O calendário de lives em abril e maio está fazendo a diferença na vida dos soteropolitanos. Uma delas, que aconteceu na quarta-feira, 13, organizada por Adriano Vitória, em comemoração aos 121 anos do Esporte Clube Vitória, arrecadou quase ½ tonelada de alimentos que foram entregues nessa terça, 19, ao Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer — NASPEC, e estendidas para alguns ambulantes do Barradão, comunidade de Baixa Fria — São Marcos e do Circo Picolino — Pituba.
A ação faz parte do calendário de “lives solidárias”, que começou na última quinta-feira de abril (30/04), com a transmissão ao vivo da dupla sertaneja Alex e Camargo. Na ocasião, foram arrecadadas mais de uma tonelada de alimentos e 500l de água sanitária destinadas ao NASPEC, que assiste adolescentes, adultos e idosos com câncer dos 417 municípios da Bahia.
Idealizador e organizador do projeto “lives solidárias”, o empresário Carlos Alberto Araújo Lopes, anunciou mais lives para o fim de maio e começo de junho, que acontecerão no espaço Aloha Cerimonial — bairro do Imbuí.
Segundo Carlos, as transmissões serão feitas a fim de arrecadar itens básicos para doação aos profissionais freelancers que trabalham no setor de eventos (garçons, técnicos de som, ajudantes de decoração, floristas, serviços gerais) e se encontram desassistidos em virtude da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
Desde março o “setor de eventos” teve suas atividades paralisadas por decretos das autoridades. Em 14/03, a restrição para eventos que somavam mais de 500 pessoas foi feita pelo prefeito de Salvador, ACM Neto.
Posteriormente, o governador da Bahia, Rui Costa, anunciava o Decreto n° 19.586 de 27 de março, que determina a suspensão de eventos para mais de 50 pessoas em toda a Bahia, postergado até 2 de junho. Segundo dados do Sebrae, a pandemia de COVID-19 já impactou 98% das empresas que atuam nesse segmento.