Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Arquitetura e Decoração

Iluminação & Bem-Estar: veja 7 dicas para transformar o lar em um espaço relax

O ditado popular é simples, mas diz exatamente tudo: “mente sã, corpo são”. E, para manter a mente tranquila, apesar da correria do dia a dia, os momentos de relaxamento e descanso são muito bem-vindos. Por isso, a Yamamura, referência em iluminação, traz algumas recomendações para deixar a casa com um clima mais agradável, por meio da utilização dos tipos de luzes e peças corretas.

Plantas também contribuem para a sensação de bem-estar na casa. As fotos são do projeto do escritório Oliva Arquitetura (Fotos: Emerson Rodrigues)

Há várias oportunidades ao longo do dia para trabalhar o relaxamento, sendo que algumas delas podem ser realizadas em pouco tempo – basta incluí-las na agenda e segui-las com carinho. É possível realizar alguns minutos de meditação ou cromoterapia; uma mini aula de yoga; uma leitura tranquila; tomar um banho quentinho; apreciar um jantar gostoso; ouvir uma música clássica e viver uma boa e imprescindível noite de sono. Todas essas atividades podem sofrer influência direta a partir do tipo de ambiente e da luz a que estão expostas. Confira o check list para você acertar:

1- Aposte em uma iluminação mais amena, que não atrapalhe ou canse o olhar durante esses momentos. Neste caso, as luminárias dimerizáveis (em que é possível ajustar e controlar a intensidade da luz) são as mais recomendadas. Luzes de apoio como arandelas, abajures, luminárias de piso ou mesa são igualmente indicadas.

2– Dê preferência às lâmpadas com temperatura de cor branco quente (2700K a 3000K), que propicia a sensação de aconchego e calmaria. Evite luzes com mais de 3000K, pois são mais recomendadas para momentos de concentração, quando se faz necessária uma atenção mais dedicada para o estudo ou atividades profissionais, por exemplo.

Peças em madeira, como luminárias de piso, de mesa e pendentes, que contribuem com o clima relax

3- Escolha peças de iluminação com luzes indiretas (aquelas que difundem a luz por meio de um anteparo), pois auxiliam na conquista do almejado clima de bem-estar. Um exemplo são as peças com cúpulas, como os abajures. Fuja de luzes diretas logo acima da cabeça, pois causam desconforto.

4- Utilize luminárias que remetam a aspectos da natureza, como por exemplo, com o uso de materiais como madeira e pedras naturais.

5- Abuse do verde! Plantas e flores são sempre boas opções para trazer um pouco da natureza para perto de nós. Em áreas internas, durante o dia, procure deixar as plantas mais próximas das janelas ou áreas abertas (respeitadas às particularidades de cada espécie). Durante a noite, momento das luzes artificiais, a tecnologia LED pode ser adotada, pois ela não emite calor, favorecendo para que pétalas e folhas não sejam queimadas. E, claro, dê preferência a temperatura de cor branco quente, que é mais leve e deixa o visual mais atrativo.

O banheiro ou lavabo pode se tornar um spa de relaxamento individual, por meio de luzes leves.
Projeto da arquiteta Isabella Nalon com a designer Sula Miranda (Fotos: Emerson Rodrigues)

6- A cromoterapia é a prática pseudocientífica capaz de utilizar as diferentes cores da luz no tratamento de diversos problemas. Por isso, a iluminação certa pode ser a solução perfeita para reequilibrar e harmonizar as energias, algo essencial para nossa saúde física e mental! No exemplo abaixo, alguns produtos da Yamamura no sistema RGB, que realiza uma série de combinações de cores diferentes.

1.Lâmpada ledvance RGB; 2. Fita de led Stella RGB; 3. Fita de led RGB Philips Hue; 4. Lâmpada RGB Philips Hue (Imagens: Divulgação)

7- Que tal investir em automação? É uma ferramenta prática para a criação de cenários luminosos pré-programados, com cenas diferentes, além de realizar a dimerização (controle da intensidade da luz). Tais mudanças cooperam, até mesmo, para a melhora da respiração durante a meditação, na troca de movimentos e uma melhor concentração/introspecção.

Iluminação Inteligente

Linha Philips Hue

Para algumas das dicas acima, a Yamamura indica a linha Philips Hue. Trata-se de um sistema de iluminação inteligente, com lâmpadas e fitas de LED, que podem ser acionadas por meio de controle de aplicativo do próprio smartphone (dentro e fora de casa). Assim, é possível realizar tanto a dimerização (com temperatura de cor que varia entre âmbar (2000K – para o descanso, mais aconchegante) a branco frio (6500K – para maior concentração), quanto a cromoterapia, por meio das fitas de LED RGB, que possibilitam inúmeras colorações.

Linha Philips Hue, sistema de iluminação inteligente com lâmpadas e fitas de led, além de infinitas possibilidades de uso (Imagem: Divulgação)

Linha Lightsense, da Brilia

Lightsense é um sistema de tecnologia que propõe praticidade para deixar o ambiente mais inteligente. É composto por um aparelho conectado à rede wifi e o sistema de controle (com o aplicativo Brilia, o controle de voz, ou pelo plug do sistema).

O sistema permite controlar a iluminação por meio de dispositivos móveis, para proporcionar o controle da velocidade de dimerização, além de programar horários e ambientes para ligar e desligar. Também possibilita a criação de cenas de luzes para dar o clima perfeito a cada ocasião, de onde e como quiser.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Cinema

O livro A Guerra dos Roses, de Warren Adler, já tinha rendido uma deliciosa comédia homônima em 1990, estrelada por Michael Douglas e Kathleen...

Moda

Mari Gonzalez estreia uma nova faceta de sua trajetória: agora, como co-criadora de moda. Ao lado da HOPE Resort, marca de fitness e beachwear...

Moda

Cinquenta anos correm rápido. Quem já alinhou o cadarço antes de um treino sabe: basta o primeiro passo para que o tempo ganhe outra...

Música

O público de Salvador terá um final de semana de programação gratuita com música, gastronomia e arte. O Festival A Feira, que celebra os...

Salvador

Guia apresenta um roteiro imersivo de um dia em Salvador, baseado na música

Gente

Ortopedista referência em tratamentos para dor musculoesquelética participa de cerimônia em Budapeste, Hungria

Gente

A médica Dra. Talita Lelis esteve ao lado da mãe, Ednalva Lelis, em um momento de carinho e celebração, marcando o aniversário de 74...

Música

Evento reúne grandes nomes da música infantil brasileira nos dias 6 e 7 de setembro, na Casa Rosa, em Salvador