Conecte com a gente

Viagem

Conheça 5 pratos incríveis com bacalhau para provar no Centro de Portugal

Publicado

em

O bacalhau é um peixe tipicamente português, estando presente na gastronomia do país inteiro. Mas é no Centro de Portugal que ele ganha seu lugar de honra, principalmente em Ílhavo, cidade que construiu um museu dedicado à sua história e que fica a 100 quilômetros de Porto.

O Museu Marítimo de Ílhavo conta como o peixe foi importante em uma época em que os portugueses passavam por escassez de alimentos. Como o bacalhau passa por um processo de salga e secura, ele durava mais tempo e chegava aos recantos mais longínquos do interior do país. Por isso e pelo fato de a pesca nos mares frios do norte ser perigosa na época, os pescadores de bacalhau eram verdadeiros heróis nacionais.

Com o bacalhau em abundância e outras carnes em falta, não é de se espantar que os portugueses tenham explorado a criatividade e criado centenas de pratos diferentes com o peixe. Listamos abaixo cinco deles para provar no Centro de Portugal, charmosa região que abrange cidades como Coimbra, Aveiro, Viseu e Fátima.

Bacalhau à Lafões

Uma versão do bacalhau empanado e assado em postas, com batatas, ovos cozidos, alho, cebola e, é claro, muito azeite. O melhor lugar para provar esta iguaria é Viseu ou alguma das cidades próximas, já que foi ali que ela surgiu.

Arroz de bacalhau

Este maravilhoso refogado de arroz, bacalhau, azeite, cebola e tomate é um prato cremoso e de dar água na boca. O resultado é absolutamente imperdível!

Caldeirada de Bacalhau

As caldeiradas são tradicionais em Portugal. Nada mais são que um ensopado que leva pão entre os ingredientes. A de bacalhau encanta pelos temperos e sabores, e leva o lombo do peixe, batata, tomate, pimentão, cebola, alho, louro e coentro – e não usa pão no preparo. As caldeiradas de peixe são uma especialidade da cidade de Aveiro.

Bacalhau à Lagareiro

O bacalhau à Lagareiro é cozido no leite e depois assado com azeite, assim como as batatas que são servidas junto.

Bacalhau gratinado

Não há como errar com um peixe delicioso coberto por um molho branco e que fica melhor ainda no forno. Há diversas maneiras de gratinar o bacalhau e todas elas são excelentes. Versões recheadas com batata doce e pão ou espinafres e queijo estão entre as favoritas.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Viagem

Conheça 8 experiências em viagens mais inusitadas para 2020

Publicado

em

Musement, plataforma digital global de descoberta de passeios e atrações no mundo, reuniu algumas das experiências mais inusitadas para os viajantes pelo mundo.

Com sede em Milão, a empresa atende a mais de 1.000 destinos em 70 países, e oferece desde visitas guiadas e exclusivas, à degustações gastronômicas, acesso à eventos esportivos e atividades de bem-estar para mais de 50 mil pessoas no mundo a cada mês.

Confira abaixo a lista completa:

1. Mistérios escondidos da Cidade Luz

Paris reúne algumas das atrações mais icônicas da França, como a Torre Eiffel, a catedral de Notre Dame e o Arco do Triunfo. Mas enquanto os olhos dos turistas brilham por esses lugares, uma obra intensa segue os espectadores por todos os lados. Pelo menos é o que dizem do misterioso olhar da Mona Lisa, obra prima de Leonardo da Vinci, exposta no Museu do Louvre.

Em um tour a pé pela cidade, caminhando ao longo do rio Sena, é possível coletar evidências de diferentes épocas e resolver o misterioso assassinato da famosa Mona Lisa. 

2. Caça aos tesouros de Berlim

Partindo do relógio da Alexanderplatz, o tour convida a descobrir os principais fatos e curiosidades da capital alemã com um divertido jogo, muito recomendado para famílias com crianças. Cada participante recebe uma caixa contém com 16 envelopes com instruções, enigmas e cartões informativos.

