Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Viagem

Cairu promove sustentabilidade e participa do Dia Mundial da Limpeza

Reduzir, reutilizar e reciclar – os 3R da sustentabilidade – estão cada vez mais presentes no dia a dia de Cairu. Com atividades de reciclagem nas escolas, projetos de arte que abordam o tema e iniciativas para aproveitamento de recursos como energia solar e água da chuva, o município-arquipélago promove ainda o Dia Mundial da Limpeza no próximo dia 21.

A campanha irá envolver a comunidade em mutirões de limpeza durante três dias, com concentrações em cinco diferentes locais: Moreré, Morro de São Paulo, São Sebastião, Gamboa e na Sede do Município. 

Já o projeto “Da minha escola cuido eu” envolve professores, pais, estudantes e a comunidade na separação do lixo e transformação de vidros, pneus, plásticos e embalagens em jogos educativos, brinquedos pedagógicos, mobiliários, objetos de decoração e hortas e canteiros.

“As escolas e creches de Cairu são rodeadas de uma natureza exuberante. Este projeto promove a consciência sustentável e o sentimento de pertencimento ao local, além de demonstrar que é possível separar e reaproveitar materiais, poupar os manguezais e as praias”, destaca a secretária de Educação, Luana Figueiredo. 

A estrutura das salas de aula também passa por mudanças. Telhas comuns estão sendo substituídas por telhas translúcidas, contribuindo na economia de energia. De forma paralela, o programa Cidade Empreendedora, parceria entre Prefeitura de Cairu e o Sebrae, está desenvolvendo um estudo captação de energia solar nas escolas. Um estudo para captação de água da chuva também já foi iniciado.

Arte e sustentabilidade

Em Morro de São Paulo, a artista plástica Darcy Rolim contribui com a construção desta consciência através da arte. Uma de suas peças mais conhecidas é a escultura de Iemanjá instalada em Morro de São Paulo. A obra é construída com lixo coletado na região e traz um pedido da Rainha do Mar aos moradores e turistas para diminuição da poluição.

Latas, embalagens, papelão, espelhos, garrafas de vidro, CDs e outros materiais se transformam em luminárias e, através do projeto Lixúria Tur, figurinos suntuosos e com muito brilho para o Carnaval. “Este trabalho só funciona com a participação do público em todas as etapas do processo. O lixo é um grande problema, mas também pode ser a solução, gerando até mesmo uma fonte de renda”, comenta Darcy.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Cinema

Longa estreia nesta quinta-feira

Música

Apresentação será na Concha Acústica, em novembro

Moda

Desde 2013, a IWC Schaffhausen é “Parceria Oficial de Engenheria” da equipe Mercedes-AMG PETRONAS mais de 10 anos que a marca de alta relojoaria...

Música

Show acontece na sexta-feira

Gastronomia

Chefs criarão menu de entradinhas para noite especial no Rio Vermelho

Gastronomia

Novo empreendimento conta com menus assinados por grandes nomes da gastronomia nacional, com Fabi Agostini, Diego Lozano, Ian Spampatti e Márcio Silva

Moda

Marca apresenta coleção especialmente para viagens rumo às altas temperaturas