Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Juliana Chieppe revela mitos e verdades sobre cuidados com a pele

Quando se trata de cuidado com a pele, são muitas as suposições que cercam o imaginário popular. Da ideia que comer chocolate dá espinhas à de que compressas de pepino evitam o envelhecimento. É para confirmá-las ou negá-las de uma vez por todas, que a Dra. Juliana Chieppe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) esclarece a veracidade desses pensamentos.

O primeiro tema abordado é justamente um dos mais populares: chocolate x espinhas. Dra. Juliana explica que o chocolate em si não causa espinhas, mas sim o alto índice de açúcar no mesmo. Chocolates com pouco teor de açúcar, principalmente o amargo, contém antioxidantes que são benéficos para o organismo, previnem doenças cardiovasculares e envelhecimento precoce.

Ainda no campo alimentício, uma crença comum é a de que o leite de vaca piora a acne. Diferente da falácia do chocolate, o leite de vaca realmente é prejudicial nesse aspecto. Entretanto, muitos acham que o efeito é decorrente da lactose, quando na verdade, vem do excesso do hormônio que o leite tem. Esses hormônios são convertidos pelas nossas enzimas, afetam a produção de sebo, pioram a oleosidade e a acne.

Outra teoria popular, é que o uso de compressas de pepino nos olhos reduz inchaços e olheiras, e que contribui para o rejuvenescimento da face. Segundo Dra. Juliana, o pepino pode realmente estimular a pele e reduzir o inchaço, já que contém propriedades hidratantes. Todavia, a especialista considera um exagero a ideia de que ele retarda o envelhecimento, já que, no máximo, ele favorece a circulação.

Por fim, uma das crenças mais aceitas é de que a água termal ajuda a hidratar a pele. A hipótese não está completamente errada, pois segundo a dermatologista, a água termal pode ser uma aliada na hidratação. Todavia, seus maiores benefícios são suas propriedades anti-inflamatórias; melhorando inflamações e irritações em peles sensibilizadas pelos procedimentos dermatológicos ou doenças, tais como: dermatite atópica, rosácea, psoríase e eczemas.   

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Gente

Toda renda do jantar do Amor será revertida para a instituição

Música

Show será dia 7 de setembro na Concha Acústica

Gastronomia

Menu em 5 etapas será acompanhado de rótulos da vinícola italiana Castorani

Cinema

Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters) voltaram em 2021 com uma bela homenagem aos clássicos personagens, e a adição de um novo grupo. Com o sucesso, o...

Gastronomia

A competição no mercado de vinhos transcende o mero sabor e qualidade da bebida. Anualmente, vinícolas de todo o mundo se envolvem em uma...

Música

Espaço oferece ainda Feijoada do Mar para acompanhar

Literatura

Na próxima terça-feira (16), Sandra Teschner, fundadora do Instituto Happiness do Brasil e certificadora do programa de Chief Happiness Officers, estará na livraria Escariz,...

Perfil

Conheça a trajetória dessa baiana de sucesso