Conecte com a gente

Tecendo Ideias

Maria Antonieta, eu e a estampa Toile de Jouy…

Publicado

em

Sou apaixonada MESMO pela estampa TOILE DE JOUY. Quando chegamos na França, só pensava em visitar a pequena cidade de Jouy en Josas, no interior. Estávamos em Paris, pegamos um trem e descemos em Versalhes onde fica o famoso Palácio.

Pegamos outro trem que nos levou à um lugar que mais parecia um cartão postal: JOUY EN JOSAS! Que paisagem bucólica. Cercada de bosques, fomos caminhando encantados, quando então vimos a placa MUSÈE OBERKAMPF! Fundado em 1760 com a finalidade de estampar, em tecidos de algodão, cenas campestres, pueris e infantis que remetiam ao  cotidiano francês.

Com o passar do tempo, surgiram  desenhos patrióticos e também da fauna e flora regionais. No início, usavam a técnica com carimbos de madeira, de forma artesanal. Através da nova direção do engenheiro Oberkampk, a fábrica começou a usar cilindros de cobre. Chegou a receber o premio Manufacture Royale das mãos de Napoleão Bonaparte.

Hoje, num belíssimo palacete se encontra a história dessa estampa que chegou para ficar. Maria Antonieta foi uma das maiores divulgadoras e apaixonadas por TOILE DE JOUY, pois ordenou que em todas as paredes e cortinas do palácio fossem retradas cenas do cotidiano da vida da realeza.

Essa estampa virou febre na aristocracia francesa. Apesar do estilo clássico provençal, Toile de Jouy valoriza a decoração de suites de casal, quartos infantis, casas de chá e lojas femininas, podendo ser mesclado com listras finas e xadrezes miúdos. Não tem erro. Elegante e atemporal.

Inspiração também para estilistas como Roberto Cavalli, Christian Dior e outros. Vale a pena apostar nessa ideia. Acredite!

Continue Lendo
2 Comentários

2 Comments

  1. Fernanda Sá

    20 de agosto de 2019 em 14:24

    Muito grata pelos fatos históricos que você traz, Ana. Muito enriquecedor!

  2. Graça Sá

    20 de agosto de 2019 em 16:21

    Bastante enriquecedor o seu texto, não só como você narra os locais visitados , assim como ilustra de forma plena e elegante. Parabéns e obrigada pelas excelentes informações, amei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecendo Ideias

Estão chegando as flores…

Publicado

em

A primavera se aproxima e com a estação vem a vontade de fazer mudanças na decoração da casa. Nada melhor do que sair por aí visitando lojas bacanas de Tecidos para Decoração. Sem medo de ser feliz!

Aquela estampa que você se identificar ou melhor aquela que você se apaixonar, seja algodão, linho, chita, veludo ou mesmo seda, compre e use!!!

A estampa FLORAL é um clássico no dècor. Há muitos séculos, as flores, as plantas, a natureza vêm sendo reproduzidas fielmente mesmo sendo estilizadas. Técnica desenvolvida com maestria pelos indianos.

Na Índia era o desenho mais empregado até surgir, na Europa, no ano de 1640, via Marselhana França através dos mercadores armênios. No século XVII, o desenhista era a peça-chave na decoração.

Eram escolhidos pelo seu talento e sua capacidade de cumprir as exigências das indústrias. No século XVIII a estampa FLORAL predominou em todas as artes. Mais tarde, o movimento artístico “art nouveau”, com design rebuscado, elegante e sofisticado, impulsionou o desenho.

A estampa FLORAL alegra demais qualquer ambiente. Seja na sala de jantar, de estar, no quarto, varanda. Que tal lançar almofadas num sofá, numa poltrona, cadeira de estilo, puff, colcha de cama, parede, por que não?

Desde que o restante dos elementos no espaço sejam neutros senão vira uma “briga de poder” porque a estampa FLORAL é” poderosa”. Pense com carinho, seu ambiente vai ficar show! Acredite!

Continue Lendo

Tecendo Ideias

CasaCor Rio lembra a história da cidade

Publicado

em

A CasaCor Rio está acontecendo no antiga sede do Touring Club do Brasil projeto do arquiteto francês Joseph Gire, também autor de tantos outros prédios maravilhosos no Rio de Janeiro, localizada numa área tombada onde fica o Terminal Internacional de Cruzeiros. Vizinho do Museu do Amanhã, Museu Arte Rio, Mauá Pier etc…

Nesse prédio construído em 1920, a Mostra de Decoração conta um pouco da história da cidade tendo com ¨pano de fundo¨ a Baía de Guanabara. São 44 ambientes onde 66 profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagismo trazem inovação, criatividade e tecnologia respeitando os detalhes arquitetônicos do projeto original que foram mantidos como os lustres, as portas, janelas, vitrais e pisos.

Pensando também na sustentabilidade numa visão ¨upcycling¨, realidade do momento. Fiquei super feliz ao encontrar meu querido amigo Jairo de Sender, simpático e carismático como sempre. Fiz altos elogios a sua atuação no programa “Mais Você” no quadro Dando um Retoque. Logo em seguida, outra querida Lycia Maia, arquiteta com bons projetos e relembramos de bons momentos quando eu morava no Rio.

Estão presentes nos espaços grandes marcas como Tidelli, Breton, Artefacto, Ornare, Orlean. Peças de designers de Pedro Franco, Jader Almeida, Carlos Motta, Sérgio Rodrigues. Móveis em madeira, fibra natural tanto nos Tecidos quanto nos tapetes. Estampa Tribal. Objetos artesanais e cordas.

Ambientes temáticos fazendo alusão ao Rio antigo. Muito difícil afirmar o que mais gostei! Procurei ressaltar alguns espaços. Só sei dizer que a Casa Cor Rio 2019 está sensacional. O recado foi dado. Parabéns a todos os participantes. Vale a pena conferir. Acredite!

Continue Lendo

Tecendo Ideias

Tecidos estampados e recordações…

Publicado

em

Tecidos étnicos sempre serão bem-vindos. Muitas pessoas têm medo de usar tecidos estampados com essas referências. Acho tão legal e pitoresco, afinal, são lembranças de momentos que foram especiais nas nossas vidas.

Registram uma viagem, um lugar que trabalhou com por exemplo em Angola, Paris, Barcelona, Peru, Bahia, Rio de Janeiro. Devem ser colocados num lugar de destaque. Jamais despreze uma peça que lhe traz boas recordações.

Separe um espaço bacana, pode ser até um canto da casa ou mesmo da varanda ou do quarto. Crie um ambiente gostoso pra relaxar. Forrar uma poltrona, um puff, lançar uma manta, colcha de cama, almofadas para alegrar um sofá neutro.

São estampas bastante alegres que devem ser usadas com muito cuidado para não poluir o ambiente. Ou não!!!!! Adoro lembrar das nossas viagens, nos faz tão bem…

Essa ideia serve também para objetos e acessórios decorativos. Na moda, não é muito diferente! Os fashionistas estão por aí pra confirmar. Usar um colar, uma clutch, uma pantalona ou mesmo uma bata. É descolado, é estiloso. Adoro. Acredite !

Continue Lendo

Mais lidas