Conecte com a gente

Viagem

Moradores de Porto Seguro oferecem experiências no Airbnb

Publicado

em

A comunidade de Porto Seguro (BA) está pronta para mostrar sua cultura, história e beleza natural a viajantes do Airbnb interessados em se aproximar das raízes e da face mais autêntica da cidade. Quinze atividades criadas por moradores da região – especialmente de Trancoso e Caraíva – estão anunciadas, desde terça-feira, 13 de agosto, na área de Experiências da plataforma. Para detalhar e apresentar as experiências, o Airbnb produziu dois guias: Viva Trancoso e Viva Caraíva – Experiências locais por seus moradores. A região também ganhou destaque na área de notícias do site, com informações sobre as características originais de Porto Seguro e dicas de como chegar lá, abrangendo a sede de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva.  

Este projeto é resultado de uma parceria firmada entre o Airbnb e Porto Seguro, em abril de 2018, que tem como objetivo promover um turismo mais inclusivo, responsável e sustentável na região. Para isso, o Airbnb se comprometeu a capacitar moradores locais como anfitriões de Experiências, e a prover estatísticas sobre a movimentação turística da cidade à Secretaria de Cultura e Turismo de Porto Seguro. Os dados visam auxiliar no planejamento de políticas públicas ligadas ao setor.  

“Este projeto é um exemplo de como o Airbnb pode contribuir com os destinos turísticos do Brasil”, afirma Flávia Matos, gerente de Relações Governamentais do Airbnb. “O turismo responsável gera impactos sociais e econômicos muito positivos para as cidades, não só por causa da renda extra, mas também por atrair visitantes que queiram ter experiências mais autênticas de turismo”, afirma. 

Os guias contêm nove experiências de Trancoso e seis de Caraíva. O viajante que acessar o conteúdo verá, por exemplo, que a história de Trancoso pode ser contada por seus próprios moradores na experiência “Raízes de Trancoso – a história da Vila“. Poderá experimentar o açaí da região e saber como é produzido e colhido; ou andar de bicicleta no parque Nacional do Pau-Brasil e conhecer de perto a mata atlântica. Fazer uma cavalgada por Trancoso e arredores, como o Vale dos Búfalos, terminando o passeio na praia, no pôr-do-sol. 

O projeto também contempla uma Experiência da categoria Impacto Social – oferecida por associações,  ONGs e outros representantes de minorias. A aldeia indígena pataxó está nesta categoria, com a experiência “Vivência em aldeia pataxó”, do projeto “De Volta ao Porto do Boi”, da engenheira ambiental Luana Andrade. A experiência consiste em conhecer a aldeia pataxó de Caraíva com todo o suporte de Luana, que desde criança conviveu de perto com a comunidade indígena e, hoje, busca construir um centro cultural da etnia indígena.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Viagem

Sauípe Premium Brisa é nomeado como um dos 10 melhores resorts do Brasil

Publicado

em

O Sauípe Premium Brisa, localizado na Costa do Sauípe (BA), recebeu o prêmio Melhores Destinos 2019, sendo eleito um dos melhores resorts do país. O reconhecimento foi entregue à AVIVA, detentora dos destinos Rio Quente e Costa do Sauípe e também do parque aquático Hot Park, pelo Melhores Destinos, portal conhecido por oferecer aos viajantes dicas sobre hotéis, companhias aéreas, além de sugestões de roteiros em diversos destinos.

Como critério, a revista realizou uma enquete para os leitores em seu site, que levaram em conta a hospitalidade, custo-benefício, estrutura, conforto, opções de lazer e alimentação na hora de escolher os melhores hotéis do país. Inaugurado em outubro deste ano, o Sauípe Premium Brisa proporciona um novo conceito de hotel na Costa do Sauípe, oferecendo aos turistas o prazer de aproveitar mais que uma experiência completa all inclusive e de entretenimento, forte característica dos empreendimentos administrados pela Aviva. 

Entre os principais diferenciais do hotel estão a piscina de borda infinita e serviços exclusivos, além de quartos amplos e confortáveis. Com um restaurante e dois bares, sendo um localizado no lobby e outro na piscina, o Sauípe Premium Brisa oferece buffet all inclusive para café da manhã, almoço e jantar, além de petiscos na piscina, lanche da tarde e ceia. Nele, os hóspedes têm acesso as melhores marcas, além de cortes nobres e um serviço de atendimento diferenciado. 

