Conecte com a gente

Tecendo Ideias

Estampas geométricas são modernas e divertidas

Publicado

em

No século XX por influência da OP ART  a estampa Geométrica foi muito valorizada por permitir uma infinidade de combinações e formas.Esse período determinou um momento de transformação em vários seguimentos tais como  Arquitetura,  Moda,  Design de Móveis,  Indústria Automobilística,  criação de Joias e etc.

A simetria, as linhas retas, círculos, semi-círculos, cores intensas são características  marcantes e referências para a criação do desenho ou mesmo a estampa Geométrica. Linhas Geométricas é tendência semmmmpre, tem lugar cativo em qualquer época do ano.

É um desenho clássico ,atemporal .Combina fácil com outras estampas. Fica a seu critério incorporar no seu ambiente estofando uma poltrona ,colocando um objeto ou mesmo forrando  uma parede para dar  um destaque no local.O fato é que não tem erro. Fica show! 

Super atual que pode ser encontrada como Estampa ou como Trama nos Tecidos, Papel de parede, Tapetes ou mesmo nas Obras de Arte. Prismas dão um “q” Futurista, Zig-Zag ou Chevron ou Missoni dão amplitude  e os Círculos um “ar” Retrô. Segue a dica!

Grandes estilistas como Yves Saint Lauren r criou o primeiro  vestido Tubinho com Estampa Geométrica  inspirado no quadro de Piet Mondrian, Pucci  desenhou uma coleção de maiôs e roupas esportivas, Hèrmes lançou uma coleção inteira de bolsas e carteiras maravilhosas com essa mesma “pegada”. Portanto vai fundo dê asas à imaginação! Estampa Geométrica dá um “up” na sua decoração.Acredite !

Continue Lendo
2 Comentários

2 Comments

  1. Anair

    6 de novembro de 2019 em 01:00

    Muito interessante as figuras geométricas na decoração. Um olhar que não tinha tido antes. Adorei Ana. Parabéns. 👏👏👏❤️

  2. Fernanda Sá

    6 de novembro de 2019 em 12:57

    São lindas as estampas inspiradas na obra de Piet Mondrian. Adoro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecendo Ideias

Tecido sustentável é a bola da vez

Publicado

em

Hoje, no mercado de Decoração e Moda, a palavra do momento é consumo consciente. Existem várias maneiras de se  fazer uso  do Tecido Sustentável também chamado de Tecido Ecológico. São esses  fabricados à partir  de reciclagem de materiais seguindo padrões ecológicos para diminuir o impacto ambiental “Produção Mais Limpa”.

Toneladas de Tecidos são descartados anualmente ao redor do mundo. Se considerarmos os 3 Rs, Reduzir, Reciclar e Reutilizar, o aumento da vida útil do Tecido, diminuiremos o consumo dos recursos naturais do planeta. Temos que pensar Verde! Pensar no meio ambiente.

Quando falamos em Tecidos sustentáveis lembramos logo da  garrafa Pet reciclada ou algodão orgânico, mas existem outras fibras por aí. Por exemplo, a planta Urtiga serve para construir Tecidos. É considerada a mais sustentável de todas por ser muito forte, elástica, retarda chamas e ainda anti-bactericida, cresce facilmente e é renovável. Fibra de coco, na indústria automobilística, substitui o poliuretano para estofamentos e painéis de carros. 

Esses Tecidos podem ser usados também para revestimento de parede, para efeito de boa acústica ou mesmo como decoração,  tapetes, estofamento de sofás, poltronas, cadeiras, cabeceira de cama e cortinas.

A exemplo disso existem várias empresa de Tecidos  ou que lidam indiretamente com Tecidos  que já estão  algum tempo  com o pensamento “Eco-Friendly”. Banco de Tecidos, Eco Simple são empresas que  reúnem restos de Tecidos e constroem novos Tecidos.

Hunter Douglas trabalha com  resíduos do fundo do mar chamados de SEA-TEX para confecção das cortinas. JRJ utiliza  lonas de caminhão , algumas  até são bordadas, Tecidos de juta que são usados para sacaria estão nas cortinas, mesas de festa e  embalagens. 

Em Santa Catarina, as aparas das malharias e das fábricas de papel  são reutilizadas nas fábricas  de roupas, objetos de decoração e até bijuterias. Esses resíduos são separados por cor portanto não havendo a necessidade de novo  tingimento e, a partir daí, surgem novos tecidos que são usados na indústria moveleira. Tecidos Ecológicos revestem sete mil cadeiras no Maracanã!

