Conecte com a gente

Viagem

Conheça os novos Caminhos de Santiago no Alentejo, em Portugal

Publicado

em

Localizado ao norte da Península Ibérica, Santiago de Compostela, na Espanha, é um dos mais emblemáticos destinos de peregrinação e turismo religioso, reconhecido no mundo inteiro. Todos os anos, os Caminhos de Santiago levam milhares de peregrinos a conhecerem paisagens magníficas, em trajetos cheios de fé, contato com a natureza e experiências enriquecedoras, desbravando diferentes lugares e países, como Portugal.

Dotado de um rico e centenário patrimônio religioso, o Alentejo possui uma forte ligação com a Ordem de Santiago, já que a região foi conquistada com o seu auxílio, e acaba de investir no lançamento de três novos percursos: o Caminho Central, o Caminho Nascente e o Caminho da Raia.

No total, são 1.400 quilômetros de trilhas completamente sinalizadas, seja de forma física ou digital, partindo da fronteira no extremo sul da região rumo ao norte. Os percursos exploram os mais belos panoramas, tradições e patrimônio da maior e mais autêntica região de Portugal. Pelo trajeto, que pode durar até 30 dias de caminhada, ainda estão espalhados pontos de apoio e para a obtenção da Credencial do Peregrino e carimbos.

Castelo de Mértola

A rota do Caminho Central tem 570 quilômetros de extensão e leva o peregrino a descobrir o lado oeste do Alentejo e suas encantadoras vilas. Com 19 etapas, o percurso tem início em Santa Cruz e segue por Almodôvar, que abriga o Convento da Nossa Senhora da Conceição, fundado em 1680, com seus altares de talha dourada. Em Castro Verde, a rota se divide em duas e dá a opção para aqueles que querem seguir ainda mais perto do litoral do Alentejo, passando por Ourique e Cercal. O caminho ainda compreende as cidades de Santiago de Cacém e Alcácer do Sal, sede santiaguista em Portugal e com rico patrimônio que remete ao tema.

Já o Caminho Nascente possui 400 quilômetros e 19 etapas. Tem início em Mesquita e segue para Mértola, uma vila peculiar que já foi uma cidade romana, mas também capital de um reino árabe. Sua antiga mesquita e atualmente Igreja Matriz de Mértola reúne as diferentes culturas em sua construção. Além disso, seu castelo já foi sede da Ordem de Santiago, no século 14, e vale uma visita. O percurso também visita as cidades de Beja, com sua Torre de Menagem de 40 metros de altura, Évora, a principal cidade do Alentejo que é um verdadeiro museu a céu aberto, Evoramonte e Estremoz.

Previsto para ser inaugurado em dezembro, o Caminho da Raia será um percurso de 310 quilômetros com orientação exclusivamente digital, que passará por icônicos destinos alentejanos localizados na fronteira com a Espanha. Com início em Mértola, o trajeto segue para Serpa, Moura e Mourão até chegar em Reguengos de Monsaraz, meca dos vinhos alentejanos, pois abriga diversas vinícolas. No topo de um monte, a vila de Monsaraz tem vistas impressionantes do Alqueva, maior lago artificial da Europa. O caminho ainda passa por Vila Viçosa, Elvas, Campo Maior, Portalegre, Marvão e Castelo de Vide.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Viagem

Ano Novo: os destinos que nunca saem de moda

Publicado

em

Qual é o destino ideal para receber o ano de 2020? Praia ou cidade? Com neve ou com sol de verão? É melhor comemorar em um destino nacional ou em outro continente? As opções são inúmeras. Por isso, a Abreu, especialista em levar turistas para os melhores destinos ao redor do globo, preparou uma lista das cidades que sempre são uma boa opção para fazer a contagem regressiva e receber o novo ano.

Nova York

Cenário de inúmeros filmes sobre o Réveillon, Nova York ganha um brilho especial durante essa época de festas. As pistas de patinação no gelo, a decoração em toda a cidade, as feiras de fim de ano e, principalmente, o espetáculo “The Ball Drop”, em que a famosa bola da Times Square cai para anunciar a chegada de um novo ano, fazem desse destino sempre uma boa escolha.

Ilha da Madeira

Localizada em meio ao Oceano Atlântico, essa ilha portuguesa encanta com sua agenda de festas religiosas e cheias de tradição. Além das típicas Missas do Parto, a ilha recebe atividades esportivas, noites de apresentações culturais e musicais, além de um show de fogos que já foi reconhecido pelo Livro dos Recordes Guinness como o maior espetáculo de fogos de artifício do mundo.

Paris

Se Paris é conhecida como a Cidade Luz, pode ter certeza que ela fica ainda mais especial durante o fim do ano. Ver a queima de fogos na famosa avenida Champs Elyseés, assistir às projeções de imagens e vídeos no Arco de Triunfo ou presenciar o emocionante show de luzes da Torre Eiffel são as experiências mais recomendadas pela Abreu.

Dubai

O show de fogos em Dubai merece um capítulo à parte. É um dos mais impressionantes do mundo e pode ser apreciado a partir de diferentes pontos da cidade. Os mais conhecidos são os edifícios Burj Khalifa e o Burj Al Arab ou a praia Jumeirah Beach, que oferecem uma vista incrível dos fogos e das diferentes projeções que fazem parte do espetáculo.

