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Saúde

Médicas dão dicas de como envelhecer com saúde

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Com o aumento da expectativa e da qualidade de vida, envelhecer trouxe novos significados para a nossa rotina. De acordo com o IBGE, um em cada quatro brasileiros será idoso em 2060.

Por isso, algumas práticas podem ser adotadas para envelhecer bem e com saúde, o que, de acordo com a médica integrativa do Instituto Chronos, Juliana Hardman, “não implica apenas em não ter doenças, e sim em manter o equilíbrio físico, psicológico e social a partir de alguns cuidados específicos, tanto para os homens quanto para as mulheres”.

Em geral, os primeiros sinais de envelhecimento celular se manifestam na pele. “É o órgão que mais reflete os efeitos da passagem do tempo”, explica a dermatologista Mirella Pelissari, também do Instituto Chronos.

A saúde e a aparência da pele, assim como os outros órgãos, estão diretamente relacionadas aos hábitos alimentares e ao estilo de vida. Fatores como, radiação ultravioleta, excesso de consumo de álcool, abuso de tabaco e a poluição ambiental, entre outros, aceleram o trabalho do relógio biológico provocando o envelhecimento precoce.

Para retardar o envelhecimento celular, proporcionar um envelhecimento saudável e manter a autoestima e o bem-estar, algumas práticas e tratamentos da medicina integrativa podem ser aliados, visando o cuidado interno e externo.

“É importante lembrar que o envelhecimento afeta nossa biologia interna antes que apareça do lado de fora”, comenta Juliana. “Por isso, ter hábitos de vida saudáveis é a melhor maneira para retardar o envelhecimento. Além disso, uso de suplementos como vitamina D, resveratrol, chá verde, entre outros, podem atuar nas nas telomerases de forma positiva”.

As médicas separaram algumas dicas e práticas que podem auxiliar um envelhecimento saudável do corpo:

Tratamentos estéticos

O passo mais importante para cuidar da pele é manter a hidratação diariamente. No Instituto Chronos, são realizados diversos procedimentos estéticos, como toxina botulínica “Botox”, prenchedores com ácido hialurônico injetáveis, bioestimuladores de colágeno, além de tratamentos à base de ácidos clareadores e renovadores, como o ácido retinóico, conhecido por clarear manchas, suavizar rugas e imperfeições e estimular a produção de colágeno, retardando o envelhecimento da pele.

Através da plataforma de laser, é possível ainda realizar estímulo de colágeno, peeling, tratamento de cicatriz, manchas, estrias, flacidez da face e papada e rugas finas. Outra opção do uso de ácido hialurônico em um procedimento que promove uma melhora da qualidade da pele através de uma hidratação profunda, chamado de Skinbooster.

Alimentação

Juliana Hardman explica que, para evitar o envelhecimento precoce, a alimentação deve ser a sua maior aliada. “Optar por alimentos antioxidantes, gorduras saudáveis, minerais, vitaminas e fitonutrientes é fundamental”.

Entre os alimentos antioxidantes, a médica integrativa destaca fígado de boi, couve, brócolis, couve de bruxelas, alho, maçã, chocolate amargo, batata-doce, além de alimentos ricos em vitamina C e E. Peixes gordos ricos em ômega-3 e vitamina D. “De qualquer forma, é preciso focar de forma individual nas principais carências nutricionais para repor o que é necessário por alimentação de preferência e, se não for suficiente, através de suplementação indicada”.

Exercícios físicos

Para ajudar no processo de envelhecimento, alguns exercícios regulares que desenvolvem força, estimulam o equilíbrio e contribuem para a flexibilidade do corpo são os mais indicados.

“Com o envelhecimento precisamos nos atentar ao risco de sarcopenia, que é a perda progressiva de massa muscular progressiva”, explica Juliana. Caminhadas acompanhadas de alongamentos, natação e hidroginástica, musculação, yoga e pilates são bastante recomendados, basta escolher uma que melhor se adapte à rotina e à necessidade de cada indivíduo.

Dormir bem

Ter uma boa noite de sono é fundamental para evitar o envelhecimento precoce e garantir uma vida com mais bem-estar e saúde, em qualquer idade.

Manter a qualidade do sono ajuda a prevenir doenças do coração, combate a obesidade, reduz as chances de desenvolver depressão, deixa a memória mais aguçada e ainda reduz os níveis de estresse, melhorando o humor.

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Saúde

Ação social alerta para o Dia Mundial de Combate ao Estresse

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Dia 23 de setembro é dedicado ao Dia Mundial de Combate ao Estresse. A data visa chamar a atenção para os efeitos da doença, que atinge 90% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para contribuir com o alerta, o médico especialista em acupuntura e anestesiologia com formação em Clínica da Dor e presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura – Seção Bahia, Dr. Walter Viterbo, irá promover atividades como massoterapia, aferição de pressão arterial, distribuição de panfletos informativos, além de esclarecer dúvidas sobre métodos que podem ser adotados para evitar o acúmulo de estresse no dia a dia, de forma totalmente gratuita à população.

