Conecte com a gente

Saúde

Médicas dão dicas de como envelhecer com saúde

Publicado

em

Com o aumento da expectativa e da qualidade de vida, envelhecer trouxe novos significados para a nossa rotina. De acordo com o IBGE, um em cada quatro brasileiros será idoso em 2060.

Por isso, algumas práticas podem ser adotadas para envelhecer bem e com saúde, o que, de acordo com a médica integrativa do Instituto Chronos, Juliana Hardman, “não implica apenas em não ter doenças, e sim em manter o equilíbrio físico, psicológico e social a partir de alguns cuidados específicos, tanto para os homens quanto para as mulheres”.

Em geral, os primeiros sinais de envelhecimento celular se manifestam na pele. “É o órgão que mais reflete os efeitos da passagem do tempo”, explica a dermatologista Mirella Pelissari, também do Instituto Chronos.

A saúde e a aparência da pele, assim como os outros órgãos, estão diretamente relacionadas aos hábitos alimentares e ao estilo de vida. Fatores como, radiação ultravioleta, excesso de consumo de álcool, abuso de tabaco e a poluição ambiental, entre outros, aceleram o trabalho do relógio biológico provocando o envelhecimento precoce.

Para retardar o envelhecimento celular, proporcionar um envelhecimento saudável e manter a autoestima e o bem-estar, algumas práticas e tratamentos da medicina integrativa podem ser aliados, visando o cuidado interno e externo.

“É importante lembrar que o envelhecimento afeta nossa biologia interna antes que apareça do lado de fora”, comenta Juliana. “Por isso, ter hábitos de vida saudáveis é a melhor maneira para retardar o envelhecimento. Além disso, uso de suplementos como vitamina D, resveratrol, chá verde, entre outros, podem atuar nas nas telomerases de forma positiva”.

As médicas separaram algumas dicas e práticas que podem auxiliar um envelhecimento saudável do corpo:

Tratamentos estéticos

O passo mais importante para cuidar da pele é manter a hidratação diariamente. No Instituto Chronos, são realizados diversos procedimentos estéticos, como toxina botulínica “Botox”, prenchedores com ácido hialurônico injetáveis, bioestimuladores de colágeno, além de tratamentos à base de ácidos clareadores e renovadores, como o ácido retinóico, conhecido por clarear manchas, suavizar rugas e imperfeições e estimular a produção de colágeno, retardando o envelhecimento da pele.

Através da plataforma de laser, é possível ainda realizar estímulo de colágeno, peeling, tratamento de cicatriz, manchas, estrias, flacidez da face e papada e rugas finas. Outra opção do uso de ácido hialurônico em um procedimento que promove uma melhora da qualidade da pele através de uma hidratação profunda, chamado de Skinbooster.

Alimentação

Juliana Hardman explica que, para evitar o envelhecimento precoce, a alimentação deve ser a sua maior aliada. “Optar por alimentos antioxidantes, gorduras saudáveis, minerais, vitaminas e fitonutrientes é fundamental”.

Entre os alimentos antioxidantes, a médica integrativa destaca fígado de boi, couve, brócolis, couve de bruxelas, alho, maçã, chocolate amargo, batata-doce, além de alimentos ricos em vitamina C e E. Peixes gordos ricos em ômega-3 e vitamina D. “De qualquer forma, é preciso focar de forma individual nas principais carências nutricionais para repor o que é necessário por alimentação de preferência e, se não for suficiente, através de suplementação indicada”.

Exercícios físicos

Para ajudar no processo de envelhecimento, alguns exercícios regulares que desenvolvem força, estimulam o equilíbrio e contribuem para a flexibilidade do corpo são os mais indicados.

“Com o envelhecimento precisamos nos atentar ao risco de sarcopenia, que é a perda progressiva de massa muscular progressiva”, explica Juliana. Caminhadas acompanhadas de alongamentos, natação e hidroginástica, musculação, yoga e pilates são bastante recomendados, basta escolher uma que melhor se adapte à rotina e à necessidade de cada indivíduo.

Dormir bem

Ter uma boa noite de sono é fundamental para evitar o envelhecimento precoce e garantir uma vida com mais bem-estar e saúde, em qualquer idade.

Manter a qualidade do sono ajuda a prevenir doenças do coração, combate a obesidade, reduz as chances de desenvolver depressão, deixa a memória mais aguçada e ainda reduz os níveis de estresse, melhorando o humor.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Fisioterapeuta Renata Maia promove o Verão sem Canga no Rio Vermelho

Publicado

em

Saúde, atividade física, auto-estima, qualidade de vida, natureza, música e verão. Vem aí a terceira edição do projeto ‘Verão sem Canga’. O evento idealizado pela fisioterapeuta dermato funcional Renata Maia do Centro de Saúde e Estética Renata Maia será realizado neste sábado, 7, no Rio Vermelho a partir das 6h30 da manhã reunindo cerca de 100 pessoas.

O encontro tem como proposta reunir um grupo de pessoas para uma caminhada da clínica que está localizada no Largo de Santana até a Praia da Paciência. Após a chegada na Praia, os participantes terão aula de crossfit e depois retornarão ao Centro para um café-da-manhã todo especial preparado com frutas e doces fitness e ainda com a animação do DJ Felipe Senna.