Ao resolver um enigma, você recebe um número, que revela o próximo envelope a ser aberto. Além disso, os turistas recebem informações detalhadas sobre a história dos lugares, seu uso atual e muito mais sobre as atrações.

3. Imersão cultural em Bali, na Indonésia

Por mais de mil anos, os fiéis hindus foram atraídos ao Pura Tirta Empul (Templo da Água Benta), onde, de acordo com a crença, as fontes sagradas foram criadas pelo Deus Indra e possuem propriedades curativas. Conheça a ilha da Indonésia além das praias e montanhas vulcânicas, e mergulhe no estilo de vida e cultura balineses. Você também terá a chance de receber uma bênção e experimentar uma sessão de leitura de mãos.

4. Explore os sabores locais de Bangkok, na Tailândia

Mais do que a oportunidade de conhecer novas paisagens, viajar também permite descobrir sabores locais. Com mais de 200 anos, a comunidade da Chinatown de Bangkok, é rica em tradições tailandesas-chinesas e comidas deliciosas. Fuja dos restaurantes turísticos, e explore os sabores únicos servidos pelos vendedores locais, além de visitar os principais pontos da cidade entre uma mordida e outra!

5. Passeando de buggy pelo vulcão Etna

Localizado na Sicília, Itália, o Etna é o vulcão em atividade mais importante na Europa e um dos mais altos do mundo, com 3.300 metros de altura. Suas erupções são frequentes ocorrendo há pelo menos 2.700 anos. Chegue pertinho dele e sinta a adrenalina de conduzir um buggy para cima e para baixo nas encostas do monte, claro, seguindo as instruções de um guia especializado.

6. Por trás das cenas da Broadway

Os amantes de musicais têm a chance de vivenciar uma experiência exclusiva passeando com um time de Insiders da Broadway (atores, membros da equipe e professores de teatro), que trazem momentos e curiosidades dos bastidores e dos artistas.

Criado em colaboração com o Disney Theatrical Group, o passeio traz uma mistura entre as histórias das produções, com um toque de magia da Disney, incluindo detalhes sobre produções como A Bela e A Fera, Mary Poppins, Aladdin e O Rei Leão. A experiência conta ainda com um tour no New Amsterdam Theater, que estará aberto somente para esta visita guiada especial.

7. Safári marítimo no Quênia

Quando pensamos em ir à África a primeira coisa que vem à mente são os safáris entre os grandes reis da selva na paisagem desértica. Mas em um safári marítimo na magnífica ilha Wasini, é possível observar golfinhos e fazer um mergulho guiado pelas águas protegidas do Quênia, conhecendo uma variedade de espécies de peixes e corais.   

8. Lucha Libre no México

Lucha Libre surgiu no século XIX, e foi se adaptando aos gostos e imagens dos mexicanos. A luta, que é encenada, mas muito divertida, conta com personagens e personalidades que usam máscaras coloridas para esconder a identidade, ou também mantém os cabelos longos para se distinguir. Uma das tradições mais populares no México é um espetáculo que merece entrar no roteiro dos viajantes.

Continue Lendo

Viagem

Roteiro de Páscoa da Costa Cruzeiros tem atrações exclusivas para todas as idades

Publicado

em

Inédito na América do Sul, o roteiro de Páscoa da Costa Cruzeiros é uma excelente opção para o brasileiro curtir o feriado com toda a família a bordo de um navio de cruzeiro. A companhia marítima anuncia uma série de atrações capazes de agradar os hóspedes de todas as idades. 

Durante oito noites, o mega navio Costa Fascinosa ganhará uma decoração temática. As crianças serão convidadas a participar e interagir em diferentes atividades. A programação infantil inclui caça ao tesouro; pintura facial, oficina de pintura de ovos, e quizzes com a presença dos pais e familiares. 

Também serão realizadas uma festa temática com música ao vivo e duas missas, uma na Sexta-Feira Santa (10 de abril) e a outra no Domingo de Páscoa, no dia 12 de abril. Ainda durante o cruzeiro, o hóspede terá a possibilidade de reservar serviços exclusivos. Entre eles: tratamentos no spa à base de chocolate; e degustação de doces e coquetéis especiais no Chocolate Bar

A gastronomia promete ser um capítulo à parte nessa viagem. Menus customizados serão servidos nos jantares da Sexta-Feira Santa e da Páscoa. O bacalhau cozido à portuguesa, tradicionalmente preparado pelos brasileiros na Sexta-Feira Santa, será a estrela dos cardápios disponíveis na data tanto no almoço quanto no jantar. Já no Domingo de Páscoa, o hóspede poderá saborear um café da manhã temático. Colomba Pascal, ovos de chocolate, e diferentes tipos de doces com chocolate irão compor o buffet matinal. 

Com embarque em Santos, o cruzeiro de Páscoa no navio Costa Fascinosa parte no dia 6 de abril e, em oito noites, visita as capitais da Argentina e do Uruguai. O Costa Fascinosa tem capacidade para 3.800 hóspedes e reúne cinco piscinas, sete jacuzzis, 13 bares, cassino, teatro, cinema 4D, e o Spa Samsara, ambiente dedicado ao relaxamento e ao bem-estar. 

Continue Lendo

Viagem

Cinco motivos para curtir o Carnaval na Ilha da Madeira

Publicado

em

Uma das festas mais coloridas e animadas realizadas na Ilha da Madeira está chegando. O Carnaval madeirense neste ano acontece entre 19 de fevereiro e 1º de março e, mais uma vez, irá enfeitar a ilha com muito brilho, plumas e cores.

Todos os anos, muitos visitantes desembarcam no destino para conferir a agenda completa de celebrações que misturam as tradicionais máscaras e fantasias com as influências carnavalescas de todo o mundo, incluindo o samba do Brasil. Confira cinco motivos para não perder esse espetáculo.

Uma das celebrações que inspirou o Carnaval do Brasil

Apesar de incluir influências da comemoração brasileira, como o samba, é muito provável que emigrantes madeirenses que chegaram em terras tupiniquins no século 16 tenham contribuído com suas tradições e costumes para o Carnaval brasileiro, uma das maiores festas culturais do mundo e que foi criada durante o período de colonização. 

Um tema diferente para cada dia

Com uma agenda completa de atrações em Funchal, capital da Ilha da Madeira, cada dia possui um tema diferente. No primeiro sábado, dia 22, a principal atração do Carnaval da Madeira é o desfile de carros alegóricos, que reúne milhares de foliões na Avenida do Mar e nas Comunidades Madeirenses. Entre veículos multicoloridos, passistas e bailarinos fantasiados fazem coreografias e dançam ritmos contagiantes.

Na segunda-feira (24), celebra-se a “Noite dos Hippies”, que convida os participantes a se fantasiarem com roupas e máscaras alusivas ao tema. Já na terça-feira (25), o Cortejo Trapalhão toma conta das principais ruas e, semelhantes aos bloquinhos brasileiros, é aberto para qualquer participante.

Não é só para adultos

A comemoração também inclui a criançada na programação. Na primeira sexta-feira (21), acontece o desfile das crianças, provenientes de diferentes escolas do Funchal. Os pequenos foliões utilizam máscaras confeccionadas por eles mesmos, além de fantasias de vários tipos, resultando em um cortejo cheio de ternura e criatividade.

É um evento gratuito

Todos os desfiles de rua da programação do Carnaval são abertos ao público e convidam visitantes e locais a desfrutarem de uma festa multicolorida e se divertirem aos ritmos contagiantes.

É realizado no Melhor Destino Insular do Mundo

Escolhida pela quinta vez consecutiva com o título dado pelos World Travel Awards, a Ilha da Madeira reserva experiências enriquecedoras a qualquer viajante. Por isso, além do Carnaval, o turista poderá aproveitar todas as atrações do destino, como uma excelente oferta hoteleira, em maioria cinco estrelas, a saborosa gastronomia e as vistas impressionantes, perfeitas para admirar as belezas naturais e relaxar após os dias intensos de folia.

Continue Lendo

Mais lidas