Ser uma pessoa bem-sucedida no trabalho pode trazer implícita a ideia de uma vida totalmente dedicada a ele, onde se abdica da constituição de uma família, de momentos de descanso e até de lazer. Entretanto o livro da executiva Maureen Chiquet, CEO da marca de luxo Chanel por 10 anos, nos abre os olhos para uma nova perspectiva de sucesso para as mulheres.
“Do Nosso Jeito” será lançado pela editora Seoman em Agosto e nos apresentará um novo estilo de liderança feminino, onde a predominância masculina no mundo corporativo perde cada vez mais espaço para mulheres de personalidade, livres de quaisquer rótulos e donas de seus destinos.
Segundo a International Business Report (IBR) – Women in Business 2019, até o ano passado, 61% das empresas brasileiras tinham mulheres em cargos de liderança. Um bom começo se pensarmos que elas ainda recebem salários menores quando no exercício de mesmas funções se comparadas a eles.
“Mulheres de todas as idades, e em todos os estágios da carreira, vão se identificar muito ao ler este relato revelador de como Maureen desenvolveu seu próprio estilo de liderança – e de como nós também podemos fazer isso. ” – Claire Shipman, coautora de The Confidence Code, best-seller do The New York Times
Maureen prega que é possível para a mulher atingir o patamar que deseja independente do seu estado civil, número de filhos ou gosto pela moda. Em sua vida profissional esteve à frente de grandes companhias e liderou equipes tendo como pilares o encorajamento, a curiosidade e estar aberta a ouvir opiniões divergentes.
O livro também estimula as leitoras a fugirem de estereótipos impostos pela sociedade e por elas próprias. Bacharel em Artes com especialização em Literatura, jamais a família e os amigos acreditaram que Maureen alcançaria o patamar que atingiu em sua vida corporativa. Ela mostra que a forma de viver – e liderar sua vida – independe de padrões e é de sua inteira responsabilidade.
A líder da Chanel por uma década nos traz exemplos pelos quais passou (dentro e fora do mundo corporativo) e que a ajudaram a tornar-se mais determinada, obstinada e pronta a quebrar paradigmas.
“O meu sucesso profissional foi maior do que eu jamais sonhara e, no entanto, foi exatamente o que meu coração e meus instintos me orientaram a fazer. “ – Maureen Chiquet, trecho de ‘Do Nosso Jeito’
Em seu livro, a executiva de sucesso quer ressignificar a palavra liderança, dar a ela uma roupagem livre das camisas de força do machismo, da intolerância e do autoritarismo. Líderes, segundo Maureen, se moldam com o tempo e jamais devem tapar os ouvidos perante uma opinião divergente da sua.
De acordo com o McKinsey Study, companhias com mais mulheres na liderança, quando comparado com a média da indústria, vê um resultado operacional 48% maior e uma força de crescimento no faturamento 70% maior. Ademais, ter pelo menos uma mulher na liderança diminui a falência de empresas em 20%.
“Do Nosso Jeito” é praticamente um “guia corporativo para a líder moderna”, ideal para mulheres que buscam seu lugar ao sol em um ambiente – ainda – predominantemente masculino. Não há (e nunca houve) limites que estipulem até onde uma mulher pode ir, seja ela quem for.
Livro: Do Nosso Jeito
Lançamento: 06/08/2019
Autora: Maureen Chiquet
Editora: Seoman
Páginas: 288
Preço: R$ 48,90