Quando “It: A Coisa” foi lançado há dois anos, surpreendeu por ser uma excelente adaptação da obra homônima de Stephen King e misturar o terror à uma aventura juvenil – aproveitando o sucesso da série “Stranger Things”. Chegando hoje aos cinemas, “It: Capítulo 2” consegue manter o frescor juvenil, apesar dos personagens mais velhos, e se mostra uma ótima obra cinematográfica, em que pese ter menos sustos do que o primeiro.
Após 27 anos do primeiro filme, voltamos para a cidade de Derry, onde crimes misteriosos voltam a acontecer. Mike (Isaiah Mustafa), o único das crianças que continuou na cidade, desconfia que Pennywise (Bill Skarsgård) está de volta. Ele então convoca Bill (James McAvoy), Beverly (Jessica Chastain), Richie (Bill Hader), Ben (Jay Ryan), Eddie (James Ransone) e Stanley (Andy Bean) para que retornem para a cidade e destruam de uma vez por todas o terrível palhaço.
O roteiro, escrito por Gary Dauberman (“It: A Coisa”), mantém o mesmo subtexto do primeiro: até que ponto estamos dispostos a enfrentar nossos maiores medos? Nesse segundo capítulo, os adultos – agora casados, com seus empregos e vidas estáveis – se mostram mais medrosos do que quando eram crianças. Porém, aqui, os sustos são mais psicólogicos do que propriamente do assustador Pennywise – que causa mais repulsa do que sustos, muito pela repetição de cenas em que vemos um ambiente escuro e uma sombra do palhaço ou ele aparecendo de vez.
A direção do argentino Andy Muschietti (também comandou o primeiro) se mantém segura e consegue contar uma história de 2h40 sem desviar a atenção do espectador, fazendo com que o tempo passe rápido. A opção de mostrar algumas cenas do passado, com os ótimos atores mirins, também se mostrou acertada, pois deu dinamismo à película e mostrou como os atores adultos fizeram um excelente trabalho de caracterização, se parecendo muito – nos trejeitos – com suas versões mirins.
“It: Capítulo 2” é um excelente exemplar de filme de terror. E as homenagens à obras de Stephen King como “Carrie – A Estranha” e “O Iluminado”, vão fazer os admiradores do escritor se divertirem ainda mais.
Be the first to leave a review.
