Conecte com a gente

Tecendo Ideias

Xadrez Vichy combina com tudo

Publicado

em

A cidade de VICHY já foi capital da França durante a invasão e ocupação da Alemanha Nazista. Estância  termal cuja água contém efeitos  benéficos para a pele e que deu origem a famosa  marca VICHY de produtos dermatológicos. E não para por aí.

VICHY foi um  conceituado polo têxtil  de Tecidos de Xadrez  para confecção de uniformes e toalhas de mesa  distribuindo para toda a França. Estampa  sempre de  fundo branco com  outra cor. Quadros miúdos e até de tamanho médio com base em fibra de Algodão.

Por volta dos anos 30  a estampa começou   chamar atenção dos estilistas europeus  criando  belos vestidos e  despertando  o  interesse  nas mulheres  delicadas e elegantes. Brigitte Bardot eternizou a estampa quando em 1959  decidiu se casar  com Jacques Charrier usando um vestido rosa em Xadrez Vichy. Até hoje a estampa  pode ser vista nas passarelas e vitrines em peças esportivas.

Tecido  clássico, solar ,queridinho de todas nós.A cara do verão! Existe   também em Seda que fica mais elegante ainda. Decór de inspiração europeia mas que começou agradar o mundo todo.  Elemento combinável com qualquer desenho.

Vamos lá, combina com floral, combina com Toile de Jouy, outros xadrezes, podendo até fazer um mix com várias estampas. XADREZ VICHY combina com tudo! Vai bem em todos os estilos. É incrível!

Vamos lá quarto de casal, quarto de bebê, escritório, cozinha. Forrando parede, cortinas, estofando cadeiras e poltronas fica tudo lindo.Deixe sua criatividade ir longe, sem medo de errar. Acredite!

Continue Lendo
4 Comentários

4 Comments

  1. Maris das Graças Pimentel Sá

    8 de outubro de 2019 em 11:23

    Sensacional como toda as suas orientações de tecidos na decoração!
    Mostra o seu vasto conhecimento aliado ao seu bom gosto!
    Arrasou como sempre!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  2. Fernanda Sá

    8 de outubro de 2019 em 18:56

    Como é versátil esse Xadrez Vichy! Amo!

    • Nubia

      10 de outubro de 2019 em 23:17

      Belíssimo texto Ana Ferrer, aprendo todos os dias com vc.Obrigada

  3. Anair

    15 de outubro de 2019 em 06:50

    Ana que artigo maravilhoso. O histórico do termo Vichy, a consolidação na decoração, na moda… O uso na decoracao com exemplos de ambientes lindos cuidadosamente escolhidos… Um show! Inspirador! Parabéns amiga! Como sempre um aprendizado pra mim. Adorei! Que venham outras aulas! Bjs 😘 ❤ 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecendo Ideias

Clima carnavalesco inspira estampas em tecidos

Publicado

em

Carnaval luxuoso de Veneza sempre foi inspiração para as fantasias na festa de Momo. Hoje em dia, conforto, preço e praticidade estão acima de tudo. Afinal, quais são e como são os Tecidos para confeccionar fantasias e brincar no Carnaval?

Para aguentar o pula-pula, o senta-levanta e durar até a festa acabar é preciso pensar em alguns itens mesmo os Tecidos sendo  de  custo baixo e relativa durabilidade.

Muitas vezes, a fantasia é reaproveitada de um ano para outro, pois, até as Escolas de Samba tem esse cuidado… Reutilização com criatividade, temos que pensar “Upcycling”. 

A maioria dos Tecidos são de  fibra sintética. Organza Laminada, Cirrê, Lurex, Matelassê Metalizado, Lamê Holográfico. Ufa…Na decoração, use estes Tecidos  e faça almofadas para dar um ar descontraído e divertido no ambiente. Experiemente. Fica bacana!

Não pense que esses Tecidos só são usados no Carnaval. Estilistas antenados laçam em algumas coleções. Para que a fantasia ofereça conforto   use forro de algodão. Então vamos pular aproveitar!

Você sabia que Jean Paul Gaultier desenhou fantasias para a Portela em homenagem à Clara Nunes?Você sabia que tive a honra de ser jurada por 3 vezes seguidas no  quesito Fantasia no Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro? SENSACIONAL. Acredite!

Continue Lendo

Tecendo Ideias

Tecidos inteligentes deixam ambientes preparados para o verão

Publicado

em

Vamos nos proteger do sol intenso!!! Surgiram tecnologias avançadas na indústria têxtil. Foram  lançadas fibras com a finalidade de tornar as roupas leves, confortáveis e multifuncionais.

São chamados de TECIDOS INTELIGENTES. No setor do vestuário, cada vez mais lançam Tecidos que  unem  conforto, tecnologia e segurança. Atendendo a demanda dos nossos tempos existem roupas  que possuem proteção UV contra os raios solares, Tecidos que  controlam a temperatura do corpo para  uso nos  esportes ao ar livre, para a caça e pesca, mergulho  que permitem  sensação térmica agradável e proteção contra  picadas de insetos.

Agora, quanto ao  decór aproveite para dar um “up” nos móveis de área externa  que podem ser de madeira Teka, cordas náuticas, alumínio ou mesmo em fibra de vidro.

Tecidos? Ah os Tecidos… Acrílico com poliester ou de couro náutico com certeza! Não são caros  além da  resistência à luz solar, ao mofo pois  são impermeáveis, não deixando a água penetrar na fibra.

Existem estampas maravilhosas além das clássicas listras.Renove então as almofadas , cortinas e estofados. E os ombrellones ou sombreiros ? Atenção! Verifique se o Tecido possui proteção UV. É  mais seguro. Após todos esses cuidados aproveite os  dias maravilhosos de sol. Vai dar tudo certo. Acredite!

Continue Lendo

Tecendo Ideias

Tecido bordado não é “coisa do passado”

Publicado

em

Um Tecido bordado tem seu valor!  Apesar de muita gente achar que é “coisa do passado”, o bordado feito à mão tem seu lado afetivo. Vira uma peça exclusiva. A Dupla agulha e linha existe desde a Pré História.

Bordado é a arte de ornamentar os Tecidos com fios diferentes. Uma decoração em relevo num Tecido feito com agulha e linha, à mão ou à máquina. Os bordados podem ser feitos usando Algodão, Seda, Lã, Linho até Metais, formando desenhos, como uma representação cultural.

Na época do Renascimento, chegam os primeiros Tecidos de Seda bordados a ouro, vindo do Oriente, representavam nobreza e poder tanto para os palácios, quanto para as vestimentas dos nobres. No Brasil, os colonizadores portugueses, foram responsáveis por espalhar esta arte.

As tendências de Moda e Decoração andam juntas. Quando alguma grife de roupas lança na sua coleção peças bordadas, repare, vá numa loja de decoração antenada que você já e encontra algum item com a mesma pegada para compor seu “decor”. Cortinas, almofadas, porta travesseiros, cúpula de “abajours” e onde mais a criatividade levar.

Quando estive em Budapeste, tive a oportunidade de conhecer de perto os bordados húngaros, fiquei encantada! Muito colorido com motivos de flores e pássaros, originários da região da Kalocsa e Matyó lembrando o estilo “Boho” com sua riqueza de detalhes.

Quer dar uma repaginada naquela almofada que está ali no cantinho da sua sala? Arrisque-se! Bordar pode ser divertido, relaxante, prazeroso e exclusivo. Além de sustentável. Acredite!

Continue Lendo

Mais lidas