Conecte com a gente

Exposição

Exposição de Frida Kahlo é prolongada até o fim de agosto

Publicado

em

A exposição FRIDA 112, promovida pelo ME Ateliê da Fotografia, teve seu período de exposição estendido até o próximo dia 31 de agosto.

Ocupando quatro ambientes do ateliê, a exposição conta com fotografias do curador e administrador e artista plástico Mario Edson, além de pinturas, cerâmicas, grafites e esculturas de 19 artistas participantes. Todas as formas de arte presente se unificam para apresentar as mais variadas percepções de Frida, como comemoração ao primeiro aniversário do ME Ateliê.

Entre as novas atividades da exposição, estão mostras que mesclam a homenagem à Frida com a comemoração do Dia Internacional da Fotografia, (19/8).

Como uns dos destaques da comemoração, acontece no próximo dia 17, às 19h30, a vernissage e coquetel de abertura da mostra Uma Foto Para Frida, com participação de Augusto Araujo, Andre Fernandes, Damião Paz, Juray Castro, Leila Chandani, Manuel Chagas, Mário Edson, Quésia Brito, Sonia Chaves e Will Recarey e Cristina Cenciarelli.

Nascida em Roma, na Itália, Cristina é uma das bem vindas adições ao projeto. Erradicada na Bahia, a fotógrafa lançou, na 3ª edição do Flipelô, o livro “Boipeba – Lugar Sem Tempo”, com dezenas de fotos da ilha. Agora, ela se alia à equipe do Ateliê para trazer outras obras à mostra.

Mas não é só a mostra que anima a noite do dia 17. No mesmo turno, o Ateliê é agraciado com a performance cênica FRIDA E EU, da atriz Iêda Dias. Apresentado desde 2017, o espetáculo já foi encenado no Teatro Gamboa Nova e no Palacete das Artes, e traz uma visão poética e intensa da vida da artista.

Após uma noite agitada, a programação continua no dia 18, com a caminhada De Antônio a Antônio. Uma jornada fotográfica saindo da Igreja Santo Antônio da Barra, e indo até a Igreja Santo Antônio Além do Carmo. A saída busca promover a interação e socialização entre diferente fotógrafos, possibilitando o início de parcerias e um projeto com participação de todos, desde a concepção ao planejamento e abertura de uma exposição.

No dia 23, às 19h30, rola um bate papo gratuito sobre Frida e sua obra, com a presença de Patrícia Atahides, coordenadora dos departamentos de línguas estrangeiras eletivas e projeto social do Colégio Anglo Brasileiro. Já no dia 31, no mesmo horário, o projeto FRIDA 112 é finalizado com uma roda de Conversa com avaliação de encerramento.

O ME Ateliê de Fotografia está localizado na Ladeira do Boqueirão, 6, Santo Antônio Além do Carmo. Visitas podem ser feitas de sexta à domingo, das 15h às 20h – há possibilidade de visitas guiadas, individuais ou grupais, mediante agendamento prévio.

Foto: Will

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exposição

Palacete das Artes recebe exposição em homenagem à Leonardo Da Vinci

Publicado

em

Para lembrar os 500 anos da morte do artista e cientista italiano, o Palacete das Artes recebe, a partir do dia 27 de agosto, a exposição “O Gênio dos Gênios – Leonardo Da Vinci”. A mostra será aberta às 19h, na Sala Contemporânea, e segue em cartaz até 29 de setembro, com entrada gratuita.

De autoria do engenheiro e artesão Thales de Azevedo Filho, a exposição é composta por cerca de 60 obras, entre maquetes, reproduções de pintura e de anatomia, além de uma “linha do tempo” de Da Vinci, e uma instalação de um Anemômetro de tubos cônicos (o modelo possui dois dutos cônicos com raios de aberturas diferentes, capaz de medir a intensidade do vento).

“Esta é uma excelente oportunidade, em que observando os modelos, vão entender os seus fundamentos. Quem não conhece os princípios dificilmente irá entender as demais partes, os meios e os fins. Não existe limite de idade para vivenciar tantos experimentos e criações deste que foi sem dúvida o gênio dos gênios. Esta mostra é única no Brasil e a Bahia saiu na frente na construção dos modelos para as comemorações dos 500 anos de morte de Leonardo da Vinci. Assim não será necessário viajar à Itália para conhecer parte da sua fantástica obra e arte”, diz Thales.

