Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Negócios

Azulare assina projeto de energia solar para nova sede da Secis no Comércio

Quem passa pelo bairro do Comércio, em Salvador, não tem como não avistar um enorme prédio repleto de plantas na fachada. Trata-se da nova sede da Secretaria de Sustentabilidade Inovação e Resiliência (Secis) que está aplicando em sua estrutura física diversas iniciativas sustentáveis.

Além dos mais de 200 metros quadrados de verde, o imóvel conta com uma série de inovações tecnológicas, entre elas, a aplicação de placas de geração de energia solar implantadas no terraço, sob responsabilidade da empresa Azulare Engenharia.

Para Lucas Daltro, sócio-diretor da Azulare, “quando a Prefeitura se propõe a ter o edifício sede de uma das suas secretarias aplicando iniciativas de sustentabilidade como a geração de energia solar, ela serve de exemplo e referência para outros governos, empresas e a sociedade como um todo”.

Também conhecida como energia solar fotovoltaica, ela é obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico. A célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, é a unidade fundamental desse processo de conversão.

Já tendo desenvolvido projetos em residências, lojas, supermercados e participado da edição da Casacor de Salvador em 2018, a oportunidade de executar o trabalho na Secis surgiu a partir de uma licitação, do qual a empresa participou pela primeira vez e foi vencedora. “Além da oportunidade de aplicar nosso conhecimento em prol desse projeto tão importante para a nossa cidade, participar desse processo possibilitou o fortalecimento da marca e o crescimento da maturidade organizacional da Azulare”, explica o sócio-diretor.

O investimento no valor de R$ 53.500,00 foi destinado à elaboração do projeto, homologação junto à concessionária de energia (Coelba), fornecimento de todos os equipamentos e materiais, instalação, comissionamento e treinamento operacional. Ao todo, foram instaladas 34 placas fotovoltaicas que irão alimentar com energia limpa e renovável o prédio de três andares, localizado à Rua da Grécia, no histórico bairro que dialoga entre inovação e tradicionalismo. A inauguração da nova sede da Secis está prevista para o mês de setembro.

Projeto e tecnologia empregada

O sistema de energia solar fotovoltaica está composto por 34 módulos (painéis fotovoltaicos) com potência unitária de 390 Wp e 01 inversor com potência de 12,5 kW. A potência nominal total é de 13,26 kWp, o que significa uma produção de energia de 17.139 kWh por ano. Os módulos ocupam uma área aproximada de 75 m².

Como forma de maximizar a geração de energia nesse projeto, foram escolhidos módulos com a mais alta tecnologia disponível comercialmente no mercado (PERC), cuja principal vantagem é obter células fotovoltaicas com menor uso de matéria prima e de alta eficiência. A vida útil mínima do sistema é de 25 anos, já que há garantia do fabricante que, nesse tempo, os painéis fotovoltaicos terão rendimento mínimo de 80% da potência projetada inicialmente.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Gente

Toda renda do jantar do Amor será revertida para a instituição

Música

Show será dia 7 de setembro na Concha Acústica

Cinema

Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters) voltaram em 2021 com uma bela homenagem aos clássicos personagens, e a adição de um novo grupo. Com o sucesso, o...

Gastronomia

Menu em 5 etapas será acompanhado de rótulos da vinícola italiana Castorani

Gastronomia

A competição no mercado de vinhos transcende o mero sabor e qualidade da bebida. Anualmente, vinícolas de todo o mundo se envolvem em uma...

Música

Espaço oferece ainda Feijoada do Mar para acompanhar

Literatura

Na próxima terça-feira (16), Sandra Teschner, fundadora do Instituto Happiness do Brasil e certificadora do programa de Chief Happiness Officers, estará na livraria Escariz,...

Perfil

Conheça a trajetória dessa baiana de sucesso