A ação social ocorrerá em locais próximos às Clínicas Viterbo, conforme segue: Comércio (em frente ao Ed. Nelson de Farias), das 6h30 às 9h; Boulevard Side (lobby do prédio), das 8h às 16h; Itaigara (auditório do Ed. Empresarial Torre do Parque), das 12h às 17h e Hangar (praça de alimentação do complexo), das 11h às 14h.

O médico explica que é possível associar longevidade com qualidade de vida, e muitos são os fatores que contribuem para isso, entre eles a diminuição do estresse, buscando o equilíbrio entre o corpo e a mente.

“Tentar dormir mais cedo para aumentar a qualidade e quantidade do sono e acordar mais descansado permite aumentar o pavio, ou seja, não reagir aos problemas do trânsito, da falta de educação e outros fatores que nos convidam o tempo todo ao atrito”.

A palavra “estresse” tem origem na palavra inglesa “stress”, que significa “pressão”, “tensão” ou “insistência”. É uma reação do organismo a componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação de importância.

Para o especialista, o fator “estresse” pode ser dividido entre bom, cientificamente chamado de eustresse, e mau conhecido como distresse. O estresse pode ser bom quando ele é impulsionador. O grande problema do eustresse é quando ele se torna constante, tendo seu tempo de exposição prolongado.

O corpo não aguenta viver tanto tempo com a adrenalina em alta, então aparecem os sintomas que caracterizam o indivíduo estressado: fala rápida, geralmente alta e a paciência é curta ou nenhuma. Entra-se num perigoso ciclo de sono e vigília onde um retroalimenta o outro, dormindo mal, acordando mais cansado e ficando mais irritado pela carência do sono.

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Saúde

Exercícios durante a gestação traz benefícios para mãe e para o bebê

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Ver as futuras mães se exercitando até o estágio final da gestação já foi motivo de tabu, pois muita gente acreditava que a prática de exercícios traria riscos para o bebê. No entanto, pesquisas científicas recentes mostram exatamente o contrário.

De acordo com um estudo publicado no periódico Medicine & Science in Sports & Exercise, os treinos físicos nesse período, além de ajudar a controlar o peso, evitam doenças cardiovasculares e diabetes gestacional na mãe.

Além disso, aumentam as chances de a criança ser mais adepta a uma vida ativa. “A prática de exercícios específicos, quando bem orientados, pode ser ainda grande aliada no alívio de desconfortos ocasionados pelas alterações anatômicas e fisiológicas no corpo da mulher“, conta o coordenador geral da Rede Alpha Fitness, Guilherme Reis.

Os cientistas responsáveis pela pesquisa indicam que, o fato da atividade física ser uma das principais armas na prevenção da obesidade infantil, adotar uma rotina de exercícios no período gestacional reduziria o risco do bebê desenvolver a doença no futuro. Os resultados sugerem também melhora no desenvolvimento neuromotor da criança um mês após o nascimento.

“A dedicação aos treinos durante a gestação é bastante comum entre mulheres que já mantinham uma rotina antes da gravidez, mas, cada vez mais, é uma recomendação dos próprios profissionais. São poucos os casos em que existem contra indicações”, ressalta o coordenador da Alpha Fitness.

“A prática de atividades aeróbicas, como caminhada e modalidades aquáticas, são as mais recomendadas, por oferecerem menor impacto. A musculação, que auxilia no fortalecimento, também é sugerida; assim como o pilates, que pode ser realizado até por quem nunca fez. Os exercícios podem variar de mulher para mulher, por isso é importante haver acompanhamento e orientação profissional antes de iniciar qualquer atividade”, completa.

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Saúde

Irmãos Irineu promovem Meditação Tântrica na Barra

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A imagem que vem à cabeça quando se fala em meditação não é basicamente um ambiente silencioso, pessoas sentadas e com olhos fechados respirando com foco no aqui e agora, não é mesmo?

No entanto, esse universo apresenta diversos caminhos e entre eles está a meditação tântrica, que associa movimentos e sons às técnicas de respiração. Para quem deseja viver essa experiência, os Irmãos Irineu, May e Rajan, promovem um encontro na próxima segunda-feira, dia 23, a partir das 19h30, no SPA Holístico Urbano Natturallis, localizado na Barra.

“Trata-se de uma excelente ferramenta para quem busca o autoconhecimento. A meditação ativa, assim como a “convencional”, trabalha muito a respiração promovendo equilíbrio e bem-estar, por exemplo, sendo que a principais diferenças são a movimentação do corpo e a presença de sons”, pontua May Irineu.

Para participar é necessário investir R$ 30,00 e os interessados em saber mais informações podem entrar em contato através dos telefones (11) 97771-0606/(71) 99673-3538 (ambos WhastApp) e dos e-mails rajantantra@gmail.com e mayirineu@gmail.com.

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