Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Gerenciar estresse ajuda aumentar a longevidade e qualidade de vida, alerta dr. Walter Viterbo

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os idosos representam 13% da população brasileira. Hoje em dia, o grande desafio é manter hábitos saudáveis entre os que já tem mais de 60 anos.

Para o Dr. Walter Viterbo (CRM-11188), médico especialista em Acupuntura e Anestesiologia com formação em Clínica da Dor, é possível associar longevidade com qualidade de vida, e muitos são os fatores que contribuem para isso, entre eles a diminuição do estresse, buscando o equilíbrio entre o corpo e a mente. “Tentar dormir mais cedo para aumentar a qualidade e quantidade do sono e acordar mais descansado permite aumentar o pavio, ou seja, não reagir aos problemas do trânsito, da falta de educação e outros fatores que nos convidam o tempo todo ao atrito”, explica o médico.

O envelhecimento é um processo natural da vida, mas nem todos chegam a melhor idade com boa saúde. Um dos maiores temores em termos de longevidade é como se vai chegar lá e para isso é necessário ter uma vida saudável. Uma boa forma de ter um processo natural e calmo é o gerenciamento de estresse, se preparando para envelhecer bem.

“O indivíduo estressado tem sintomas característicos como a fala rápida, pouca paciência, dorme mal ou em vigília e termina entrando em um ciclo de resposta que se retroalimenta, trazendo malefícios físicos e mentais. A pessoa passa os dias dentro dessa resposta e pode desencadear inúmeras doenças na velhice como depressão, problemas de coração e envelhecimento precoce”, esclarece.

Ao longo da vida, o ser humano é acometido a diferentes tipos de estresse, que podem ou não interferir diretamente na diminuição da expectativa de vida. Nesse sentido, os cuidados com a alimentação são fundamentais, pois nutrem o corpo e evitam o desenvolvimento de doenças como hipertensão, diabetes, etc.

Dr. Walter ressalta que “é importante permitir-se a uma alimentação melhor, procurando seguir orientações de um nutricionista, pois hoje em dia já existe uma diversidade de restaurantes a quilo que oferecem saladas e proteínas grelhadas. Substituir sucos no lugar de refrigerante e frutas como sobremesas em troca dos doces também são uma boa opção”.

Diante do cenário de múltiplas informações e cobranças da vida diária, o estresse vira destresse e termina interferindo sintomaticamente no corpo. Além do aspecto da alimentação, mexer o corpo é essencial para os idosos.

O médico alerta que “fazer diariamente uma atividade física, podendo ser uma simples caminhada com amigos até um bom programa de condicionamento com um personal training são fundamentais para diminuir o estresse. Massagens relaxantes, yoga, suporte com psicólogo, entre outras terapias anti-estresse também contribuem para o equilíbrio e a saúde. Por fim, recomendo fortemente a Acupuntura que comprovadamente estimula o cérebro a produzir hormônios e substâncias neurotransmissoras no sangue, as quais promovem no corpo o relaxamento e a sensação de bem-estar”, afirma.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Gente

Trajetórias de vida das homenageadas na 15ª edição do Prêmio Barra Mulher ficam no espaço Barra Gourmet até o final de março

Gastronomia

Vinícola UVVA está localizada na Chapada Diamantina há 2 anos e já coleciona diversos prêmios

Gente

O cirurgião dentista especializado em Harmonização Facial, Dr. Henrique Cysneiros, está celebrando o sucesso da primeira Imersão Internacional realizada em Portugal, o Vision Portugal....

Música

A Orquestra Sinfônica da Bahia faz o seu tradicional Concerto de Páscoa no próximo dia 28 de março (quinta-feira), às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro...

Beleza

A Creamy, conhecida por seus dermocosméticos de alta performance, está expandindo para haircare com o lançamento do Leave-in Peptide Repair Hair Treatment. Este produto,...

Música

Banda se apresenta no Centro de Convenções Salvador no próximo sábado

Música

Banda se apresenta em maio, na Concha Acústica

Beleza

A Prada lançou seis novas fragrâncias na coleção Les Infusions, destacando-se por serem intensas, sofisticadas e envolventes. Desenvolvidas pela mestre perfumista Daniela Andrier com...