Qualquer pessoa que não seja paciente da clínica pode participar também do evento comprando a camisa. As vendas estão sendo realizadas nas unidades do Rio Vermelho e na do Caminho das Árvores (Spaço Renata Maia) por R$ 60 (individual) e R$ 100 (casadinha) e ganha um Detox Iônico dos pés. “O Verão sem Canga é uma abertura do verão, uma iniciativa a saúde. Promovemos uma vez ao ano com a proposta de desenvolver atividade física reunindo as pessoas. É um dia de encontro, de descontração, de motivação e a tudo que integra a saúde”, comenta Renata Maia.

Continue Lendo

Saúde

Dermatologista Juliana Chieppe alerta para o câncer de pele no Dezembro Laranja

Publicado

em

Tipo de câncer mais comum entre os brasileiros, o câncer de pele acomete cerca de 30% dos casos de tumores malignos no país, segundo o instituto Nacional do Câncer (INCA). Com aproximadamente 176 mil casos identificados por ano, o avanço da doença teve uma pequena redução entre 2018 e 2019, atingindo a marca de 165 mil casos catalogados.

Embora ainda pequena, essa mudança é resultado de uma série de ações que buscam conscientizar a população sobre a doença, a exemplo, do Dezembro Laranja, iniciativa criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que em 2019 completa 5 anos de luta na prevenção e no diagnóstico do tumor.

Este ano a campanha ganha destaque no dia 7 de dezembro, quando 130 postos realizarão exames gratuitos. “É importante alertar para o diagnóstico e tratamento precoces, pois isso aumenta as chances de cura na maioria dos casos”, alerta a dermatologista Juliana Chieppe, membro da SBD.

“A melhor forma de evitar a doença é a prevenção. Além das medidas fotoprotetoras, como o uso do protetor solar, chapéus, óculos de sol e roupas com proteção UV, é importante ir ao dermatologista examinar pintas e sinais uma vez por ano”, recomenda a profissional.

Tipos de pele

Sobre a parcela da sociedade mais afetada pela doença, a Dra. Juliana aponta que há um predomínio nos casos relacionados ao sexo masculino, com idade avançada – acima dos 60 anos, e de pele muito clara. Em contrapartida, há um tipo específico de melanoma (acral, relacionado às extremidades), que é mais comum em pacientes negros.

“Os tipos mais comuns de câncer de pele são o carcinoma basocelular e o espinocelular; ambos apresentam altos percentuais de cura. Já o melanoma é o mais agressivo e potencialmente fatal. No entanto, quando descoberto no início, tem mais de 90% de chance de cura”, explica a profissional, que é sócia da clínica de dermatologia Sá e Chieppe, onde realiza seus atendimentos.

Mitos e verdades

Quando se trata de mitos referente à doença, Dra. Juliana ainda recomenda se atentar às crenças populares sobre o câncer de pele, que nem sempre refletem a realidade. “As pessoas creem que só se expor ao sol já é o suficiente para adquirir câncer. Realmente, as áreas mais afetadas são as mais expostas à luz solar, mas outras áreas como pés, entre os dedos, unhas, boca, vulva, ânus, vagina e pênis também podem ser afetadas pela neoplasia de pele”, destaca.

“Outras pessoas acreditam que qualquer mancha que aparece na pele é automaticamente câncer, mas nem toda pinta escura é perigosa. Há também quem diga que a doença só surge a partir de um sinal, sendo que o carcinoma basocelular, tipo câncer de pele mais comum, por exemplo, não surge de sinais prévios”, complementa a Dra.

“O carcinoma basocelular não dá metástases, enquanto o espinocelular e o melanoma realmente podem se espalhar para outros órgãos, mas uma rotina regrada com um dermatologista pode facilmente indicar a doença e tratá-la com antecedência. A melhor forma de evitar a doença é a prevenção, nós conhecemos a origem da doença – que é a exposição excessiva ao sol – por isso, a conscientização é tão necessária”, finaliza.

Continue Lendo

Saúde

Rede Hammer Fitness Club promove verão de experiências

Publicado

em

Tendo como proposta um Verão de experiências, a rede Hammer Fitness Club realiza a partir do próximo dia 14 de dezembro, até o dia 26 de janeiro de 2020, a terceira edição do Verão Hammer – evento que objetiva promover integração e bem-estar físico e mental das pessoas, através da prática regular de atividades físicas. A inciativa traz um leque de experiências, entre elas a canoa havaiana, o stand-up padlles, surf, caminhada, passeios ciclísticos, aulas de dança, alongamento e spinning outdoor.

Assim como aconteceu nas edições anteriores, o Verão Hammer aportará em diversos pontos da orla soteropolitana: de Stella Maris à Barra, passando pela praia da Preguiça (Comércio), onde acontecerá a canoa Havaiana e pela Villa Jardim dos Namorados. Além disso, no dia 16 de janeiro, dia do Senhor do Bomfim, haverá uma caminhada de 8km, com saída da Conceição da Praia.

O evento de abertura do Verão Hammer acontece no dia 14 de dezembro, das 8h às 11h, na Villa Jardim dos Namorados com aulas de Spinning outdoor e jump (vagas limitadas), zumba e Fitdance e animação da banda Isqueminha, que se apresentará em um minitrio elétrico. É de graça!

“O Verão Hammer é uma iniciativa em que levamos para fora da academia aquilo que temos como propósito em nossa rede, que é a prática de exercícios com o objetivo de bem-estar físico e mental. Para esta edição buscamos oferecer modalidades que vão além das que já temos em nossa grade de aulas, para que os nossos alunos possam viver novas experiências e descobrir novas possibilidades de atividades físicas.”, explica Vitor Urpia, diretor da Rede Hammer Fitness Club.

Continue Lendo

Mais lidas