Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Gastronomia

Queijo & Vinho: aprenda as melhores harmonizações dessa famosa combinação

Todo mundo já sabe que o vinho pode ser degustado em todas as estações do ano: se está mais calor, um branco ou rosé podem ajudar a refrescar, e se está frio, um bom tinto aquece a alma. E é no inverno que a bebida acaba recebendo um maior destaque.

Então, para você aproveitar a estação, Jessica Marinzeck, sommelière da Evino, listou quatro harmonizações que considera essenciais entre queijos e vinhos, a dupla famosa no universo da bebida de Baco.

Brie e Chardonnay

“Eu acho fundamental ter um queijo de pasta mole, seja ele o brie ou a burrata, e sabor mais sutil numa tábua de queijos. O brie, pra mim, é daqueles queijos que não dá vontade de parar de comer. Sugiro que, se comprar a peça inteira, deixe 5 minutos no forno para dar uma leve derretida e ter uma opção quente nessa tábua,” indica Jessica.

Pães do tipo sourdough, como o pão italiano, caem muito bem com esse tipo de queijo, pois ambos são mais levinhos, formando assim uma combinação muito agradável. Para harmonizar, a sommelière sugere um vinho branco à base de Chardonnay e passado em barrica, como o Edoné Cuvée de María Extra Brut . Para quem não dispensa um tinto, Jessica afirma que rótulos feitos com a uva Pinot Noir também podem equilibrar combinação.

“Uma dica que enriquece ainda mais a experiência é juntar um damasco ou geléia de pimenta como acompanhamento”, completa.

Parmesão e Tempranillo

Queijos de pasta dura também são indispensáveis nessa ocasião. “Aqui, sugiro o Parmesão que é mais fácil de ser encontrado, mas quem gosta de se aventurar pode substituir pelo Manchego. Esses queijos possuem um alto teor de sal, portanto vinhos tintos podem cair melhor”, explica a sommelière.

Escolha alguns coringas, como os feitos com as castas Tempranillo ou Garnacha, como o Petit Verum Tempranillo e o Petit Verum Garnacha , e aposte no pão italiano ou cream cracker como acompanhamento, além de amêndoas e azeitonas pretas.

Provolone e Pinot Noir

Um queijo defumado, como o provolone ou cheddar, e de sabor mais acentuado também é uma boa pedida para tábua de queijos. Aqui ele pode ser servido tanto em temperatura ambiente ou até colocado na grelha.

“No caso do queijo provolone, que é um pouco mais gorduroso, prefira vinhos com um pouco mais de acidez, como por exemplo aqueles feitos com a casta tinta Pinot Noir ou Chardonnay, ambos passados em barrica para aguentar os sabores acentuados desse queijo”, explica Jessica. Uma sugestão da sommelière é o Richebois Pinot Noir Vieilles Vignes 2018 .

Uma baguette é um ótimo acompanhamento, assim como nozes, que são mais sequinhas e podem equilibrar com a oleosidade do queijo.

Gorgonzola e Primitivo

“Essa é harmonização para quem gosta de sabores marcantes”, afirma a sommelière. Queijos azuis, como o gorgonzola e o roquefort, têm um sabor bastante acentuado e pedem vinhos também com mais personalidade, por isso tintos feitos com a casta Primitivo, como o Miliasso Primitivo di Manduria 2018 , podem ser uma boa combinação.

“Para quem gosta de ousar na degustação, é possível ir mais longe e apostar numa harmonização de opostos, unindo o salgado do queijo com algo mais docinho, como o Vinho do Porto ou algum outro vinho de sobremesa”, diz Jessica.

Algumas uvas como acompanhamento podem cair bem. Pães mais neutros, como a baguette, e cream crackers, também são uma boa opção.

1 Comentário

1 Comentário

  1. Infoproducts livros

    29 de junho de 2020 at 12:59

    Oi tudo bem? achei o post maravilhoso, vou começar acompanhar seu blog.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Música

Turnê celebra os 50 anos de carreira do artista

Música

No dia 1º de fevereiro, às 15h, Saulo Fernandes comanda mais uma edição do projeto Saulo Som Sol, que vai acontecer pela primeira vez...

Música

Será a primeira vez da banda na Bahia

Viagem

A LATAM Airlines Brasil está no centro de uma nova controvérsia após implementar uma política que restringe o acesso ao banheiro frontal de suas...

Música

Por questões de última hora que fogem ao controle das produtoras envolvidas, o show da orquestra cubana Buena Vista que aconteceria no próximo domingo, 30, em...

Música

A Concha Acústica viveu uma noite inesquecível neste domingo (23). Com ingressos esgotados, Os Paralamas do Sucesso levaram à capital baiana o espetáculo “Paralamas...

Música

O cantor e compositor Alexandre Peixe promete deixar os festejos de Natal ainda mais especiais em Salvador. O artista vai comandar, um ano, a...

Gastronomia

O Santo Antônio Além do Carmo recebe, na sexta-feira, 28 de novembro, das 17h às 23h, a 3ª edição do D.A.Y. Sessions, projeto que une Decanter, Allê...