Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Casos de acne solar aumentam em 20% no verão, alerta dermatologista Juliana Chieppe

Com a chegada do verão e consequente aumento das temperaturas, a incidência de doenças de pele como brotoeja, micose, queimadura, câncer de pele e acne solar pode aumentar em até 20%, de acordo com o levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Segundo relatório, a alta na procura por consultórios de dermatologistas também é marca registrada desse período. Profissional da área, a dermatologista Juliana Chieppe, sócia da Sá e Chieppe Dermatologia e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB), explica que os casos de acne solar são principais vilões das peles no verão.

“Acne solar é o surgimento ou a piora da acne após exposição ao sol. Essa doença (acne), que já afeta cerca de 16 milhões de mulheres brasileiras é potencializada com a chegada da estação mais quente do ano. A exposição e calor em excesso estimula as glândulas sebáceas, fazendo com que a pele fique mais oleosa e, consequentemente, cause uma piora da acne”, explica a profissional.

De acordo com Dra. Juliana, a aparência da acne solar consiste em lesões menos inflamatórias, pequenas e que secam mais rápido que as demais. “A acne solar tem uma história de exposição prévia e excessiva, ou contínua, ao sol. Os sinais começam a aparecer poucos dias após a exposição, principalmente no rosto, tronco, colo e nas costas, que são locais com maior produção de sebo”, informa.

A especialista também atribui uma incidência maior da acne solar em peles oleosas, devido à alta tendência da produção de sebo nesse tipo de pele.

Tratamento e prevenção

Semelhante ao tratamento da acne tradicional, o uso de sabonetes e géis específicos também são prescritos em casos de acne solar, pois tem o efeito redutor e controlador na oleosidade da pele. “Apesar do tratamento ser o indicado para acnes em geral, se as lesões forem em grande quantidade e mais inflamatórias, pode ser necessário associar antibiótico oral”, instrui Dra. Juliana, que é também membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

A dermatologista também ressalta a importância da prevenção, evitando a proliferação da acne solar com medidas simples. “Além de evitar a exposição excessiva aos raios solares, principalmente nos horários impróprios, é importante também lavar o rosto com sabonete adequado duas vezes ao dia, não dormir com maquiagem e usar protetor solar com textura leve, oil free ou em gel-creme”, finaliza.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Gente

Toda renda do jantar do Amor será revertida para a instituição

Gastronomia

Menu em 5 etapas será acompanhado de rótulos da vinícola italiana Castorani

Cinema

Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters) voltaram em 2021 com uma bela homenagem aos clássicos personagens, e a adição de um novo grupo. Com o sucesso, o...

Gastronomia

A competição no mercado de vinhos transcende o mero sabor e qualidade da bebida. Anualmente, vinícolas de todo o mundo se envolvem em uma...

Perfil

Conheça a trajetória dessa baiana de sucesso

Literatura

Na próxima terça-feira (16), Sandra Teschner, fundadora do Instituto Happiness do Brasil e certificadora do programa de Chief Happiness Officers, estará na livraria Escariz,...

Streaming

O cinema gosta de contar histórias que lembram a importância do jornalismo. Em geral são narrativas focadas no jornalismo investigativo como Todos os Homens...

Gastronomia

Granja União Merlot Rosé ganha rótulo especial para brindar a nova estação