Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Médicas dão dicas de como envelhecer com saúde

Com o aumento da expectativa e da qualidade de vida, envelhecer trouxe novos significados para a nossa rotina. De acordo com o IBGE, um em cada quatro brasileiros será idoso em 2060.

Por isso, algumas práticas podem ser adotadas para envelhecer bem e com saúde, o que, de acordo com a médica integrativa do Instituto Chronos, Juliana Hardman, “não implica apenas em não ter doenças, e sim em manter o equilíbrio físico, psicológico e social a partir de alguns cuidados específicos, tanto para os homens quanto para as mulheres”.

Em geral, os primeiros sinais de envelhecimento celular se manifestam na pele. “É o órgão que mais reflete os efeitos da passagem do tempo”, explica a dermatologista Mirella Pelissari, também do Instituto Chronos.

A saúde e a aparência da pele, assim como os outros órgãos, estão diretamente relacionadas aos hábitos alimentares e ao estilo de vida. Fatores como, radiação ultravioleta, excesso de consumo de álcool, abuso de tabaco e a poluição ambiental, entre outros, aceleram o trabalho do relógio biológico provocando o envelhecimento precoce.

Para retardar o envelhecimento celular, proporcionar um envelhecimento saudável e manter a autoestima e o bem-estar, algumas práticas e tratamentos da medicina integrativa podem ser aliados, visando o cuidado interno e externo.

“É importante lembrar que o envelhecimento afeta nossa biologia interna antes que apareça do lado de fora”, comenta Juliana. “Por isso, ter hábitos de vida saudáveis é a melhor maneira para retardar o envelhecimento. Além disso, uso de suplementos como vitamina D, resveratrol, chá verde, entre outros, podem atuar nas nas telomerases de forma positiva”.

As médicas separaram algumas dicas e práticas que podem auxiliar um envelhecimento saudável do corpo:

Tratamentos estéticos

O passo mais importante para cuidar da pele é manter a hidratação diariamente. No Instituto Chronos, são realizados diversos procedimentos estéticos, como toxina botulínica “Botox”, prenchedores com ácido hialurônico injetáveis, bioestimuladores de colágeno, além de tratamentos à base de ácidos clareadores e renovadores, como o ácido retinóico, conhecido por clarear manchas, suavizar rugas e imperfeições e estimular a produção de colágeno, retardando o envelhecimento da pele.

Através da plataforma de laser, é possível ainda realizar estímulo de colágeno, peeling, tratamento de cicatriz, manchas, estrias, flacidez da face e papada e rugas finas. Outra opção do uso de ácido hialurônico em um procedimento que promove uma melhora da qualidade da pele através de uma hidratação profunda, chamado de Skinbooster.

Alimentação

Juliana Hardman explica que, para evitar o envelhecimento precoce, a alimentação deve ser a sua maior aliada. “Optar por alimentos antioxidantes, gorduras saudáveis, minerais, vitaminas e fitonutrientes é fundamental”.

Entre os alimentos antioxidantes, a médica integrativa destaca fígado de boi, couve, brócolis, couve de bruxelas, alho, maçã, chocolate amargo, batata-doce, além de alimentos ricos em vitamina C e E. Peixes gordos ricos em ômega-3 e vitamina D. “De qualquer forma, é preciso focar de forma individual nas principais carências nutricionais para repor o que é necessário por alimentação de preferência e, se não for suficiente, através de suplementação indicada”.

Exercícios físicos

Para ajudar no processo de envelhecimento, alguns exercícios regulares que desenvolvem força, estimulam o equilíbrio e contribuem para a flexibilidade do corpo são os mais indicados.

“Com o envelhecimento precisamos nos atentar ao risco de sarcopenia, que é a perda progressiva de massa muscular progressiva”, explica Juliana. Caminhadas acompanhadas de alongamentos, natação e hidroginástica, musculação, yoga e pilates são bastante recomendados, basta escolher uma que melhor se adapte à rotina e à necessidade de cada indivíduo.

Dormir bem

Ter uma boa noite de sono é fundamental para evitar o envelhecimento precoce e garantir uma vida com mais bem-estar e saúde, em qualquer idade.

Manter a qualidade do sono ajuda a prevenir doenças do coração, combate a obesidade, reduz as chances de desenvolver depressão, deixa a memória mais aguçada e ainda reduz os níveis de estresse, melhorando o humor.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Gastronomia

Apreciadores da iguaria tem até o dia 30 de abril para aproveitar

Gente

A advogada e líder do movimento “Por Amor à Advocacia” Ana Patrícia Dantas Leão comandou um encontro para enaltecer a profissão e as mulheres,...

Gente

Trajetórias de vida das homenageadas na 15ª edição do Prêmio Barra Mulher ficam no espaço Barra Gourmet até o final de março

Gastronomia

Vinícola UVVA está localizada na Chapada Diamantina há 2 anos e já coleciona diversos prêmios

Gente

O cirurgião dentista especializado em Harmonização Facial, Dr. Henrique Cysneiros, está celebrando o sucesso da primeira Imersão Internacional realizada em Portugal, o Vision Portugal....

Música

Banda se apresenta no Centro de Convenções Salvador no próximo sábado

Beleza

A Creamy, conhecida por seus dermocosméticos de alta performance, está expandindo para haircare com o lançamento do Leave-in Peptide Repair Hair Treatment. Este produto,...

Música

A Orquestra Sinfônica da Bahia faz o seu tradicional Concerto de Páscoa no próximo dia 28 de março (quinta-feira), às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro...