Conecte com a gente

Saúde

Ação social alerta para o Dia Mundial de Combate ao Estresse

Publicado

em

Dia 23 de setembro é dedicado ao Dia Mundial de Combate ao Estresse. A data visa chamar a atenção para os efeitos da doença, que atinge 90% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para contribuir com o alerta, o médico especialista em acupuntura e anestesiologia com formação em Clínica da Dor e presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura – Seção Bahia, Dr. Walter Viterbo, irá promover atividades como massoterapia, aferição de pressão arterial, distribuição de panfletos informativos, além de esclarecer dúvidas sobre métodos que podem ser adotados para evitar o acúmulo de estresse no dia a dia, de forma totalmente gratuita à população.

A ação social ocorrerá em locais próximos às Clínicas Viterbo, conforme segue: Comércio (em frente ao Ed. Nelson de Farias), das 6h30 às 9h; Boulevard Side (lobby do prédio), das 8h às 16h; Itaigara (auditório do Ed. Empresarial Torre do Parque), das 12h às 17h e Hangar (praça de alimentação do complexo), das 11h às 14h.

O médico explica que é possível associar longevidade com qualidade de vida, e muitos são os fatores que contribuem para isso, entre eles a diminuição do estresse, buscando o equilíbrio entre o corpo e a mente.

“Tentar dormir mais cedo para aumentar a qualidade e quantidade do sono e acordar mais descansado permite aumentar o pavio, ou seja, não reagir aos problemas do trânsito, da falta de educação e outros fatores que nos convidam o tempo todo ao atrito”.

A palavra “estresse” tem origem na palavra inglesa “stress”, que significa “pressão”, “tensão” ou “insistência”. É uma reação do organismo a componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação de importância.

Para o especialista, o fator “estresse” pode ser dividido entre bom, cientificamente chamado de eustresse, e mau conhecido como distresse. O estresse pode ser bom quando ele é impulsionador. O grande problema do eustresse é quando ele se torna constante, tendo seu tempo de exposição prolongado.

O corpo não aguenta viver tanto tempo com a adrenalina em alta, então aparecem os sintomas que caracterizam o indivíduo estressado: fala rápida, geralmente alta e a paciência é curta ou nenhuma. Entra-se num perigoso ciclo de sono e vigília onde um retroalimenta o outro, dormindo mal, acordando mais cansado e ficando mais irritado pela carência do sono.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Médicos se reúnem em lançamento de Instituto de Saúde na Garibaldi

Publicado

em

Um coquetel reunindo médicos e convidados vai marcar a inauguração do Instituto Muita Saúde, nesta quinta-feira, 17, na Garibaldi, a partir das 19h. Por lá o espaço vai funcionar cuidando do atendimento multidisciplinar da mulher, da criança e do adolescente, para serviços ambulatoriais, de laboratório e de imagem, nas mais diversas especialidades e com serviços complementares.

O Instituto Muita Saúde vai dispor de um prédio com estrutura completa, 10 consultórios que vão funcionar em uma localização estratégica, no bairro que reúne grandes unidades de saúde em Salvador. Guilherme Lazzari é o médico que assina a direção técnica do Instituto.

Continue Lendo

Saúde

Clínica AMO usa arte para conscientizar

Publicado

em

Em meio às ações do Outubro Rosa, a Assistência Multidisciplinar em Oncologia – Clínica AMO, convidou a grafiteira Tata Ribeiro para uma intervenção no tapume da obra do seu Centro de Medicina Diagnóstica, que será inaugurado em março no prédio da antiga Fogo de Chão, no Rio Vermelho.

A ideia é levar a conscientização através da arte em um dos locais mais movimentados da cidade. Em seu grafite, no tapume de 85 metros, Tata usou predominantemente a cor rosa, símbolos do câncer de mama e elementos que destacam a força da mulher e a feminilidade. Criada, aprovada e produzida por mulheres, a ação ainda teve a filmagem e edição da videomaker Andressa Mercuri.

Continue Lendo

Saúde

Eco Parque Zen abriu suas portas ao público no último fim de semana em Imbassaí

Publicado

em

No último fim de semana, dias 12 e 13 de outubro, quem optou por passar um dia de relaxamento no Eco Parque Zen – Espaço Terapêutico, Holístico e Ecológico, pode desfrutar das belas paisagens, além de terem uma tarde repleta de lazer, recreação e práticas integrativas. O espaço foi aberto ao público oferecendo durante todo o dia atividades como trilhas e terapias holísticas, a exemplo de Massoterapia, Reiki, Cromoterapia, Barras de Access e Yoga. Os visitantes contaram com estrutura de loja, lanchonete, mirante, horto, praça, auditório, cachoeiras, quiosques e gazebos.

A idealização é do médico e presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura – Seção Bahia, Dr. Walter Viterbo, conhecido por suas clínicas especializadas em saúde integral e bem-estar através de serviços como acupuntura, nutrição, psicologia, neurologia, fisioterapia, ortopedia, tratamento da dor e do estresse, entre outros. Para Dr. Walter Viterbo, a ideia de criar o Eco Parque Zen “partiu do desejo de ter um espaço para, no futuro, morar e atender pacientes numa área ecológica”.

“O objetivo foi reunir em um único espaço três objetivos simultaneamente: ecológico, terapêutico e holístico”, explica Dr. Viterbo. A ideia é que todos os fins de semana sejam oferecidas atividades, entretanto, as terapias holísticas têm valores cobrados separadamente por serviço. Os ingressos custam R$40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia) e podem ser adquiridos pelo site www.ecoparquezen.com.br.

Continue Lendo

Mais lidas