Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Exposição

Aeroporto de Salvador recebe exposição Femina Áurea

Retratar a beleza de mulheres com deficiência física e mobilidade reduzida. Essa é a proposta da exposição fotográfica Femina Aurea, que entrou em cartaz no Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, no dia 19 de dezembro.

Com visitação gratuita no 10 pavimento, em frente à área de check-in, a mostra traz fotografias em preto e branco, reunindo visões artísticas de seis renomados fotógrafos baianos: Dione Tonheiros, Fábio Bouzas, Flávia Cirne, Homero Carrasco, Marcelo Veras e Ricardo Sena.

Com olhar sensível e apurado, os fotógrafos captaram a beleza feminina que não se alinha com o padrão estético corporal vigente na sociedade contemporânea. A concepção e a direção artística da mostra ficam por conta da produtora de moda Ana Vitória Fonsêca.

A ideia de criar o projeto surgiu a partir de um desafio vivenciado por Ana quando teve que criar uma coleção de roupas especificamente para pessoas com mobilidade reduzida e percebeu a importância de retratar esses corpos. A colunista, palestrante e consultora de imagem e comportamento Maria Medeiros assina a gestão cultural internacional.

Entre os objetivos da exposição, estão promover uma reflexão sobre o referencial de beleza atual, ampliar a representatividade das pessoas com deficiência, incentivar a valorização e o respeito à diversidade, à equidade de direitos e oportunidades e ao convívio social mais inclusivo.

Uma das fotos que compõem a exposição, intitulada “Liu”, da fotógrafa baiana Flávia Cirne, já obteve inclusive reconhecimento internacional, sendo premiada e escolhida como uma das 10 ganhadoras do EDDW19, concurso internacional de fotografias: “TOGETHER FOR INCLUSION”, organizado pelo IDCC, e percorrerá a Europa ao longo do ano de 2020.

Para a gerente de comunicação do Salvador Bahia Airport, Daniela Franco, receber a exposição é mais uma prova do compromisso do Aeroporto com a promoção da diversidade, da acessibilidade e da igualdade de oportunidades. “Além disso, representa uma maneira de transformar o nosso Aeroporto num espaço vivo, com programação cultural e valorização da cultura e da arte”, acrescenta.

Antes de aterrissar no Salvador Bahia Airport, a exposição já passou de forma itinerante pelo Salvador Shopping, Espaço Morar Mais, Teatro Castro Alves, Centro de Cultural da Câmara Municipal de Salvador, Prefeitura da cidade de São Paulo e Espaço Porto Salvador.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Gente

Toda renda do jantar do Amor será revertida para a instituição

Gastronomia

Menu em 5 etapas será acompanhado de rótulos da vinícola italiana Castorani

Cinema

Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters) voltaram em 2021 com uma bela homenagem aos clássicos personagens, e a adição de um novo grupo. Com o sucesso, o...

Gastronomia

A competição no mercado de vinhos transcende o mero sabor e qualidade da bebida. Anualmente, vinícolas de todo o mundo se envolvem em uma...

Música

Espaço oferece ainda Feijoada do Mar para acompanhar

Perfil

Conheça a trajetória dessa baiana de sucesso

Literatura

Na próxima terça-feira (16), Sandra Teschner, fundadora do Instituto Happiness do Brasil e certificadora do programa de Chief Happiness Officers, estará na livraria Escariz,...

Streaming

O cinema gosta de contar histórias que lembram a importância do jornalismo. Em geral são narrativas focadas no jornalismo investigativo como Todos os Homens...