Dia de descanso, lazer e distração, pelo menos para maior parte das pessoas, o domingo continua sendo perfeito para reunir a família ou os amigos e provar delícias culinárias. Os baianos adoram se reunir em volta de uma mesa para conversar e, de preferência, sem se preocupar com as ‘panelas no fogo’. Por isso, pode cair muito bem, nessas ocasiões, propor um bom restaurante para o almoço.
A partir do dia 29 de setembro os soteropolitanos poderão levar a família e amigos para almoçar aos domingos e passar um dia agradável no Peritus Bar (Pituba), na inauguração do buffet dominical, com o cardápio assinado pela chef Nivea Rigaud, que retornou a Salvador para preparar e coordenar os pratos que serão servidos no Peritus bar aos domingos.
No menu serão servidos pratos típicos da comida mineira, com o toque da culinária baiana. Como uma boa Rabada (com pirão), o Tutú a Mineira (com bisteca), o Feijão Tropeiro (um clássico) e a grande aposta da chef Nivea, que é a Galinhada Caipira.
“O preparo da galinhada caipira é uma verdadeira coreografia feita principalmente para os adeptos do slow food. São três dias de preparo, vale muito apena, porque a concentração de sabores é incrível! A partir dos ossos, do dorso, uma bela marinada, cozinhamos lentamente ate que a carne firme da galinha caipira se solte dos ossos e por fim cozinhamos o arroz com esse caldo concentrado e finalizamos com quiabo e abóbora cabotiá, hum… Vale muita a pena!” garante a chef baiana e também criadora dos cardápios de petiscos do Perítus Bar, Nivea Rigaud.
A criação do cardápio do Peritus surgiu a partir do briefing que foi enviado por Leonardo Prates (mineiro e proprietário do estabelecimento) à Baiana de Salvador, graduada em propaganda e marketing e autodidata na gastronomia, a chef Nivea Rigaud.
“A ideia inicial sempre foi unir as culturas de Minas e Bahia trazendo as raízes das duas regiões através de petiscos com toque sofisticado” ainda segundo Nivea “A ideia é abraçar o cliente oferecendo uma apresentação tão afetiva quanto a comida. Aos soteropolitanos e visitantes da cidade eu diria: Vá ao Peritus e receba esse carinho!”.
Nivea Rigaud descobriu a sua paixão pela cozinha em 2010 quando morou na Alemanha e passou a cozinhar para grupos de amigos. Ao retornar ao Brasil em 2012 foi morar em São Paulo e em 2015 uma das amigas a inscreveu no programa “Masterchef Brasil ll” onde foi chamada e iniciou em uma seleção de 300 mil pessoas e chegou aos 30 finalistas.
Trabalhou em algumas cozinhas entre elas a do hotel 5 estrelas Grand Mercure no Rio de Janeiro no período das Olimpíadas, atendendo a delegações de diversos países, sendo responsável pelo Garde Manger. Atualmente realiza eventos sociais e corporativos, presta assessoria em eventos, consultoria alimentar a restaurantes, ministra workshops e é participante do programa Santa Receita da TV Aparecida (SP).
Denis
25 de setembro de 2019 at 10:05
Parabéns pelo post. Gostei tanto que vou compartilhar com meus amigos que acabei de salvar seu site nos meus favoritos. obrigado