Conecte com a gente

Viagem

Chega em Bariloche o La Carta, o maior evento gastronômico da Patagônia

Publicado

em

De 7 a 14 de outubro, acontece em Bariloche o maior evento gastronômico da Patagônia. Batizado de “Bariloche A La Carta”, o evento propõe aos visitantes conhecerem a cidade através da sua alta gastronomia, combinando as paisagens únicas com os sabores da Patagônia Argentina.

Durante uma semana a organização oferece promoções para os hotéis que aderem ao programa 3X2, o Circuito Gastronômico que conta com 20% de desconto em todos os restaurantes parceiros. Participam do evento cerca de 60 expositores, 80 estabelecimentos, 16 hotéis e 320 pratos assinados por chefs locais e renomados.

A feira gastronômica Bariloche A La Carta tem um espaço com 2.500 m2 com os melhores produtos da Patagônia Argentina. São vinhos, cervejas artesanais, produtos únicos da região e produtores do Vale do Rio Negro.

As pop ups trazem cenas exclusivas onde os chefs mais importantes da Argentina cozinham com os chefs locais, harmonizando menus com os melhores produtos da Patagônia.

Durante a semana acontece o “Os Cordeiros de BALC”, um dia especial onde os visitantes podem experimentar requintados pratos de cordeiro da Patagônia. Além disso, oferece degustações gratuítas de cervejas artesanais, vinhos e chás da Patagônia.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Viagem

Construções históricas de Morro de São Paulo serão tombadas

Publicado

em

Nesta segunda-feira, 23, às 10h30, acontece a cerimônia de transferência da administração da Fortaleza de Morro de São Paulo da Secretaria de Turismo (Setur-Ba) para o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). Na oportunidade, também será realizada a Assinatura do Termo de Tombamento Provisório do perímetro que abrange o farol, gameleira, porta ló, praça, igreja de Nossa Senhora da Luz e a própria fortaleza.

“Estas construções são registros da história da Bahia, que trazem em si uma grande riqueza simbólica e arquitetônica. Cuidar deste patrimônio é de grande interesse para o Governo do Estado, que vem se dedicando a potencializar ainda mais a movimentação turística e a dinamização cultural da região”, afirma a Secretária de Cultura, Arany Santana.

A área a ser tombada pelo Ipac, autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBa), contempla edificações históricas de Morro de São Paulo, localidade pertencente ao município de Cairú e um dos destinos turísticos mais visitados da Costa do Dendê. “O tombamento valoriza os atrativos de Morro de São Paulo, cuja história e características naturais atraem visitantes do mundo inteiro e chama atenção para a necessidade de preservação”, disse o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco.

De acordo com João Carlos de Oliveira, diretor geral do Ipac, a ideia é trabalhar na elaboração de um modelo de gestão para o equipamento, em parceria com a prefeitura de Cairu, que mantém no local o serviço de atendimento ao turista. “Vamos apresentar uma proposta que contempla, além da visitação turística, que o forte abrigue restaurante, cafeteria e eventos culturais do Governo do Estado, bem como do município”, afirmou.

A Fortaleza – A Fortaleza de Morro de São Paulo, datada do século XVII, foi construída para evitar aproximação de embarcações inimigas durante o período do Brasil Colônia. Em janeiro de 2018, o patrimônio foi reaberto para visitação após requalificação onde que foram investidos R$ 14,4 milhões com o objetivo de impulsionar o destino turístico da região.

A intervenção foi realizada sob a responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (Ides), com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Governo do Estado da Bahia, além do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e de empresários locais.

Continue Lendo

Viagem

Cairu promove sustentabilidade e participa do Dia Mundial da Limpeza

Publicado

em

Reduzir, reutilizar e reciclar – os 3R da sustentabilidade – estão cada vez mais presentes no dia a dia de Cairu. Com atividades de reciclagem nas escolas, projetos de arte que abordam o tema e iniciativas para aproveitamento de recursos como energia solar e água da chuva, o município-arquipélago promove ainda o Dia Mundial da Limpeza no próximo dia 21.

A campanha irá envolver a comunidade em mutirões de limpeza durante três dias, com concentrações em cinco diferentes locais: Moreré, Morro de São Paulo, São Sebastião, Gamboa e na Sede do Município. 

