Conecte com a gente

Salvador

Arena Fonte Nova recebe maior competição de CrossFit do Norte e Nordeste

Publicado

em

Pela quarta vez em Salvador, o mega evento de CrossFit Arena Challenge acontece nos dias 10 e 11 de agosto no gramado da Arena Fonte Nova. Considerada a maior competição da modalidade no Norte e Nordeste, alguns dos principais atletas do país estarão reunidos como Pablo Chalfun; Karime Ferrari; Luíza Marques; Lukinhas Almeida; Luiza Dias e Fábio Dechichi, todos integrantes do Time EnerUp, marca patrocinadora que faz parte da Indústria São Miguel (ISM).

Para Pablo Chalfun, atleta carioca, “o Arena Challenge tem tudo para ser um dos maiores torneios do Nordeste e eu fico feliz de ser um embaixador da modalidade no país e estar participando desse grande evento”, avalia.

A competição será dividida em equipes de três (masculino e feminino), ou individual, onde os atletas poderão se inscrever nas categorias Scaled (leve), Intermediário (médio), RX (avançado) e Elite (profissional).

A largada será dada no dia 10 de agosto com a realização de uma corrida às 7h com todos os participantes, partindo da Arena Fonte Nova até o Dique do Tororó, retornando ao estádio em seguida.

Com produção da 2GB Entretenimento, a infraestrutura inclui espaço exclusivo para atletas (dedicado à preparação das equipes competidoras) e praça de alimentação estilo food park com diversas opções de comidas e bebidas. Em sua última edição, a disputa alcançou números recordes de participantes.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salvador

Vacas da CowParade vão a leilão em prol de projetos sociais

Publicado

em

Falta pouco para as 60 vacas da 13ª edição da CowParade Brasil serem arrematadas na ação final do evento em Salvador. O leilão beneficente, que encerra a mostra na Bahia, acontece no dia 21 de novembro (quinta-feira), às 20h, no Cerimonial Rainha Leonor – Pupileira, em Nazaré.

O dinheiro arrecado beneficiará as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), o Hospital da Criança Martagão Gesteira e as Associações Fábrica Cultural e Pracatum. Assinadas por diversos artistas baianos, as esculturas têm lance inicial de R$ 6 mil e já estão sendo disputadas por meio do site cowparade.com.br.

Maior exposição a céu aberto do mundo, a CowParade levou seu rebanho às ruas da capital baiana entre os dias 8 de outubro e 9 novembro, colorindo a cidade e chamando a atenção do público soteropolitano. Entre os artistas que assinam as vacas estão Bel Borba, Maria Adair, Denissena, Alberto Pitta, Eder Muniz, Graça Ramos, Menelaw Sete, Carlinhos Brown, que apadrinha o projeto ao lado de Margareth Menezes. As vaquinhas ainda podem ser visitadas até o próximo dia 20, quarta-feira, no Shopping da Bahia.

O leilão beneficente da próxima quinta-feira acontecerá de forma simultânea pela internet, com lances ao vivo, e presencialmente durante o evento em Salvador. A ação marca o fechamento da 13ª edição da CowParade Brasil, projeto que contou com cinco meses de atividades entre chegada na cidade, seleção dos artistas, ateliê criativo, mostra nas ruas e, agora, leilão. “O público de Salvador abraçou e acolheu as vaquinhas da CowParade de uma maneira bem carinhosa. Salvador é uma cidade que respira arte. Esperamos que o leilão seja um sucesso como nas outras edições. Já arrecadamos e doamos mais de seis milhões de reais nas 12 edições feitas em várias capitais do país”, resume Catherine Duvignau, sócia-diretora da Toptrends, empresa organizadora da exposição no Brasil.

Aliando cultura e responsabilidade social, a CowParade é patrocinada pela rede de farmácias Extrafarma, presente há dois anos na Bahia. “Junto ao benefício cultural, que valoriza artistas e manifestações baianas, o aspecto social da CowParade é o grande legado para o estado e para a comunidade local. Patrocinar a CowParade é uma forma da Extrafarma abraçar a Bahia e retribuir o carinho com que fomos recebidos”, diz Rodrigo Pizzinatto, presidente da Extrafarma.

Entre as vacas que já receberam lances pela internet estão as assinadas pelos artistas Roney George, Leo Furtado, Menelaw Sete, Lucas de Ouro, Pedrinho da Rocha, Ruy Carvalho e a obra de Jair Gabriel, artista convidado pela madrinha do projeto na Bahia, Margareth Menezes.

Foto: Ulisses Dumas

Continue Lendo

Salvador

Shopping da Bahia recebe todas as vaquinhas da CowParade Brasil

Publicado

em

Após marcarem presença pelos principais espaços de Salvador, as vaquinhas do CowParade Brasil, maior evento de arte urbana do mundo, estão reunidas numa única exposição no Shopping da Bahia. Elas ficarão expostas nos corredores do shopping até o dia 20 de novembro. 

Quem for ao centro de compras – que é o patrocinador local da iniciativa –, poderá conferir todas as 60 esculturas que estiveram à mostra em pontos turísticos, praças, parques, estações de metrô, aeroporto, entre outros espaços.

Nas últimas semanas, o centro de compras hospedou duas vaquinhas participantes da mostra. Uma assinada pela artista Alessandra Menezes com o tema “O que é que a Bahia tem?” e outra pintada por Pedrinho da Rocha, com o mote “Cowpoeira”.

