Conecte com a gente

Decoração

Loft do Colecionador marca estreia do TRPC Arquitetos na CASACOR

Publicado

em

O escritório TRPC Arquitetos em sua estreia na edição baiana do maior evento de arquitetura e decoração do país, CASACOR, apresenta o “Loft do Colecionador”, ambiente repleto de arte e afetividade com a premissa de que todos colecionam memórias. O ambiente de 60 m² foi projetado para conferir privacidade sem abrir mão da integração dos espaços, harmonizando obras de arte de artistas nacionais e internacionais, artesanato e peças de design.

Os jovens arquitetos Adalberto Vilela, Cecília Miscow, Vanessa Sampaio e Tiago Schultz apostaram em um ambiente que mescla móveis contemporâneos com antiguidades, tais como uma cadeira do século 18 em palinha e marchetaria de madeira e a cadeira Frei Egídio original, desenhada por Lina Bo Bardi, cedida pelo MAM–BA, além de uma mesa multifuncional em três tons de mármore criada exclusivamente pelos arquitetos para a CASACOR Bahia.

Uma delicada jardineira sob as janelas amplia o espaço, integra suavemente o interior ao exterior trazendo luminosidade e verde ao ambiente, ressaltado pela profusão de tons terrosos. O verde se repete em diversos elementos em sincronia com as obras de arte, formando no quarto um ambiente monocromático e intimista.

Destaque também para seleção de obras de arte, que sobem até o teto, e da sobreposição dos tapetes orientais. O ambiente foi criado com 32 quadros, dentre eles obras da Galeria Roberto Alban, além de livros e objetos garimpados em lojas, feiras e viagens que integram a coleção particular dos arquitetos. A composição, harmônica e elegante, traduz o conceito de que dentro de uma casa cabe um planeta e um universo de possibilidades.

O ambiente poderá ser visitado até 8 de dezembro, das 16h às 22h (terça a sexta), 15h às 22h (sábados e feriados) e das 15h às 21h (domingo), no Horto Florestal (Rua Estácio Gonzaga, nº 210), com ingressos a partir de R$25 (meia).

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Decoração

CASACOR Bahia promove special sale no último fim de semana de visitação

Publicado

em

Em sua reta final essa semana, a CASACOR Bahia se transforma num grande showroom entre os dias 05 e 08 de dezembro em ação batizada de Special Sale. Nesse período, os móveis, objetos, produtos e artefatos expostos nos 33 ambientes da mostra estarão disponíveis para venda, e os visitantes poderão adquiri-los a preços com descontos exclusivos.

A ação representa uma oportunidade para o público levar para casa objetos sonhos de consumo e que serviram de inspiração para diferentes cenários, a preços menores do que os praticados em loja ou pelas respectivas marcas.

Os itens poderão ser escolhidos e reservados durante a visitação à CASACOR, mas a entrega ou retirada deve ser acordada diretamente com a equipe do arquiteto responsável pelo ambiente do qual o objeto faz parte. Vale destacar ainda que os produtos comprados só saem do local do evento após o dia 08 de dezembro, obedecendo o cronograma de desmontagem da mostra.

Continue Lendo

Decoração

TRPC Arquitetos recebe o artista Tiago Sant’anna em talk na CASACOR Bahia

Publicado

em

O escritório TRPC Arquitetos, comandado pelos jovens arquitetos Adalberto Vilela, Cecília Miscow, Vanessa Sampaio e Tiago Schultz, promove na próxima terça-feira, 3, às 19h, um bate-papo sobre a criação do “Loft do Colecionador”, projeto criativo, afetivo e inovador, que marca a estreia dos profissionais na mostra CASACOR Bahia, além do Coffeetown Salvador.

O evento irá contar com a presença do artista e curador Tiago Sant’anna, vencedor do prêmio FOCO ArtRio 2019. Suas obras fazem parte de grandes acervos públicos, como do MAM Bahia.

