Conecte com a gente

Decoração

TRPC Arquitetos recebe o artista Tiago Sant’anna em talk na CASACOR Bahia

Publicado

em

O escritório TRPC Arquitetos, comandado pelos jovens arquitetos Adalberto Vilela, Cecília Miscow, Vanessa Sampaio e Tiago Schultz, promove na próxima terça-feira, 3, às 19h, um bate-papo sobre a criação do “Loft do Colecionador”, projeto criativo, afetivo e inovador, que marca a estreia dos profissionais na mostra CASACOR Bahia, além do Coffeetown Salvador.

O evento irá contar com a presença do artista e curador Tiago Sant’anna, vencedor do prêmio FOCO ArtRio 2019. Suas obras fazem parte de grandes acervos públicos, como do MAM Bahia.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Decoração

CASACOR Bahia promove special sale no último fim de semana de visitação

Publicado

em

Em sua reta final essa semana, a CASACOR Bahia se transforma num grande showroom entre os dias 05 e 08 de dezembro em ação batizada de Special Sale. Nesse período, os móveis, objetos, produtos e artefatos expostos nos 33 ambientes da mostra estarão disponíveis para venda, e os visitantes poderão adquiri-los a preços com descontos exclusivos.

A ação representa uma oportunidade para o público levar para casa objetos sonhos de consumo e que serviram de inspiração para diferentes cenários, a preços menores do que os praticados em loja ou pelas respectivas marcas.

Os itens poderão ser escolhidos e reservados durante a visitação à CASACOR, mas a entrega ou retirada deve ser acordada diretamente com a equipe do arquiteto responsável pelo ambiente do qual o objeto faz parte. Vale destacar ainda que os produtos comprados só saem do local do evento após o dia 08 de dezembro, obedecendo o cronograma de desmontagem da mostra.

Continue Lendo

Decoração

Lina Bo Bardi inspira projeto de Wesley Lemos na CASACOR Bahia

Publicado

em

A “Casa de Vidro”, idealizada pelo arquiteto Wesley Lemos para CASACOR Bahia, foi inspirada na passagem de Lina Bo Bardi pela capital baiana. A arquiteta modernista ítalo-brasileira, Lina Bo Bardi, deixou um legado vinculado às artes e com olhar atento ao social na Bahia. Durante os cincos anos em que viveu em Salvador, Lina projetou e conservou alguns dos principais patrimônios da cidade, como o Solar do Unhão e o projeto Qati.

Primeiro projeto finalizado de Lina Bo Bardi, a Casa de Vidro é um marco na arquitetura moderna do Brasil. Suas grandes aberturas de vidro, a funcionalidade de sua estrutura e o indistinto contato com a natureza são características presentes no ambiente idealizado por Wesley Lemos.

Ao chegar na Casa de Vidro, o visitante se depara com uma arquitetura acessível, que apostou em técnicas construtivas de baixo impacto ecológico e escolhas de decoração que mostram a simplicidade aliada à elegância. O espaço privilegia a conexão do homem com a integração da natureza, em estilo de vida em um ambiente compacto com 40 m² bem distribuídos a favor da funcionalidade e bem estar.

Por conta do uso de materiais conscientes do projeto, a estrutura facilita a montagem e desmontagem da construção à decoração, destacando os vidros especiais com tecnologia japonesa da AGC e Norvidro da Artenele e madeiras de reflorestamento e manejo consciente da Venturoli Madeiras.

Maior ligação da casa de vidro com meio ambiente é a possibilidade de implantação da casa em várias paisagens brasileiras, seja no litoral, numa região ribeirinha, num espaço rural ou também numa metrópole em condôminos.

A relação da casa e homem é trazer a beleza natural abundante pra dentro do seu espaço cotidiano e sinalizar que nós não estamos tão distantes do planeta mais somos o planeta casa. Como queremos este mundo hoje, amanhã é pra nossas gerações futuras. Afetividade, sustentabilidade e tecnologia forma usados neste projeto para servir como favorecimento à relação homem e natureza.

A decoração também chama atenção por conta das peças de arte e design de Aristeu Pires e Estevão Toledo, da Bretton, que mostram que simplicidade no traço traz conforto e aconchego a casa. Garimpo em lojas de arte, como a Galeria M Depósito de Arte, valorizam nossa cultura indígena e fazem nos lembrar todos os dias que somos um povo da terra, ricos de sabedoria e crenças. 

A galeria de Aracaju trouxe peças de renomados artistas brasileiros, como a Mesa Peixe do artista Salvinho, da Ilha do Ferro, em Alagoas; fotografia do artista Gilmar Cruz e as figas com base em prata da artista Ju Balangandãs, da Bahia; colares em açaí das índias ribeirinhas e as sementes naturais, do Amazonas, e os guardiões protetores dos rios e dos povos ribeirinhos do artista Aloísio Alves, da Ilha do Ouro, em Sergipe. Já peças de cama, mesa e banho e objetos de decoração foram escolhidos nas lojas Luminata, Fonseca Shop e Tidelli Aracaju, oferecendo estilo e muita bossa ao projeto.

A “Casa de Vidro” poderá ser visitada até 30 de novembro, das 9h às 22h (segunda a sábado) e das 13h às 21h (domingo), no Salvador Shopping (G1), com acesso gratuito.

E, como não poderia deixar de ser, a preocupação latente com a Amazônia é abordada no ambiente em versão instagramável. O espaço desenvolvido por Wesley recorre ao hábito contemporâneo de registrar os momentos em imagens, oferecendo ao público um conteúdo visual impactante, chamando atenção para a importância da preservação, interação, conscientização e conexão com o meio ambiente.

O “Espaço Instagramável” poderá ser visitado até 8 de dezembro, das 15h às 22h (terça a sexta) e das 13h às 22h (sábados, domingos e feriados), no Horto Florestal (Rua Estácio Gonzaga, nº 210), com ingressos a partir de R$25 (meia).

Continue Lendo

Decoração

Cadeira Frei Egídio, de Lina Bo Bardi, é destaque no ‘Loft do Colecionador’

Publicado

em

A cadeira Frei Egídio, da renomada arquiteta modernista ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, é destaque no “Loft do Colecionador”, assinado pelo escritório TRPC Arquitetos para a CASACOR Bahia 2019. Idealizado pelos jovens arquitetos Adalberto Vilela, Cecília Miscow, Vanessa Sampaio e Tiago Schultz, o ambiente mescla móveis contemporâneos com antiguidades.

A cadeira cedida pelo MAM–BA foi projetada em 1987, por Lina Bo Bardi, Marcelo Suzuki e Marcelo Ferraz, para o Teatro Gregório de Mattos, em Salvador. O móvel foi pensado para ser dobrável, leve, confortável e ocupar o menor espaço possível. O nome Frei Egídio faz referência às cadeiras encontradas em conventos, além de ser uma homenagem de Lina ao frade que a convidou para projetar a Igreja Espírito Santo do Cerrado, em Uberlândia, na década de 1970.

O “Loft do Colecionador” é um ambiente repleto de arte e afetividade com a premissa de que todos colecionam memórias. O ambiente de 60 m² foi projetado para conferir privacidade sem abrir mão da integração dos espaços, harmonizando obras de arte de artistas nacionais e internacionais, artesanato e peças de design. O ambiente poderá ser visitado até 8 de dezembro, no Horto Florestal.

Continue Lendo

Mais lidas