Já o projeto “Da minha escola cuido eu” envolve professores, pais, estudantes e a comunidade na separação do lixo e transformação de vidros, pneus, plásticos e embalagens em jogos educativos, brinquedos pedagógicos, mobiliários, objetos de decoração e hortas e canteiros.

“As escolas e creches de Cairu são rodeadas de uma natureza exuberante. Este projeto promove a consciência sustentável e o sentimento de pertencimento ao local, além de demonstrar que é possível separar e reaproveitar materiais, poupar os manguezais e as praias”, destaca a secretária de Educação, Luana Figueiredo. 

A estrutura das salas de aula também passa por mudanças. Telhas comuns estão sendo substituídas por telhas translúcidas, contribuindo na economia de energia. De forma paralela, o programa Cidade Empreendedora, parceria entre Prefeitura de Cairu e o Sebrae, está desenvolvendo um estudo captação de energia solar nas escolas. Um estudo para captação de água da chuva também já foi iniciado.

Arte e sustentabilidade

Em Morro de São Paulo, a artista plástica Darcy Rolim contribui com a construção desta consciência através da arte. Uma de suas peças mais conhecidas é a escultura de Iemanjá instalada em Morro de São Paulo. A obra é construída com lixo coletado na região e traz um pedido da Rainha do Mar aos moradores e turistas para diminuição da poluição.

Latas, embalagens, papelão, espelhos, garrafas de vidro, CDs e outros materiais se transformam em luminárias e, através do projeto Lixúria Tur, figurinos suntuosos e com muito brilho para o Carnaval. “Este trabalho só funciona com a participação do público em todas as etapas do processo. O lixo é um grande problema, mas também pode ser a solução, gerando até mesmo uma fonte de renda”, comenta Darcy.

Continue Lendo

Viagem

Bariloche apresenta grande temporada e crescimento de brasileiros em 2019

Publicado

em

A temporada de inverno em Bariloche foi um dos melhores dos últimos anos e o verão foi apresentado com grande otimismo para a indústria nesta temporada. O inverno foi novamente dos “brasiloches”, uma referência aos brasileiros que visitaram a região e desfrutam de atividades, chocolate, cerveja artesanal e muita neve.

Os números de julho indicam que foi o quarto ano consecutivo de crescimento sustentado para a indústria do turismo. A ocupação hoteleira de Bariloche teve uma média de 83% com picos de 95% em mais de 30.000 lugares qualificados. Este ano, a cidade alcançou 1.130.000 de estadias de noite em julho, comparado aos dados em 2018 que somam 971,583. Já no mesmo período tivemos cerca de 213.500 mil turistas, 20% a mais comparado aos 177.772 mil que visitaram a cidade em 2018.

Este ano, em julho, em termos de voos, houve um aumento no movimento dos passageiros de 56% com o número recorde e histórico em um dia chegando a alcançar 41 voos. Já o número de turistas do Brasil em relação ao ano de 2018 teve um aumento de 42%, atingindo cerca de 60.000 passageiros.

O Secretário de Turismo da cidade de Bariloche Gastón Burlon, afirmou que a temporada foi bem-sucedida em vários aspectos. “O número de chegadas, o registro de voo e o número de cidades que os voos foram conectados foi muito positivo. Este ano tivemos mais cidades na Argentina e no Brasil com voos diretos para Bariloche”, afirma Gastón.

Temporada de Verão

A expectativa é que a temporada de verão também seja bem-sucedida. A desvalorização da moeda Argentina e as condições econômicas no Brasil posicionam Bariloche como uma das grandes opções para o verão e o outono.

Os passageiros no Brasil poderão agendar suas viagens para desfrutar dos produtos e eventos que a cidade prepara para os próximos meses. “Natal em Bariloche, verão e aventura e chocolate na Páscoa são os principais produtos que queremos mostrar ao mercado brasileiro na ABAV e com outras ações especiais que estamos programando, em parceria com companhias aéreas, operadoras e com todos os comércios”, explica o Diretor Executivo da EMPROTUR – Bariloche, Diego Piquín.

O verão em Bariloche é sinônimo de muita diversão em ambientes naturais, excelente gastronomia, e até mesmo praias em rios e lagos transparentes com boas temperaturas. Piquin explica que “Nós também estamos antecipando informações sobre a Páscoa, Festival de chocolate, para permitir que os atacadistas para preparar a sua oferta no tempo e tirar proveito de todas as vantagens que hoje a economia Argentina oferece aos turistas internacionais”.

Continue Lendo

Mais lidas