Continue Lendo

Decoração

Lina Bo Bardi inspira projeto de Wesley Lemos na CASACOR Bahia

Publicado

em

A “Casa de Vidro”, idealizada pelo arquiteto Wesley Lemos para CASACOR Bahia, foi inspirada na passagem de Lina Bo Bardi pela capital baiana. A arquiteta modernista ítalo-brasileira, Lina Bo Bardi, deixou um legado vinculado às artes e com olhar atento ao social na Bahia. Durante os cincos anos em que viveu em Salvador, Lina projetou e conservou alguns dos principais patrimônios da cidade, como o Solar do Unhão e o projeto Qati.

Primeiro projeto finalizado de Lina Bo Bardi, a Casa de Vidro é um marco na arquitetura moderna do Brasil. Suas grandes aberturas de vidro, a funcionalidade de sua estrutura e o indistinto contato com a natureza são características presentes no ambiente idealizado por Wesley Lemos.

Ao chegar na Casa de Vidro, o visitante se depara com uma arquitetura acessível, que apostou em técnicas construtivas de baixo impacto ecológico e escolhas de decoração que mostram a simplicidade aliada à elegância. O espaço privilegia a conexão do homem com a integração da natureza, em estilo de vida em um ambiente compacto com 40 m² bem distribuídos a favor da funcionalidade e bem estar.

Por conta do uso de materiais conscientes do projeto, a estrutura facilita a montagem e desmontagem da construção à decoração, destacando os vidros especiais com tecnologia japonesa da AGC e Norvidro da Artenele e madeiras de reflorestamento e manejo consciente da Venturoli Madeiras.

Maior ligação da casa de vidro com meio ambiente é a possibilidade de implantação da casa em várias paisagens brasileiras, seja no litoral, numa região ribeirinha, num espaço rural ou também numa metrópole em condôminos.

A relação da casa e homem é trazer a beleza natural abundante pra dentro do seu espaço cotidiano e sinalizar que nós não estamos tão distantes do planeta mais somos o planeta casa. Como queremos este mundo hoje, amanhã é pra nossas gerações futuras. Afetividade, sustentabilidade e tecnologia forma usados neste projeto para servir como favorecimento à relação homem e natureza.

A decoração também chama atenção por conta das peças de arte e design de Aristeu Pires e Estevão Toledo, da Bretton, que mostram que simplicidade no traço traz conforto e aconchego a casa. Garimpo em lojas de arte, como a Galeria M Depósito de Arte, valorizam nossa cultura indígena e fazem nos lembrar todos os dias que somos um povo da terra, ricos de sabedoria e crenças. 

A galeria de Aracaju trouxe peças de renomados artistas brasileiros, como a Mesa Peixe do artista Salvinho, da Ilha do Ferro, em Alagoas; fotografia do artista Gilmar Cruz e as figas com base em prata da artista Ju Balangandãs, da Bahia; colares em açaí das índias ribeirinhas e as sementes naturais, do Amazonas, e os guardiões protetores dos rios e dos povos ribeirinhos do artista Aloísio Alves, da Ilha do Ouro, em Sergipe. Já peças de cama, mesa e banho e objetos de decoração foram escolhidos nas lojas Luminata, Fonseca Shop e Tidelli Aracaju, oferecendo estilo e muita bossa ao projeto.

A “Casa de Vidro” poderá ser visitada até 30 de novembro, das 9h às 22h (segunda a sábado) e das 13h às 21h (domingo), no Salvador Shopping (G1), com acesso gratuito.

E, como não poderia deixar de ser, a preocupação latente com a Amazônia é abordada no ambiente em versão instagramável. O espaço desenvolvido por Wesley recorre ao hábito contemporâneo de registrar os momentos em imagens, oferecendo ao público um conteúdo visual impactante, chamando atenção para a importância da preservação, interação, conscientização e conexão com o meio ambiente.

O “Espaço Instagramável” poderá ser visitado até 8 de dezembro, das 15h às 22h (terça a sexta) e das 13h às 22h (sábados, domingos e feriados), no Horto Florestal (Rua Estácio Gonzaga, nº 210), com ingressos a partir de R$25 (meia).

Continue Lendo

Mais lidas