Continue Lendo

Viagem

Começou a temporada das tartarugas no Txai Resorts

Publicado

em

O Txai Itacaré, membro do restrito grupo de hotéis Relais&Châteaux, está na paradisíaca praia de Itacarezinho, ao sul da Bahia. Em meio a 100 hectares de Mata Atlântica nativa, 38 charmosos bangalôs contam com deck de madeira suspenso, revelando a exclusividade do premiado resort. A gastronomia, arquitetura e até o aclamado SPA Shamash Healing são convites para um verdadeiro mergulho na cultura e beleza local.

Entre os projetos realizados pelo resort está o Txaitaruga, que em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA) e com o TAMAR permite a adoção de um ninho de tartarugas por hóspedes e não hóspedes. Sim, é possível, por exemplo, presentear alguém querido com um ninho. Há certificado de adoção e todos os detalhes sobre as tartaruguinhas. Informações sobre o desenvolvimento dos ovos e o nascimento são enviadas ao adotante, além de fotos muito fofas.

O projeto nasceu junto com o resort e tem como missão a preservação de tartarugas marinhas que estão ameaçadas de extinção e desovam na região. Durante todo o ano, uma equipe de profissionais capacitados realiza o monitoramento das praias, cuidando dos ninhos e contribuindo para a manutenção das espécies. Desde 2004, mais de 60 mil tartaruguinhas foram amparadas. Um detalhe interessante é que durante a noite grande parte do Txai Itacaré fica no escuro para ajudar na desova.

O Instituto Companheiros do Txai ajuda a preservar os recursos naturais da região para as futuras gerações com essa e outras ações socioambientais voltadas ao desenvolvimento consciente da comunidade.

Continue Lendo

Viagem

Conheça 5 pratos incríveis com bacalhau para provar no Centro de Portugal

Publicado

em

O bacalhau é um peixe tipicamente português, estando presente na gastronomia do país inteiro. Mas é no Centro de Portugal que ele ganha seu lugar de honra, principalmente em Ílhavo, cidade que construiu um museu dedicado à sua história e que fica a 100 quilômetros de Porto.

O Museu Marítimo de Ílhavo conta como o peixe foi importante em uma época em que os portugueses passavam por escassez de alimentos. Como o bacalhau passa por um processo de salga e secura, ele durava mais tempo e chegava aos recantos mais longínquos do interior do país. Por isso e pelo fato de a pesca nos mares frios do norte ser perigosa na época, os pescadores de bacalhau eram verdadeiros heróis nacionais.

Com o bacalhau em abundância e outras carnes em falta, não é de se espantar que os portugueses tenham explorado a criatividade e criado centenas de pratos diferentes com o peixe. Listamos abaixo cinco deles para provar no Centro de Portugal, charmosa região que abrange cidades como Coimbra, Aveiro, Viseu e Fátima.

Bacalhau à Lafões

Uma versão do bacalhau empanado e assado em postas, com batatas, ovos cozidos, alho, cebola e, é claro, muito azeite. O melhor lugar para provar esta iguaria é Viseu ou alguma das cidades próximas, já que foi ali que ela surgiu.

Arroz de bacalhau

Este maravilhoso refogado de arroz, bacalhau, azeite, cebola e tomate é um prato cremoso e de dar água na boca. O resultado é absolutamente imperdível!

Caldeirada de Bacalhau

As caldeiradas são tradicionais em Portugal. Nada mais são que um ensopado que leva pão entre os ingredientes. A de bacalhau encanta pelos temperos e sabores, e leva o lombo do peixe, batata, tomate, pimentão, cebola, alho, louro e coentro – e não usa pão no preparo. As caldeiradas de peixe são uma especialidade da cidade de Aveiro.

Bacalhau à Lagareiro

O bacalhau à Lagareiro é cozido no leite e depois assado com azeite, assim como as batatas que são servidas junto.

Bacalhau gratinado

Não há como errar com um peixe delicioso coberto por um molho branco e que fica melhor ainda no forno. Há diversas maneiras de gratinar o bacalhau e todas elas são excelentes. Versões recheadas com batata doce e pão ou espinafres e queijo estão entre as favoritas.

Continue Lendo

Mais lidas