Com a chegada do inverno, o uso de tons escuros na decoração é uma opção para deixar os ambientes mais aconchegantes. Além de uma boa aposta para a estação, esses tons nunca saem de moda. De acordo com profissionais que utilizaram em seus projetos painéis de Melamina Arauco, o segredo para não pesar ou escurecer os ambientes é equilibrar com o uso de cores.
A designer de interiores Jessica Santos apostou na elegância dos tons escuros para criar um ambiente mais intimista e aconchegante, já que a proposta era oferecer uma experiência diferenciada nos jantares preparados nesta cozinha.

O padrão Pau-Ferro da Arauco aparece como protagonista absoluto. Escolhido pela marcação dos veios, bem contrastados, o revestimento combina muito com opções de cores. Por isso, na parede, a designer optou pelo padrão Búfalo, da Arauco, que trouxe um toque suave para o ambiente. O resultado é prova de que, com equilíbrio, é possível trabalhar com tons escuros sem pesar o ambiente.
O projeto dos arquitetos Elisa Fraga e Guilherme Bussamra comprova que tons escuros, quando bem utilizados, nunca sairão de moda. Pensado para um morador solteiro e cheio de personalidade, esse loft ganhou elementos fortes na decoração, a exemplo da estrutura metálica e da pedra de basalto. Apesar da escolha por uma paleta mais escura e sóbria, as cores neutras predominam, como os tons de cinza, que aparecem no piso e na parede de cimento queimado. E foi justamente esse “pano de fundo” mais sóbrio que trouxe a possibilidade de ousar no mobiliário assinado. As Melaminas nos padrões Pau-Ferro e Búfalo, da Arauco, trazem a natureza para o ambiente e completam o espaço ambientado sem muitos objetos e ornamentos.

Na busca por um layout atemporal e confortável, a dupla de arquitetos Ana Hanszel e Marcelo Polido apostou no contraponto entre tons escuros e claros na decoração deste living. No mix de tonalidades, a marcenaria ganhou destaque com este painel feito nos padrões Pau-Ferro e Grafito, da Arauco. A madeira mais clara do piso e os tons claros dos tapetes e estofados completam o décor sóbrio e elegante.
Saiba mais sobre os padrões de Melamina Arauco:
Búfalo
O couro de búfalo é denso e resistente, mas muito suave, sendo assim valorizado em moda e estofaria. A fiel sensação tátil do couro, associada ao eclético cinza, conferem ao padrão Búfalo aplicações tanto em móveis quanto na arquitetura de interiores.
Pau-Ferro
Nobre e difícil de ser encontrado, o Pau-ferro deve seu nome à robustez e dureza de sua madeira, que se estrutura em belas catedrais, veios contrastados e poros discretos. Homenageando esse reconhecido símbolo do design brasileiro, o padrão Pau-ferro proporciona sofisticação e elegância na arquitetura de interiores.
Grafito
Um cinza chumbo, elegante e alinhado com as tendências internacionais de decoração e design, o padrão Grafito traz a sofisticação de um padrão escuro, com o toque elegante do cinza. Com acabamento Sethos, o Grafito é a melhor opção para quem não quer usar o preto, mas se diferenciar com a escolha de uma cor escura, trazendo atemporalidade ao projeto.