Paulo Alves, designer de móveis, Mauricio Arruda, arquiteto, Ronaldo Fraga, estilista,  citando alguns, desenvolveram coleções maravilhosas de  Tecidos , móveis, tapetes e também de roupas que estão fazendo o maior sucesso. Grandes marcas de sapatos também com o mesmo pensamento Verde. Acredite!

Continue Lendo

Tecendo Ideias

Invista no Tecido acrílico

Publicado

em

Vamos aproveitar a chegada do Verão e dar um “up” na decoração da varanda ,da casa de praia, do espaço gourmet, ou  do gazebo ,seja lá onde  que for…

Esses ambientes são gostosos para se  desfrutar bons momentos com a família,reunir amigos, passar as férias ou mesmo “domingar”. Todos nós sabemos como é difícil a manutenção dessas áreas externas.

Normalmente, os móveis são de madeira teca ou de fibra sintética como as cordas náuticas para suportar  sol, água , chuva  e poeira. Afinal, conforto, praticidade e durabilidade são itens importantes.

A escolha do Tecido é fundamental pois  o mesmo  sofre desgaste com o tempo de uso, sua cor deve permanece por alguns verões! Seu toque deve ser macio e com bastante  resistência. São Tecidos  sintéticos  de fibra acrílica cujas as características  devem se  levar em conta. Não absorvem água pois  seu fio já vem impermeabilizado, resistem ao sol intenso , não “grudam” no corpo pois respiram,  alguns possuem  até anti – repelente.

Os Tecidos náuticos estão cada vez ampliando suas funções. Alguns tem textura chamados de “falsos lisos”com diferentes tramas e gramaturas. Quanto às estampas. UAUUUU cada uma mais linda que a outra são florais, listrados, abstratos. 

Usem e abusem dos Tecidos acrílicos  também no quarto infantil , aplicando na parede da sala , home theater, sala de TV em estofados,  nas cortinas, almofadas etc…

Dê preferências a tons claros porque mesmo sendo de fibra acrílica ,cores escuras não resistem nosso Sol da Bahia. Acredite!

Continue Lendo

Tecendo Ideias

Estampa Figurativa é divertida, alegre e descolada

Publicado

em

Tudo começou com o estilo “CHINOISERIE”, estilo oriental vindo da China e de outros países asiáticos que influenciou na arte e na arquitetura na Europa.

Nos séculos XVII e XIX, esses desenhos de inspiração chinesa se misturavam com o estilo Rococó que dominava naquela época. Na Inglaterra e na França, se fez presente nos objetos de decoração, nas porcelanas, nos móveis e logo, logo aparecem nos Tecidos.

Os consumidores europeus estavam ávidos por peças coloridas, exóticas e que fossem resistentes à luz , ao uso e as lavagens.Chegavam estampas com desenhos variados aplicados nas suas superfícies por processos industriais ou artesanais como pinturas e bordados.

Conta a lenda que, por “exigência” de Napoleão, estava proibida a entrada de qualquer objeto e Tecidos com estampas chinesas ou que remetessem à paisagens orientais. Espírito patriótico à flor da pele!

Surge então nossa conhecida estampa Toile de Jouy, com cenas de crianças brincando no jardim, casais enamorados embaixo das árvores, paisagens locais e até mesmo cenas históricas contando a vida na França.

No Brasil, existem vários Tecidos com esse tipo de estampa mas o meu favorito é a Coleção BRASILIANA desenhada pelos queridos Atílio e o saudoso Gregório que é um sucesso! Retrata várias fases do Brasil e cidades brasileiras de um jeito incrível, uma obra de arte.

Esse tipo de estampa chama-se Figurativo porque possui elementos reais como pessoas, animais, objetos, carros, frutas etc…

Eu acho essa estampa divertida, alegre e descolada. Não está ligado a nenhum estilo. Atemporal total! Vai bem em quarto infantil, escritório, lavabo, suíte de casal, forrando parede, estofando, poltrona, puff e até mesmo na colcha de cama fica maravilhoso. Aproveite para ousar no seu decór.

Nas passarelas, estilistas como Dolce Gabanna e Roberto Cavalli lançaram coleções usando Estampa Figurativa. Decoração e Moda de mãos dadas sempre. Acredite!

Continue Lendo

Mais lidas