Conecte com a gente

Negócios

Placas solares contribuem para a redução da agressão à camada de ozônio

Publicado

em

O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio é celebrado no dia 16 de setembro (segunda-feira), e foi criado com o intuito de conscientizar a população e os governos sobre a importância da preservação da camada de ozônio (O3), para garantir a estabilidade da vida na Terra. O gás tem a capacidade de proteger animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo sol.

A criação desta data foi instituída por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1994, no qual os países envolvidos assumiram o compromisso de diminuir a produção de CFC’s (clorofluorcarbonetos) e outras substâncias. Os impactos ambientais podem destruir a camada de ozônio, e só através de atitudes favoráveis ao ambiente é possível evitar o desgaste desta barreira natural.

Equipamentos foram pensados para reduzir a utilização de combustíveis poluidores, substituindo-os por tecnologias capazes de captar a própria geração natural de energia, como é o caso dos raios solares e dos ventos, originando energia considerada limpa.

“A energia solar reduz a emissão de CO2 em comparação com outras fontes, o que auxilia na redução da poluição do ar e do efeito estufa, contribuindo para a redução da agressão à camada de ozônio”, explica Lucas Daltro, engenheiro elétrico e sócio-diretor da Azulare Engenharia, empresa especializada na aplicação de placas de geração de energia solar.

Considerado um dos países com maior irradiação solar do mundo, o Brasil possui um enorme potencial para este tipo de investimento. A região mais ensolarada da Alemanha, um dos líderes globais na utilização de energia solar, recebe um índice de radiação solar 40% menor que o índice da região menos ensolarada do Brasil.

Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, diariamente incide entre 4.444 Wh/m² (região Sul) a 5.483 Wh/m² (região Nordeste) no Brasil. Considerando a alta irradiação solar do Brasil, o potencial de geração de energia através da fonte solar é bastante promissor e deve ser incentivado por políticas públicas e facilidade de acesso a crédito.

Vantagens

Geração de energia completamente silenciosa e de fonte limpa, gratuita e inesgotável; proteção contra aumentos da tarifa de energia; programa IPTU Amarelo da Prefeitura de Salvador oferece desconto de até 10% para imóveis com geração de energia solar; valorização do imóvel em 6% (estudos da Universidade da Califórnia, EUA); vida útil mínima de 25 anos (garantia dos módulos fotovoltaicos) e contribuição para descarbonização do planeta são algumas das vantagens do uso da energia solar.

Conforme dados divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, no último ano, cada 1 kWh de energia elétrica gerada no Brasil pelas fontes tradicionais correspondeu à emissão de 0,74kg de CO2. A geração por fontes alternativas – como a solar – ajuda a mitigar esse impacto ambiental.

Uma residência equipada com um sistema fotovoltaico capaz de gerar 200 kwh/mês, por exemplo, pode reduzir cerca de 1,7 tonelada de CO2 na atmosfera em um ano, o que equivale ao plantio de 12 árvores por ano e a mais de 11 mil km rodados a bordo de um carro elétrico. Em 25 anos, tempo de garantia dos módulos fotovoltaicos, o volume de CO2 evitado pode alcançar cerca de 44 toneladas.

Atualmente, a taxa de retorno do investimento é acima de 30% ao ano e o sistema de energia solar se paga atualmente entre 3 e 4 anos, sendo mais atrativo que as aplicações mais seguras disponíveis no mercado financeiro. “Além de realizar projeto e instalação de sistemas de energia solar, a Azulare tem o compromisso ambiental de, para cada 1 kW de projeto implantado, doar duas mudas de árvores nativas à instituição parceira para preservação da Mata Atlântica”, diz Lucas Daltro.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Negócios

Parque Shopping Bahia define nova data de inauguração

Publicado

em

Em virtude do pleito da grande maioria dos nossos lojistas que vem encontrando dificuldades logísticas para finalização de suas obras em função do período do Carnaval, o Parque Shopping Bahia informa que postergará a sua data de inauguração para o dia 17 de março (terça-feira).

Com isso, no dia 17, a partir das 09h, um evento exclusivo para convidados, lojistas, autoridades e Imprensa será realizado nas dependências do empreendimento. A partir das 12h, o shopping será aberto oficialmente ao público, inaugurando um novo tempo no varejo e no entretenimento da Bahia.

Continue Lendo

Carnaval

Grupo Petrópolis, mais uma vez, terá forte presença no Carnaval da Bahia

Publicado

em

As cervejas do Grupo Petrópolis estarão em alguns dos espaços mais disputados do Carnaval da Bahia. A exemplo de anos anteriores, marcas como Itaipava e Petra Origem estarão à disposição do folião em diferentes pontos do circuito e também na Itaipava Arena Fonte Nova, durante o Carnavalito. A Itaipava também participa de diversas iniciativas, que inclui parceria com ensaios de verão e shows diversos.