Além dessas, o Shopping da Bahia disponibilizou ao público duas vaquinhas em outros dois pontos da cidade. Uma na estação da Lapa, com o tema “Minossa” e assinatura de Miranda Studio. Outra na Praça da Cruz Caída, no Pelourinho, trazendo o conceito “Sob o sol de Salvador”, pelo olhar do artista Menelaw Sete.

CowParade

Além de espalhar alegria, irreverência e beleza pela cidade, as vaquinhas pintadas por artistas baianos serão posteriormente leiloadas, com o valor arrecadado doado para instituições beneficentes e projetos sociais.

A CowParade acontece há mais de 20 anos ao redor do mundo e, no Brasil, chega esse ano à sua 13ª edição, tendo passado por diferentes cidades como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia e Belém do Pará. O objetivo é colorir as cidades, valorizar a cultura regional e democratizar o acesso à arte. Salvador está recebendo a exposição pela primeira vez em 2019.

No país, essa intervenção artística já arrecadou e doou mais de R$ 6 milhões para ações de responsabilidade social como Fundação ABRINQ, Fundação Gol de Letra, SERVAS – Serviço Voluntário de Assistência Social (BH), Rio Inclui (RJ), AVAO – Associação Voluntariado de Apoio à Oncologia (PA), entre outras.

Continue Lendo

Salvador

Afrobahia celebra mês da consciência negra no Shopping da Bahia

Publicado

em

A população negra ou parda representa 54% dos habitantes do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Salvador, esse número chega a 82%. Para comemorar o mês da consciência negra e celebrar o empoderamento feminino, o Shopping da Bahia (SDB) realiza a terceira edição do projeto AFROBAHIA entre os dias 11 e 23 de novembro.

Esse ano, a iniciativa traz o tema “AFROBAHIA por elas”, com uma programação diversificada que inclui exposições, bate-papos, palestras, debates, encontros de empreendedorismo além de apresentações artísticas e culturais nesse período. Com atividades abertas ao público, o objetivo é mostrar e valorizar a luta da mulher negra.  

Projeto autoral do SDB, o AFROBAHIA já foi finalista do Prêmio Abrasce, que reconhece e incentiva projetos desenvolvidos por shoppings centers em todo o país.  “O shopping tem uma forte atuação social e nos orgulhamos de promover eventos que são essenciais para o debate coletivo e a valorização da diversidade. O AFROBAHIA chega ao terceiro ano e se consolida como um importante projeto, trazendo também novidades como o incentivo ao empreendedorismo”, afirma a gerente de marketing do Shopping da Bahia, Mayara Diniz.

Exposições

O AFROBAHIA apresenta ao público em 2019 duas mostras fotográficas. A exposição “Cara Preta” ficará em cartaz na Alameda Calazans Neto, no 2º piso, e traz como estrelas as colaboradoras do Shopping da Bahia. “É uma forma de celebrar a identidade afro, valorizando os diversos matizes da pele negra, com a beleza dos nossos talentos femininos que fazem o dia a dia do shopping acontecer”, destaca Mayara.

Os cliques são da fotógrafa Magali Moraes e a make das modelos leva a assinatura de Maili Santos, duas profissionais negras reconhecidas que defendem e promovem a valorização da beleza negra. O nome da mostra está relacionado à sua proposta de destacar fotografias de rostos e também faz referência ao inicio de uma carta, com o termo “cara”, usado frequentemente entre pessoas que se conhecem e possuem algum grau de proximidade.

Já na nova Alameda Luiz Gama, no 3º piso, que leva esse nome em homenagem ao patrono da abolição da escravidão no Brasil, outra exposição lança um olhar sobre a história e personagens que ajudaram a construir e fortalecer a comunidade negra do estado. Com o tema “Afropersonalidades: O protagonismo negro na história do Brasil”, a mostra é organizada pelo Ministério Público da Bahia.

Palestras e debates

Com curadoria do Ministério Público, Instituto Iris, parceiro social do Shopping da Bahia, e da aceleradora de negócios Vale do Dendê, o projeto esse ano ganha um ambiente exclusivo na Praça Dorival Caymmi, no 2º piso. Será o Espaço AFROBAHIA, onde acontecem palestras, bate-papos, workshops e encontros voltados para celebrar e dar visibilidade ao protagonismo negro.

O espaço contará com a participação de mulheres afroempreendedoras, convidadas pela Vale do Dendê, e da empresária e estilista baiana Najara Black, que revolucionou o conceito de moda afro e é uma das parceiras do projeto esse ano. O objetivo é criar redes de relacionamento, abrindo oportunidades para essas mulheres de negócios divulgarem e venderem os produtos de suas marcas no ambiente.

Empreendedorismo jovem

Durante a edição do AFROBAHIA, acontece também a formatura da turma 2019 do Projeto Ori de Jovens Empreendedores (POJE), patrocinado pelo Shopping da Bahia e realizado Instituto Iris para promover a mobilidade social de jovens e de suas comunidades por meio do desenvolvimento de uma consciência empreendedora e atitude propositiva.

No projeto, 50 jovens dos bairros de Saramandaia, Pernambués, Nordeste de Amaralina e Santa Cruz puderam aprender conhecimentos teóricos, analíticos e práticos nas áreas de história e cultura do negro no Brasil, políticas públicas, economia criativa e afroempreendedorismo através de encontros no formato de curso e, no dia 23 de novembro,  acontece uma grande celebração para marcar a conclusão desses módulos no Espaço AFROBAHIA. O AFROBAHIA tem o apoio da Amávia, e Unique Comunicação.

Continue Lendo

Mais lidas