Conecte com a gente

Tecendo Ideias

CasaCor Rio lembra a história da cidade

Publicado

em

A CasaCor Rio está acontecendo no antiga sede do Touring Club do Brasil projeto do arquiteto francês Joseph Gire, também autor de tantos outros prédios maravilhosos no Rio de Janeiro, localizada numa área tombada onde fica o Terminal Internacional de Cruzeiros. Vizinho do Museu do Amanhã, Museu Arte Rio, Mauá Pier etc…

Nesse prédio construído em 1920, a Mostra de Decoração conta um pouco da história da cidade tendo com ¨pano de fundo¨ a Baía de Guanabara. São 44 ambientes onde 66 profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagismo trazem inovação, criatividade e tecnologia respeitando os detalhes arquitetônicos do projeto original que foram mantidos como os lustres, as portas, janelas, vitrais e pisos.

Pensando também na sustentabilidade numa visão ¨upcycling¨, realidade do momento. Fiquei super feliz ao encontrar meu querido amigo Jairo de Sender, simpático e carismático como sempre. Fiz altos elogios a sua atuação no programa “Mais Você” no quadro Dando um Retoque. Logo em seguida, outra querida Lycia Maia, arquiteta com bons projetos e relembramos de bons momentos quando eu morava no Rio.

Estão presentes nos espaços grandes marcas como Tidelli, Breton, Artefacto, Ornare, Orlean. Peças de designers de Pedro Franco, Jader Almeida, Carlos Motta, Sérgio Rodrigues. Móveis em madeira, fibra natural tanto nos Tecidos quanto nos tapetes. Estampa Tribal. Objetos artesanais e cordas.

Ambientes temáticos fazendo alusão ao Rio antigo. Muito difícil afirmar o que mais gostei! Procurei ressaltar alguns espaços. Só sei dizer que a Casa Cor Rio 2019 está sensacional. O recado foi dado. Parabéns a todos os participantes. Vale a pena conferir. Acredite!

Continue Lendo
2 Comentários

2 Comments

  1. Fernanda Sá

    10 de setembro de 2019 em 11:11

    Não poderiam ter escolhido melhor lugar! Adorei!

  2. Anair

    16 de setembro de 2019 em 16:23

    Ana, adorei o texto sobre a CasaCor. A sua apresentação faz a gente se sentir lá. É fácil imaginar a combinação dos lindos ambientes tendo o mar como pano de fundo. Show! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecendo Ideias

Clima carnavalesco inspira estampas em tecidos

Publicado

em

Carnaval luxuoso de Veneza sempre foi inspiração para as fantasias na festa de Momo. Hoje em dia, conforto, preço e praticidade estão acima de tudo. Afinal, quais são e como são os Tecidos para confeccionar fantasias e brincar no Carnaval?

Para aguentar o pula-pula, o senta-levanta e durar até a festa acabar é preciso pensar em alguns itens mesmo os Tecidos sendo  de  custo baixo e relativa durabilidade.

Muitas vezes, a fantasia é reaproveitada de um ano para outro, pois, até as Escolas de Samba tem esse cuidado… Reutilização com criatividade, temos que pensar “Upcycling”. 

A maioria dos Tecidos são de  fibra sintética. Organza Laminada, Cirrê, Lurex, Matelassê Metalizado, Lamê Holográfico. Ufa…Na decoração, use estes Tecidos  e faça almofadas para dar um ar descontraído e divertido no ambiente. Experiemente. Fica bacana!

Não pense que esses Tecidos só são usados no Carnaval. Estilistas antenados laçam em algumas coleções. Para que a fantasia ofereça conforto   use forro de algodão. Então vamos pular aproveitar!

Você sabia que Jean Paul Gaultier desenhou fantasias para a Portela em homenagem à Clara Nunes?Você sabia que tive a honra de ser jurada por 3 vezes seguidas no  quesito Fantasia no Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro? SENSACIONAL. Acredite!

Continue Lendo

Tecendo Ideias

Tecidos inteligentes deixam ambientes preparados para o verão

Publicado

em

Vamos nos proteger do sol intenso!!! Surgiram tecnologias avançadas na indústria têxtil. Foram  lançadas fibras com a finalidade de tornar as roupas leves, confortáveis e multifuncionais.

São chamados de TECIDOS INTELIGENTES. No setor do vestuário, cada vez mais lançam Tecidos que  unem  conforto, tecnologia e segurança. Atendendo a demanda dos nossos tempos existem roupas  que possuem proteção UV contra os raios solares, Tecidos que  controlam a temperatura do corpo para  uso nos  esportes ao ar livre, para a caça e pesca, mergulho  que permitem  sensação térmica agradável e proteção contra  picadas de insetos.

Agora, quanto ao  decór aproveite para dar um “up” nos móveis de área externa  que podem ser de madeira Teka, cordas náuticas, alumínio ou mesmo em fibra de vidro.

Tecidos? Ah os Tecidos… Acrílico com poliester ou de couro náutico com certeza! Não são caros  além da  resistência à luz solar, ao mofo pois  são impermeáveis, não deixando a água penetrar na fibra.

Existem estampas maravilhosas além das clássicas listras.Renove então as almofadas , cortinas e estofados. E os ombrellones ou sombreiros ? Atenção! Verifique se o Tecido possui proteção UV. É  mais seguro. Após todos esses cuidados aproveite os  dias maravilhosos de sol. Vai dar tudo certo. Acredite!

Continue Lendo

Tecendo Ideias

Tecido bordado não é “coisa do passado”

Publicado

em

Um Tecido bordado tem seu valor!  Apesar de muita gente achar que é “coisa do passado”, o bordado feito à mão tem seu lado afetivo. Vira uma peça exclusiva. A Dupla agulha e linha existe desde a Pré História.

Bordado é a arte de ornamentar os Tecidos com fios diferentes. Uma decoração em relevo num Tecido feito com agulha e linha, à mão ou à máquina. Os bordados podem ser feitos usando Algodão, Seda, Lã, Linho até Metais, formando desenhos, como uma representação cultural.

Na época do Renascimento, chegam os primeiros Tecidos de Seda bordados a ouro, vindo do Oriente, representavam nobreza e poder tanto para os palácios, quanto para as vestimentas dos nobres. No Brasil, os colonizadores portugueses, foram responsáveis por espalhar esta arte.

As tendências de Moda e Decoração andam juntas. Quando alguma grife de roupas lança na sua coleção peças bordadas, repare, vá numa loja de decoração antenada que você já e encontra algum item com a mesma pegada para compor seu “decor”. Cortinas, almofadas, porta travesseiros, cúpula de “abajours” e onde mais a criatividade levar.

Quando estive em Budapeste, tive a oportunidade de conhecer de perto os bordados húngaros, fiquei encantada! Muito colorido com motivos de flores e pássaros, originários da região da Kalocsa e Matyó lembrando o estilo “Boho” com sua riqueza de detalhes.

Quer dar uma repaginada naquela almofada que está ali no cantinho da sua sala? Arrisque-se! Bordar pode ser divertido, relaxante, prazeroso e exclusivo. Além de sustentável. Acredite!

Continue Lendo

Mais lidas