“O Carnaval da Bahia é muito especial pra gente. Sabemos que é uma das festas mais importantes para economia da região e que atrai visitantes do Brasil e do exterior”, diz Eliana Cassandre, gerente de propaganda do Grupo Petrópolis. Segundo ela, para estar à altura da festa, a empresa firmou parceria estratégica com alguns dos melhores espaços do circuito. “São espaços valorizados, interessantes, e algumas das festas mais bacanas do período. É uma satisfação fazer parte de um evento assim, com essa dimensão, que traz tantas alegrias para a população”, afirma.

Como parte das comemorações, a empresa lançou uma edição especial das latas de Itaipava de 269 ml. O novo rótulo tem acabamento de verniz fosco, cores fortes e produção de 1,2 milhão de unidades para venda em Salvador e Camaçari. A lata traz as frases “Itaipava apresenta: Carnavalito. O seu esquenta no Carnaval de Salvador 2020” e “Itaipava 100% Verão”.

Carnavalito

Por mais um ano, a Itaipava será a cerveja oficial do Carnavalito, que é considerado o “esquenta” do Carnaval. O evento acontece na Itaipava Arena Fonte Nova, nos dias 22 e 24 de fevereiro. Conta com espaços como o circuito Atrás do Trio Open Beer, Praça do Rango, Camarote Open Bar e a animação dos pranchões elétricos, promovendo um encontro com o melhor da música.

As atrações do sábado, dia 22, são Simone e Simaria, Harmonia do Samba, MUDEIdeNOME e Denny Denan; na segunda-feira, dia 24, tocam Alok, Luan Santana, Chiclete com Banana e Linconl & Duas Medidas.

A Itaipava também será a cerveja oficial do Camarote Club, localizado no Clube Espanhol, com serviço all inclusive, num ambiente sofisticado e com muito conforto. Funciona dias 21 a 25 com as atrações como Wesley Safadão, Parangolé, Danniel Vieira, Harmonia do Samba, Timbalada, Saia Rodada, Lincol e Duas Medidas, Leo Santana, Denny Denan, Jammil, Chiclete com banana e Xand Avião.

O Trio Major Lazer 2020, comandado pelo grupo norte-americano de música eletrônica, é outra atração que terá a Itaipava como cerveja oficial. O desfile em trio, sem cordas, acontece no circuito Dodô (Barra-Ondina), dia 22 de fevereiro, sábado de carnaval, a partir das 19h. Se apresentam no trio Diplo, Major Lazer e banda ÀTTOOXXÁ.

Continue Lendo

Negócios

Parque Shopping Bahia já tem equipe de gestores

Publicado

em

Prestes a ser inaugurado, o Parque Shopping Bahia já definiu sua equipe de gestores. A superintendência será ocupada por Thiago Cunha, executivo com experiência na gestão de shopping centers com carreira desenvolvida nos últimos 9 anos nas empresas BrMalls, JHSF e Saphyr com passagem pelo Norte Shopping (RJ), Rio Anil Shopping (São Luís), Shopping Bela Vista e Paralela (Salvador).

“Estou muito feliz com o desafio de apresentar ao mercado um novo conceito de shopping center. O Parque Shopping Bahia promete mudar a experiência de lazer e compras que os clientes normalmente encontram nos empreendimentos”, avalia Thiago.

Quem também já está definido é o titular do Marketing. O posto será ocupado por Marcus Aguiar, profissional que atua com Marketing e Varejo há 12 anos, dos quais 8 foram em shopping Center, com passagem pelo Shopping Paralela (BA), Shopping Vila Velha (ES), Shopping Metrô Santa Cruz (SP), além do Natal Shopping (RN), Shopping Rio Anil (MA) e Amazonas Shopping (AM), quando esteve na posição de Regional de Marketing pela empresa BrMalls.

“O Parque Shopping já é diferenciado por sua arquitetura e mix de lojas e atrações. Nosso desafio é criar conteúdos e eventos que consigam surpreender ainda mais nossos clientes e tornar o empreendimento ainda mais encantador. “Queremos nos posicionar como um lugar único para viver experiências memoráveis. Somos o shopping de um novo tempo”, antecipa Aguiar.  

O time de gestores ainda tem Humberto Meneses, como gerente de Operações e Manutenção e Lulie Najar, como gerente Administrativa e Financeira. O Parque Shopping Bahia será administrado pela Aliansce Sonae Shopping Centers, maior empresa do segmento no país, e tem inauguração marcada para o próximo dia 03 de março.   

Continue Lendo

Mais lidas