, um dos destaques são os banheiros das suítes de luxo que além do menu de travesseiro e enxoval Trousseau, tem banheiras e chuveiros ao ar livre, em meio a plantas tropicais dando mais sensação de liberdade ao hóspede.


A piscina revestida por Pallimanan, uma pedra vulcânica da Indonésia que confere um tom de água da cor do mar nos dias ensolarados, com uma escultura de Leopoldo Martins se integra ao bar que serve drinks assinados e dois umbrelones de crochet e barbante desenvolvidos especialmente pela artista baiana Carol Kanashiro compõem a área mais instagramável do hotel.
Privacidade total
Para quem quer ainda mais privacidade a Casa de Perainda oferece 2 villas com 3 suites cada, ambas com piscina privativa. O serviço da casa inclui uma diarista à disposição de 7h as 16h para fazer o café da manhã, arrumar os quartos e preparar o almoço. Ainda é possível abastecer a casa com alimentos e bebidas de acordo com o que o hóspede gosta antes mesmo de sua chegada “Atuamos como concierge para nossos hóspedes realizando qualquer desejo que ele queira, reservando restaurantes ou lounges na praia, completa o sócio Alexandre Gobbo.



Obras de artistas contemporâneos compõem a decoração do hotel. Colecionadores de arte, os sócios trouxeram muitas obras de sua coleção particular para compor os ambientes do hotel, que reúne um belo time de artistas. Logo na entrada uma grande escultura em forma de tubarão de Sérgio Machado dá as boas-vindas a quem chega juntamente com cadeiras da designer italiana Patrícia Urquiola. Pelas paredes e móveis desenhados exclusivamente para a pousada, ainda se vê obras de João Azevedo, Fernando Veloso, Jorge dos Anjos e do premiado José Bento, que tem parte de seu acervo no Museu de Arte da Pampulha em Belo Horizonte.
Protocolos e segurança
Em tempos de pandemia, a pousada está seguindo todos os protocolos de segurança, higiene e as orientações do Circuito Elegante, que criou critério bem rígidos para seus associados, um deles é o selo que lacra o apartamento depois de higienizado e só é aberto pelo próprio hóspede após o seu check in. A Casa de Perainda também está sob o selo da Conde Nast Johansens, The Idyllic Collection e recentemente entrou para o hall dos Gold Members, hotéis que são representados pela Gold Stamp Branding no Brasil.
Para o próximo ano, ainda mais novidades, um SPA que deve ser assinado por uma marca internacional vai oferecer tratamentos de beleza e bem-estar, além de um espaço fitness na Praia dos Coqueiros que já abre neste verão, onde o hóspede poderá fazer exercícios e yoga de frente para o mar contemplando uma das maiores vistas de Trancoso.