Trancoso

Próximo a Porto Seguro, na Bahia, Trancoso tem a grande vantagem de reunir paisagens deslumbrantes e muita natureza com agito e várias festas para comemorar o Réveillon. A Abreu ressalta que o famoso Quadrado do destino reúne muitas opções gastronômicas e bares de primeira qualidade.

Rio de Janeiro

Foto: Luciola Vilela

Passar o fim de ano no Rio de Janeiro é uma experiência que todo brasileiro deveria viver. Fazer a contagem regressiva e pular as sete ondas em Copacabana é ainda mais especial acompanhado pelo show de fogos de artifício, que é transmitido ao redor do mundo, tamanha sua importância. Depois da meia-noite, a festa continua com espetáculos musicais e apresentações culturais.

Fernando de Noronha

Foto: Bruno Lima

Queridinho dos famosos, o Réveillon em Noronha ganhou mais força nos últimos anos graças às festas luxuosas realizadas na ilha. Além das comemorações de Ano Novo, a Abreu destaca que Noronha sempre é um destino que vale a pena para os amantes da natureza ou simplesmente para quem quer relaxar junto a um mar cristalino.

Continue Lendo

Viagem

Réveillon na Ilha da Madeira: tradição e uma festa digna de Livro dos Recordes

Publicado

em

O fim do ano se aproxima e com ele a busca pelo destino ideal para passar o Réveillon. Em meio ao Atlântico, a Ilha da Madeira se prepara para receber turistas do mundo todo com decoração, luzes e uma agenda cheia de comemorações. Unindo as tradições da ilha portuguesa aos costumes religiosos, o resultado são várias semanas de festas inesquecíveis e ideais para receber 2020.

A festa de fim de ano na Ilha da Madeira começa com as Missas do Parto que, entre os dias 16 e 24 de dezembro, reúnem fiéis para festejar o nascimento de Jesus Cristo. Além do seu lado religioso, a comemoração chama a atenção também pelo seu lado recreativo. Ao final da missa, os participantes são convidados a compartilhar de comes e bebes típicos da região.

No dia 23 de dezembro, a Ilha da Madeira realiza a Noite do Mercado, onde turistas e moradores encontram flores, frutas, doces, comidas e bebidas típicas e todos os produtos ideais para uma ceia natalina. Ao cair da noite, podem terminar o dia de compras com um espetáculo de música tradicional, protagonizado pelos moradores da ilha. Os mais animados podem continuar a festa nas ruas próximas ao mercado, onde as comemorações se prolongam até a madrugada.

Para os esportistas, a ilha também conta com uma das mais antigas provas de atletismo de toda a Europa. Realizada no dia 28 de dezembro, a Volta à Cidade do Funchal atrai inúmeros atletas amadores e profissionais do cenário nacional e internacional e traz um pouco de adrenalina às celebrações da ilha.

Em meio a todos esses eventos, os turistas também podem apreciar as tradicionais bandas filarmônicas que atuam nas principais ruas da capital madeirense com sua sinfonia alegre.

Livro dos Recordes

Para fechar o ano, a chave de ouro: na noite de 31 de dezembro, a Ilha da Madeira realiza seu famoso show de fogos de artifícios, que já foi reconhecido pelo Livro de Recordes do Guiness como o maior espetáculo de fogos de artifício do mundo.

São aproximadamente oito minutos que, além da queima de fogos, contam com apresentações culturais, artísticas e religiosas, em uma grande festa para receber com muita energia a nova década.

Continue Lendo

Viagem

Kontik Teen lança novo roteiro para a Disney em 2020

Publicado

em

A Kontik Teen lança um novo roteiro teen para a Disney em 2020. Com o slogan “Chegou a sua vez de conhecer a Disney”, a agência de viagens redefiniu o pacote que se tornou um sonho compartilhado entre pais e adolescentes, inovando nas condições de pagamento, nas experiências da viagem e no modo de acessá-las. Com isso, apresenta o pacote New Disney Express, que promete ser um marco nos roteiros da temporada das férias de Junho.

O New Disney Express vai reunir a exclusividade e a experiência proporcionada pela agência do Nordeste que mais levou adolescentes à Orlando, com acompanhamento diferenciado de staff, visita aos principais parques do Complexo e experiências únicas como a festa de 15 anos realizada durante a viagem. Além destas, outra grande novidade está no preço – nunca praticado no mercado, e passível de divisão em 12 parcelas de R$1.000,00.

Para a Diretora Executiva da Kontik Teen, Verena Kirchhoff, o lançamento é motivo para múltiplas celebrações: “A Kontik sempre teve em seu DNA a criatividade, e sempre foi a líder em criar as tendências. E os dias atuais pedem novos formatos. Foi como chegamos à concepção do New Disney Express, um novo roteiro que se adequa perfeitamente aos dias atuais, mas que, acima de tudo, renova as experiências incomparáveis da Trip dos Sonhos”.

Continue Lendo

Mais lidas