Conecte com a gente

Tecendo Ideias

Tecidos estampados e recordações…

Publicado

em

Tecidos étnicos sempre serão bem-vindos. Muitas pessoas têm medo de usar tecidos estampados com essas referências. Acho tão legal e pitoresco, afinal, são lembranças de momentos que foram especiais nas nossas vidas.

Registram uma viagem, um lugar que trabalhou com por exemplo em Angola, Paris, Barcelona, Peru, Bahia, Rio de Janeiro. Devem ser colocados num lugar de destaque. Jamais despreze uma peça que lhe traz boas recordações.

Separe um espaço bacana, pode ser até um canto da casa ou mesmo da varanda ou do quarto. Crie um ambiente gostoso pra relaxar. Forrar uma poltrona, um puff, lançar uma manta, colcha de cama, almofadas para alegrar um sofá neutro.

São estampas bastante alegres que devem ser usadas com muito cuidado para não poluir o ambiente. Ou não!!!!! Adoro lembrar das nossas viagens, nos faz tão bem…

Essa ideia serve também para objetos e acessórios decorativos. Na moda, não é muito diferente! Os fashionistas estão por aí pra confirmar. Usar um colar, uma clutch, uma pantalona ou mesmo uma bata. É descolado, é estiloso. Adoro. Acredite !

Continue Lendo
3 Comentários

3 Comments

  1. Maria das Graças Pimentel Sá

    3 de setembro de 2019 em 11:21

    Show como sempre sua coluna! Parabéns! 👏🏻👏🏻👏🏻
    Bastante interessante, inteligente e de um bom gosto que lhe é peculiar.
    Amo estampas estilosas como estas! ❤️

  2. Fernanda Sá

    3 de setembro de 2019 em 11:25

    Que bolsa charmosa! Passam tanta vitalidade essas estampas!

  3. Anair

    16 de setembro de 2019 em 16:12

    Oi Ana! Muito legais as dicas sobre estampas. Lindas! E vc tem razão. Sempre há um lugar, um cantinho onde podemos colocar de alguma forma o que trouxemos como recordação de uma viagem. Os exemplos mostrados são lindos e inspiradores. Parabéns minha amiga! ❤

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecendo Ideias

Clima carnavalesco inspira estampas em tecidos

Publicado

em

Carnaval luxuoso de Veneza sempre foi inspiração para as fantasias na festa de Momo. Hoje em dia, conforto, preço e praticidade estão acima de tudo. Afinal, quais são e como são os Tecidos para confeccionar fantasias e brincar no Carnaval?

Para aguentar o pula-pula, o senta-levanta e durar até a festa acabar é preciso pensar em alguns itens mesmo os Tecidos sendo  de  custo baixo e relativa durabilidade.

Muitas vezes, a fantasia é reaproveitada de um ano para outro, pois, até as Escolas de Samba tem esse cuidado… Reutilização com criatividade, temos que pensar “Upcycling”. 

A maioria dos Tecidos são de  fibra sintética. Organza Laminada, Cirrê, Lurex, Matelassê Metalizado, Lamê Holográfico. Ufa…Na decoração, use estes Tecidos  e faça almofadas para dar um ar descontraído e divertido no ambiente. Experiemente. Fica bacana!

Não pense que esses Tecidos só são usados no Carnaval. Estilistas antenados laçam em algumas coleções. Para que a fantasia ofereça conforto   use forro de algodão. Então vamos pular aproveitar!

Você sabia que Jean Paul Gaultier desenhou fantasias para a Portela em homenagem à Clara Nunes?Você sabia que tive a honra de ser jurada por 3 vezes seguidas no  quesito Fantasia no Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro? SENSACIONAL. Acredite!

Continue Lendo

Tecendo Ideias

Tecidos inteligentes deixam ambientes preparados para o verão

Publicado

em

Vamos nos proteger do sol intenso!!! Surgiram tecnologias avançadas na indústria têxtil. Foram  lançadas fibras com a finalidade de tornar as roupas leves, confortáveis e multifuncionais.

São chamados de TECIDOS INTELIGENTES. No setor do vestuário, cada vez mais lançam Tecidos que  unem  conforto, tecnologia e segurança. Atendendo a demanda dos nossos tempos existem roupas  que possuem proteção UV contra os raios solares, Tecidos que  controlam a temperatura do corpo para  uso nos  esportes ao ar livre, para a caça e pesca, mergulho  que permitem  sensação térmica agradável e proteção contra  picadas de insetos.

Agora, quanto ao  decór aproveite para dar um “up” nos móveis de área externa  que podem ser de madeira Teka, cordas náuticas, alumínio ou mesmo em fibra de vidro.

Tecidos? Ah os Tecidos… Acrílico com poliester ou de couro náutico com certeza! Não são caros  além da  resistência à luz solar, ao mofo pois  são impermeáveis, não deixando a água penetrar na fibra.

Existem estampas maravilhosas além das clássicas listras.Renove então as almofadas , cortinas e estofados. E os ombrellones ou sombreiros ? Atenção! Verifique se o Tecido possui proteção UV. É  mais seguro. Após todos esses cuidados aproveite os  dias maravilhosos de sol. Vai dar tudo certo. Acredite!

Continue Lendo

Tecendo Ideias

Tecido bordado não é “coisa do passado”

Publicado

em

Um Tecido bordado tem seu valor!  Apesar de muita gente achar que é “coisa do passado”, o bordado feito à mão tem seu lado afetivo. Vira uma peça exclusiva. A Dupla agulha e linha existe desde a Pré História.

Bordado é a arte de ornamentar os Tecidos com fios diferentes. Uma decoração em relevo num Tecido feito com agulha e linha, à mão ou à máquina. Os bordados podem ser feitos usando Algodão, Seda, Lã, Linho até Metais, formando desenhos, como uma representação cultural.

Na época do Renascimento, chegam os primeiros Tecidos de Seda bordados a ouro, vindo do Oriente, representavam nobreza e poder tanto para os palácios, quanto para as vestimentas dos nobres. No Brasil, os colonizadores portugueses, foram responsáveis por espalhar esta arte.

As tendências de Moda e Decoração andam juntas. Quando alguma grife de roupas lança na sua coleção peças bordadas, repare, vá numa loja de decoração antenada que você já e encontra algum item com a mesma pegada para compor seu “decor”. Cortinas, almofadas, porta travesseiros, cúpula de “abajours” e onde mais a criatividade levar.

Quando estive em Budapeste, tive a oportunidade de conhecer de perto os bordados húngaros, fiquei encantada! Muito colorido com motivos de flores e pássaros, originários da região da Kalocsa e Matyó lembrando o estilo “Boho” com sua riqueza de detalhes.

Quer dar uma repaginada naquela almofada que está ali no cantinho da sua sala? Arrisque-se! Bordar pode ser divertido, relaxante, prazeroso e exclusivo. Além de sustentável. Acredite!

Continue Lendo

Mais lidas