SERVIÇO
O QUÊ: Exposição “O Gênio dos Gênios – Leonardo Da Vinci”
QUANDO: Abetura no dia 27 de agosto, às 19h. Visitação até 29 de setembro. Terça a sexta, das 13h às 19h e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h
ONDE: Sala Contemporânea do Palacete das Artes – Salvador (BA)
VALOR: Entrada gratutia

Continue Lendo

Exposição

CowParade Brasil acontece pela primeira vez em Salvador

Publicado

em

Depois de passar por várias cidades brasileiras, a 13ª edição da CowParade Brasil acontece em Salvador pela primeira vez, com lançamento marcado para o dia 16 de julho (terça-feira), às 10h, no Museu Náutico da Bahia – Forte de Santo Antônio da Barra, no Farol da Barra.

A capital baiana irá receber ao todo 60 esculturas feitas em fibra de vidro e tamanho natural em formato de vaca, personagem símbolo da mostra que já acontece há mais de 20 anos ao redor do mundo.

No Brasil, cidades como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia e Belém do Pará já receberam a intervenção artística. Durante o evento, haverá uma performance da grafiteira Sista Katia, convidada para pintar uma obra ao vivo.

Na ocasião, será anunciada a abertura oficial do edital de seleção para a participação de artistas regionais de diversos segmentos, que deverão se inscrever e submeter seus projetos para pintarem uma das vaquinhas. As obras serão espalhadas em locais públicos e privados de acesso público, a partir de 11 de outubro até 20 de novembro.

“Estou ansiosa para inserir a cidade de Salvador no roteiro mundial da CowParade, pois teremos com certeza grandes artistas retratando a singularidade e a beleza da Bahia”, declara Catherine Duvignau, sócia-diretora da Toptrends, empresa organizadora. As inscrições poderão ser feitas através do site: www.cowparade.com.br até o dia 02 de agosto.

Buscando revelar artistas regionais para o grande público, o patrocínio fica por conta da rede de farmácias Extrafarma, responsável por viabilizar a vinda desse evento mundial ao Estado no qual está presente há dois anos.

Ao final, as obras expostas serão leiloadas e o valor arrecadado doado para instituições beneficentes selecionadas. “Nosso apoio ao evento é uma forma de agradecer a boa recepção dos baianos desde que iniciamos nossas atividades na região”, diz Miguel Jarros, diretor de Operações e Marketing da Extrafarma.

Beneficente

Além de expor a beleza e exuberância das obras, a exposição também visa promover a responsabilidade social. No Brasil, o projeto já arrecadou e doou mais de R$ 6 milhões para ações de responsabilidade social como Fundação ABRINQ, Fundação Gol de Letra, SERVAS – Serviço Voluntário de Assistência Social (BH), Rio Inclui (RJ), AVAO – Associação Voluntariado de Apoio à Oncologia (PA), entre outras.

Ao redor do mundo, mais de 10.000 artistas já participaram da CowParade e estima-se que mais de 500 milhões de pessoas tenham visto uma das esculturas. No total, mais de US$ 35 milhões foram levantados para entidades beneficentes através do leilão das peças.

Continue Lendo

Exposição

Exposição “Imaginária”, de Vik Muniz, chega ao MAM

Publicado

em

O artista plástico paulista Vik Muniz, que vive e trabalha entre Nova Iorque e Rio de Janeiro, abre a exposição “Imaginária”, nesta sexta-feira, 5, às 19h, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), em Salvador. Com entrada gratuita, a mostra segue em cartaz até 31 de agosto

A exposição tem obras que revisitam a arte sacra, criadas a partir de milhares de recortes de catálogos de exposições. “A nossa relação com os acontecimentos que nos cercam é produto de uma evolução contínua através da arte, da ciência e da religião. Neste processo, a arte sempre tratou de negociar uma visão do mundo que miscigenasse a lógica física da ciência com o dogmatismo espiritual da religião a fim de aproximar estas duas noções absolutas à experiência humana.”, avalia Vik Muniz.

Ao se fixar na imagem dos santos, os trabalhos de Vik mostram exemplos de pessoas que colocaram a sua fé acima da própria vida, e que sempre exerceram um enorme fascínio nas mentes artísticas.

Continue Lendo

Mais lidas